Gil do Vigor perde cerca de 147 mil seguidores, entenda o fenômeno da reciclagem de público

A perda aconteceu após o influencer e ex-BBB começar publicar série de vídeos com orientações práticas sobre economia no Instagram

Recentemente, o influenciador e ex-BBB Gilberto Nogueira — mais conhecido como Gil do Vigor — postou em suas redes sociais a perda de cerca de 147 mil seguidores no Instagram após publicar conteúdos educativos sobre economia para o dia a dia.

De acordo com ele:

Nos últimos sete dias, eu fiz conteúdo sobre endividamento, depósito do FGTS e, hoje, sobre os juros do cartão de crédito. Não sofri nenhum cancelamento, mas, ainda assim, se foram 45 mil seguidores.

Além de influenciador, Gil também é estudante de economia nos Estados Unidos, e afirma que a perda de seguidores não o abalou e que continuará difundindo informações acerca do assunto:

Eu escolho o que vou postar e quando postar, não deixarei de alertar meus vigorosos e vigorentos [como chama os seguidores], pois é importante. Gostem ou não, seguirei defendendo o que eu acredito, educação!

Mas será que a perda desses seguidores é realmente preocupante para as redes sociais dele?

 

Fenômeno da reciclagem de público

Por mais que, em sua fala, Gil do Vigor diga que perdeu 45 mil seguidores, o print fornecido por ele mostra que, na verdade, ele perdeu cerca de 147 mil, que não foi contado dessa forma porque também ganhou outros 101 mil.

Perda de seguidores do Gil do Vigor
Números do Instagram de Gil do Vigor, que perdeu 147 mil seguidores (imagem: @gildovigor/Instagram/Reprodução)

No entanto, o que aconteceu neste caso foi um tipo de reciclagem de público.

Sendo assim, o desafio para o influenciador está na transição de um conteúdo voltado para o entretenimento, que o tornou famoso durante o Big Brother Brasil, para temas mais sérios, como economia doméstica.

A maior parte da audiência que Gil conquistou durante o reality show busca entretenimento leve e descontraído. A perda expressiva de seguidores pode ser explicada pela mudança temática para conteúdos mais educativos, indicando que os seguidores estão resistindo à nova abordagem. Isso ressalta a importância de estratégias cuidadosas para reciclar a audiência.

O ex-BBB enfrenta o desafio de alinhar as expectativas do público — inicialmente atraído por sua personalidade carismática e humorística no contexto de entretenimento — com a nova direção mais séria de seu conteúdo.

Estratégias que buscam criar uma conexão entre o entretenimento e a economia, aliadas a uma interação direta e frequente com a audiência, tornam-se essenciais nesse processo de adaptação.

Dessa forma, o fenômeno observado na mudança de Gil do Vigor não apenas mostra as complexidades da reciclagem de público, mas também destaca a importância da flexibilidade do criador de conteúdo em atender às expectativas em constante evolução de sua base de seguidores.

 


Vale a pena mudar de assunto no seu perfil Instagram?

E então, será que vale a pena dar aquele salto e mudar completamente o rumo do seu conteúdo no Instagram? A saga de Gil do Vigor nos faz refletir sobre essa encruzilhada digital.

Se, por um lado, a mudança pode abrir portas para explorar novos horizontes e públicos, por outro a resistência dos seguidores pode gerar uma perda considerável. A decisão de mudar de assunto no Instagram envolve não só a coragem de se reinventar, mas também a habilidade de manter o interesse daqueles que já estavam nessa jornada contigo.

No fim das contas, vale a pena? A resposta pode variar, mas uma coisa é certa: é preciso estratégia, criatividade e um toque de malícia nas redes para transformar essa mudança em um capítulo de sucesso.

 

O que fazer para mudar de posicionamento no Instagram?

Porém, se você decidir que é a hora de dar uma reviravolta no seu Instagram, aqui temos algumas dicas para te ajudar:

  • Esprema o suco criativo: Não tenha medo de explorar seu lado mais inventivo. Adicione uma pitada de criatividade ao seu novo nicho para manter as coisas interessantes.
  • Pontes temáticas: Construa pontes entre o antigo e o novo. Mantenha elementos do seu conteúdo anterior para suavizar a transição e não perder de vista quem já estava a bordo.
  • Feedback em tempo real: Coloque o ouvido no chão. Interaja com a audiência, pergunte o que estão achando da mudança e ajuste sua abordagem com base no feedback em tempo real.
  • Consistência com um toque novo: Seja consistente, mas não esqueça de injetar aquela novidade. Mantenha uma frequência de postagens, mas sempre surpreenda com algo novo para manter o interesse em alta.
  • Humanize, sempre: Seja você mesmo. Mostre o processo da mudança, as inseguranças e conquistas. A autenticidade cria conexões mais fortes e faz sua audiência se sentir parte dessa nova jornada contigo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.