10 ferramentas de inteligência artificial para descomplicar sua rotina

Descubra as melhores ferramentas para otimizar o seu tempo e aumentar a produtividade dos seus projetos.

“Não vai dar tempo.” “Estou sem tempo.” “Queria mais tempo.” 

Se você repete estas frases quase todos os dias e veio neste artigo buscando uma inteligência artificial capaz de parar o tempo, é preciso dizer: ela ainda não foi criada (a não ser que estejamos falando de um cronômetro). 

Mas, a boa notícia é que existem várias IAs que podem simplificar a rotina de trabalho do seu negócio, seja na hora de organizar suas ideias, entender sobre um conteúdo novo, gerar criativos para anúncios, transcrever vídeos, gravar áudios, estruturar textos, editar imagens e o que mais estiver em sua lista de tarefas. 

E aqui vão algumas dicas de ferramentas para otimizar o dia a dia da sua empresa. 

 

MyMind

Você é do tipo de pessoa que convive com milhares de insights passando pela sua cabeça e fica perdido na hora de tentar catalogar as ideias em aplicativos, post its ou planners? 

Então, segue um conselho: “Lembre de tudo. Organize nada.”

A frase pode parecer sem sentido até conhecer a MyMind, uma plataforma onde o usuário pode inserir imagens, citações, vídeos, notas, links e o que mais queira lembrar, sem a necessidade de categorizar cada elemento para poder encontrar o que procura depois. 

A inteligência artificial do serviço usa a pesquisa associativa e entende do que se trata cada informação inserida e, assim, cria fluxos e conexões entre os assuntos. 

Além de um design leve e simples, a MyMind garante que os dados salvos são mantidos em um espaço pessoal exclusivo, garantindo a confidencialidade e privacidade dos registros.

 


ELI5

Vivendo em um momento no qual as transformações estão acontecendo quase que na velocidade da luz, não é difícil se deparar com algum termo ou prática nova no mercado digital. 

Também não é incomum que um cliente chegue com um tema extremamente específico e peça uma publicação didática sobre o assunto. 

Pensando nisso, não seria mais objetivo ir direto ao ponto e entender a base de um conceito em instantes do que gastar horas tentando se atualizar?

E se a sua dúvida pudesse ser explicada como se você tivesse cinco anos? 

Esta é a proposta da Explain Like I’m Five, que emprega o potencial da IA para simplificar assuntos complexos de diversas áreas. 

Basta selecionar um tópico específico e optar pelo nível de compreensão apropriado, que vai de “muito estúpido” a “muito esperto”. 

Como bônus, você ainda pode ativar o “Modo Sarcasmo” e se divertir durante o processo de aprendizagem. 

Veja como o ELI5 explicou o que é ROAS:

 

Infinity Copy

Para aquele dia em que a inspiração passa longe ou, simplesmente, para simplificar a rotina de produção de conteúdo da sua empresa, a Infinity Copy pode ser uma grande aliada. 

A ferramenta é um software on-line que gera textos para blogs, redes sociais, anúncios, imagens, landing pages e até calendário editorial completo, através da inteligência artificial. 

Com ela ainda é possível escolher o tom da copy, que vai do criativo ao formal. 

Todo o material é 100% original e otimizado para SEO

Ok! Mas não existem outras opções que realizem as mesmas funções? 

Sim.

Mas a IA da Infinity é treinada em português do Brasil, o que gera conteúdo mais contextualizado e à prova de traduções duvidosas.

 

Pencil

Seja qual for o tamanho da sua experiência com a área de tráfego pago e ads, é sempre bom contar com recursos extras na hora de testar qual publicidade tem mais chances de chamar a atenção do seu público. 

E você não precisa de um ás na manga quando tem um Pencil no bolso, pronto para analisar as tendências do mercado e produzir anúncios 10 vezes mais rápidos com a IA

A ferramenta conta com os algoritmos e aprendizado de máquina para verificar quais elementos podem compor o criativo ideal para sua marca ou produto. 

E um detalhe importante: o Pencil é capaz de gerar, automaticamente, amostras estáticas e em vídeo.

 

Adcreative.ai

E como nunca é demais contar com recursos para jogar o desempenho dos ads lá no alto, o Adcreative.ai também pode entrar para o time dos anunciantes.

Se você já tem uma composição em mente para a sua publicidade, pode solicitar a curadoria da IA para analisar o que está bom e o que pode ser aprimorado, tudo isso em segundos.

Se quiser começar do zero, ainda é possível solicitar sugestões de imagens e vídeos para posts no Instagram, Facebook e outras mídias sociais.

O bot ainda estuda quais formatos e estilos de campanha devem ser aplicados para gerar mais conversões em diferentes canais.

Generative Fill do Photoshop

A ferramenta de edição com IA da Adobe tem mil e uma utilidades, mas uma que está dando o que falar é o preenchimento generativo

A empresa diz que dá para adicionar mais a qualquer coisa, em qualquer lugar da sua imagem. E isso não é exagero!

O sistema pode estender imagens para transformar uma foto vertical em horizontal (de forma ampla), alterar um plano de fundo, atualizar uma roupa e o que a sua imaginação permitir. 

Para entender melhor como uma cena pode ser expandida, observe esse frame do filme Titanic.

(Crédito: Reprodução/ Nerdbunker/ Instagram)

O recorte que tinha Jack e Rose em destaque, após a edição, mostra mais detalhes do navio e do cenário em volta. 

E não precisa se preocupar com os direitos autorais do conteúdo, quando for comercializar a criação. 

A partir da tecnologia Adobe Firefly, a empresa oferece o acervo da Stock e trabalha com materiais com licença aberta e conteúdo de domínio público.

 

Reshape

Quando as inteligências artificiais ainda eram coisas de filme, como você fazia para transcrever vídeos ou áudios na íntegra?

O pós-reunião era um tédio por causa das longas horas de digitação?

Ainda bem que as “mãos e ouvidos” das IAs podem realizar o trabalho duro atualmente e uma das soluções é o ReShape

O site disponibiliza transcrição automática de áudio e vídeo com precisão.

Também é interessante a atribuição de falas a cada pessoa que participa do conteúdo e a adição de timestamps (com informações de hora, minuto e segundo em qualquer parte da transcrição).

Claro que uma palavra ou outra pode sair errada durante o procedimento, mas o usuário pode empregar edições manuais de correção ou acrescentar trechos pertinentes. 

Os resultados podem ser exportados em diversos formatos de Word, PDF, STR, entre outros. 

E se você ainda quiser algumas dicas relacionadas às transcrições e legendas no blog do ReShape. 

 

Fliki

Precisa criar um vídeo, mas não gosta de aparecer? 

Ou então tem um prazo extremamente curto para montar o clipe e acha que não vai dar tempo? 

O Fliki pode te auxiliar em ambas as situações e em muitas outras que envolvem arquivos audiovisuais. 

Em apenas 2 minutos, a AI do programa resume o conteúdo que precisa ser apresentado, monta um script, encontra imagens, músicas e outros elementos para compor o vídeo. 

E se você está cansado de usar vozes robotizadas no processo, vai sentir uma grande diferença ao ouvir a narração realista oferecida pelo Fliki. 

A biblioteca do site conta com mais de 1000 vozes, em 75 idiomas diferentes. 

Por fim, ainda é possível selecionar legendas com as opções de cor e fonte da sua marca.

 

Lalal.Ai

Quem trabalha em home office ou em lugares barulhentos, já deve ter perdido  áudios gravados, por causa de alguém falando ao fundo, sons de obra ou qualquer imprevisto que pode ter ficado eternizado na hora dar o REC. 

Mas, a partir de agora, não precisa mandar esses arquivos direto para a lixeira, é usar o removedor de áudio do Lalal

A inteligência artificial do aplicativo separa em faixas diferentes voz, música e outros sons, sem perder a qualidade. 

Os planos se dividem em Volume Padrão e Volume Alto, sendo que o usuário pode subir um arquivo de graça (com até 10 minutos) e ainda optar pelo serviço Empreendimento, com capacidade para 5 mil minutos. 

 

Powerpresent AI

Uma boa oratória é a chave para um pitch de sucesso, mas uma apresentação visual bem construída pode ser o que faltava para impressionar a sua audiência. 

E você não precisa ser um designer de carreira ou ficar horas vendo tutoriais sobre como montar slides impactantes: o Powerpresent AI coloca a mão na massa em seu lugar e entrega o material em poucos minutos. 

Para gerar conteúdos profissionais, basta inserir tópicos ou textos. 

Em seguida, escolher como será a identidade visual da apresentação, através de uma ampla variedade de estilos de arte. 

Na hora de exportar, você pode optar entre o Google Slides ou baixar como um arquivo pptx para edição. 

 

Por que usar as inteligências artificiais no seu dia a dia?

Com tanta variedade de recursos, as inteligências artificiais podem trazer mais comodidade e acelerar alguns processos básicos do seu empreendimento, para que você possa direcionar seus esforços em tarefas mais criativas e estratégicas e também ganhar aquilo que você tanto deseja…

Tempo (o dinheiro vem acompanhado).

E como tem sido a sua experiência com as IAs: já tinha testado alguma que foi mencionada? Qual foi a sua favorita?

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.