trending topics:

Google Ads passa a obrigar a verificação de anunciantes de serviços financeiros

A partir do dia 17 de outubro deste ano, os anunciantes do nicho deverão passar pela nova verificação para poderem anunciar no Google Ads.

Com a intenção de combater fraudes financeiras nas suas plataformas de publicidade e criar uma nova camada de segurança, o Google anunciou a atualização da sua política de produtos e serviços financeiros e resolveu expandir o seu programa de verificação para anunciantes do segmento de serviços financeiros no Brasil.

A medida, segundo a empresa, vai ajudar os usuários a se protegerem de golpes.

A atualização das regras foi realizada pela primeira vez no Reino Unido em setembro de 2021, onde as empresas de serviços financeiros já são obrigadas a demonstrar que são autorizadas pela “Financial Conduct Authority” do Reino Unido.

“Desde que lançamos essa política por lá, notamos um declínio no número de denúncias sobre publicidade promovendo golpes financeiros. Depois do sucesso do programa no Reino Unido, começamos a expandir a verificação para outros países e mercados, incluindo Austrália, Cingapura, Taiwan e, agora, estamos trazendo este programa ao Brasil, Índia e Portugal”.

Como parte do processo de verificação, as empresas de serviços financeiros que anunciam no Google Brasil precisarão demonstrar que têm autorização de um órgão regulador desse segmento e completar o programa de verificação para conseguir promover seus produtos e/ou serviços por meio do Google Ads.

O Google deixou claro, também, que não está trabalhando sozinho:

“Para garantir que os anunciantes estão cumprindo com as exigências de leis locais relativas a serviços financeiros, estamos trabalhando com um parceiro de compliance, que será responsável por verificar se os anunciantes têm autorização para operar emitida por autoridades locais no Brasil, como o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros.”

De acordo com a empresa, os anunciantes já podem iniciar o processo de verificação, e a nova política passará a valer a partir do dia 17 de outubro de 2022, ou seja, a partir dessa data os anunciantes que não completarem o novo processo de verificação não poderão mais promover seus produtos e serviços por meio da empresa.

 

O que muda para os anunciantes?

Apesar de o Google não definir exatamente quais tipos de empresas terão que ser verificadas, entende-se que, a princípio, a novidade é direcionada apenas às empresas que prestam serviços financeiros tradicionais, como serviços bancários, de crédito, movimentação financeira e investimento.

Porém, como o objetivo do Google é combater fraudes e golpes, é possível imaginar que em breve a empresa endureça as regras contra outros produtos e serviços que envolvem promessas relacionadas a dinheiro, renda e ganhos de capital, inclusive casos não regulados pela CVM, como serviços educacionais nesse segmento, por isso importante ficar de olho nessas mudanças.

Quem anuncia serviços financeiros deve ficar atento e realizar a verificação assim que puder, para não ter seus anúncios suspensos. É importante se atentar aos prazos pois, como se trata da análise de documentos, não é algo automático, e pode levar alguns dias para ser concluído.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.