Você consegue imaginar quantas horas de vídeos no YouTube são assistidas diariamente por internautas do mundo todo e a relevância desses conteúdos na vida das pessoas?
De acordo com um relatório do YouTube, feito em parceria com a Oxford Economics, em 2021 foram assistidas cerca de um bilhão de horas de vídeos na plataforma, gerando uma contribuição de R$ 6 bilhões para o PIB do país.
Além das estatísticas sobre o consumo de vídeos na rede social, o documento publicado em 31 de agosto, também apresenta importantes dados sobre o impacto do YouTube nas questões econômicas, sociais e culturais do Brasil.
Fomento da Creator Economy
Não há mais como negar que o mercado de criadores tem um grande poder sobre o alcance de marcas e produtos na internet. Números levantados pela CB INsight mostraram que, em 2021, a Creators Economy movimentou cerca de US$ 1,3 milhão, um crescimento de 30% na comparação com 2020.
Quando se trata da geração de empregos aos criadores no YouTube, o número chega a mais de 160 mil para os trabalhos em período integral, no ano passado. O ano também foi marcado pelo crescimento do alcance dos canais brasileiros.
Mais de 20.000 canais atingiram a marca de pelo menos 100 mil inscritos, representando um aumento de 25% em relação a 2020. Além disso, cerca de 2 mil contas brasileiras têm mais de 1 milhão de inscrições, mostrando uma expansão de 20% no comparativo com o ano anterior.
Quando o primeiro vídeo no YouTube foi postado, em 2005, não existia essa figura do criador, muito menos uma economia centrada nele. Agora vemos um próspero ecossistema de mentes criativas e potências da mídia – explica Patrícia Muratori, Diretora do YouTube Brasil.
Como o YouTube contribui para o crescimento dos negócios
O YouTube também tem contribuído fortemente para o crescimento de pequenas e médias empresas. De acordo com o seu relatório de impacto, as empresas que utilizam a rede social para o compartilhamento de conteúdo que informa, educa e diverte, geram maior conversão de clientes.
De acordo com 78% dos pequenos e médios empreendedores, o YouTube ajudou no sustento dos negócios durante a pandemia causada pela Covid-19. Para essas empresas, a plataforma contribui para o alcance de novos públicos e no aumento da base de clientes.
Além de possibilitar que as empresas disponibilizem tutoriais, vídeos opinativos e outros conteúdos específicos do próprio negócio, a plataforma também tem colaborado com o fomento de empreendedores criativos, os quais têm se destacado pela criação de negócios completamente novos no YouTube.
Cerca de 80% dos empreendedores afirmaram que a receita provinda de anúncios inseridos nos vídeos do YouTube, é uma importante fonte de renda para eles. Além disso, 86% dos criadores consideram que a plataforma oferece maiores possibilidades de ganhar dinheiro com conteúdo próprio do que em mídias tradicionais.
Mais conhecimento e menos fake news
Considerada uma das principais plataformas de busca de conteúdos variados, o YouTube tem sido um local comum para as pessoas que desejam obter conhecimento, procurar saber opiniões sobre a eficácia de um produto antes de comprá-lo, esclarecer dúvidas sobre temas diferentes, e mais.
Isso representa o impacto social que a plataforma tem promovido na vida de milhares de brasileiros, que utilizam a ferramenta para economizar tempo e dinheiro, já que, com ela, é possível realizar cursos no conforto de casa, sem a necessidade de deslocamento.
No momento, todas as aulas dos meus professores são ministradas pelo YouTube. Hoje, a plataforma é de grande importância, não só para mim, mas para vários outros alunos que a usaram durante a pandemia – relatou um usuário com idade entre 45 e 54 anos, do nordeste brasileiro.
O percentual de pessoas que utiliza a plataforma para obter conhecimento é de 99% e muitos desses usuários consideram ser possível encontrar informações úteis na rede. No âmbito das mulheres, 71% delas afirmam que o YouTube é útil para o aprendizado ao longo da vida.
O YouTube também ajudou 86% dos usuários a identificarem “fake news”. Eles afirmaram que a plataforma foi útil durante as discussões sobre as notícias falsas, fornecendo acesso a informações verdadeiras e confiáveis.
Incentivo à criação de conteúdo inclusivo e diversificado
A área cultural também tem se beneficiado do YouTube. A plataforma possibilita alcance global para cerca de 80% dos empreendedores criativos e permite que criadores de diferentes culturas, etnias, gêneros e classes sociais compartilhem suas maiores habilidades e talentos para usuários ao redor do mundo.
A presença de variados tipos de público faz com que seja possível a conexão entre diferentes comunidades, promovendo maior visibilidade a todas elas. Isso também se aplica aos artistas menos conhecidos. Muitas pessoas relataram que o YouTube possibilita conhecer novas personalidades a todo o momento.
O YouTube me dá acesso à arte e à cultura. Posso descobrir artistas menos conhecidos expressando sua arte em videoclipes, transmissões ao vivo e shows – disse um internauta sulista, na faixa de 25 a 34 anos, que representa 86% dos usuários que usam a plataforma para conhecer novos artistas.
Além de promover conteúdos inclusivos, o YouTube também é lugar de identificação e pertencimento para 72% de seus usuários. Criador do canal O Bipolar, Gabriel conta que quando começou na internet, não havia pessoas negras fazendo humor na plataforma. Hoje, ele se orgulha por oferecer conteúdo humorístico de graça a mais de dois milhões de inscritos.
Quando eu comecei na internet, não tinha gente negra fazendo vídeos de humor. Eu até digo aos meus empresários que, quando eu lançar um filme realmente produzido por uma produtora e decidir investir, eu quero que ele seja lançado no YouTube, justamente porque todo mundo tem acesso – explica.
Concorrência com outras plataformas
Enquanto o TikTok vem tirando o sono de seus concorrentes, o YouTube é mais um dos que correm para oferecer melhorias aos seus usuários, desafiando a rede social chinesa a se superar novamente.
Dessa vez, a plataforma da Alphabet Inc. vai introduzir publicidade nos Shorts e dará 45% de sua receita aos criadores de vídeos curtos no YouTube. A cabelereira e criadora de conteúdo, Kallmekris, aprovou a iniciativa.
Outras plataformas estão focadas em levar as pessoas a seus 15 segundos de fama, o que é ótimo, mas o YouTube está adotando uma abordagem diferente. Eles estão ajudando os criadores a fazer coisas em vários formatos – opina.
A diretora do YouTube Brasil, Patrícia Muratori, pensa o mesmo. Segundo ela, a rede social que representa permite construir uma carreira e consolidá-la com a produção de conteúdo constante, já que o YouTube suporta um ecossistema de criadores, que gera receita dentro e fora de sua plataforma.
Enquanto outras plataformas oferecem 15 segundos de fama, o YouTube é onde se constroem carreiras e negócios sustentáveis há 15 anos – finaliza.