A Meta lançou um novo projeto de inteligência artificial (IA) de código aberto chamado AudioCraft, que permite aos usuários criar músicas e sons inteiramente por meio de inteligência artificial generativa.
O AudioCraft permite criar novas músicas com base em prompts de texto, para que você possa compor músicas e sons originais sem a necessidade de instrumentos, material etc.
De acordo com a empresa:
Imagine um músico profissional poder explorar novas composições sem precisar tocar uma única nota em um instrumento. Ou um pequeno empresário adicionando uma trilha sonora ao seu último anúncio em vídeo no Instagram com facilidade.
Essa é a promessa do AudioCraft — nossa mais recente ferramenta de IA que gera áudio e música realistas e de alta qualidade a partir de texto.
Conceitualmente é uma ideia interessante. Afinal, você pode inserir um prompt como “Cena de filme em um deserto com percussão”, e o sistema AudioCraft fornecerá uma amostra de áudio correspondente, que você poderá, pelo menos teoricamente, usar em qualquer contexto.
🎵 Today we’re sharing details about AudioCraft, a family of generative AI models that lets you easily generate high-quality audio and music from text.https://t.co/04XAq4rlap pic.twitter.com/JreMIBGbTF
— Meta Newsroom (@MetaNewsroom) August 2, 2023
Como funciona o Audiocraft?
O novo sistema integra o MusicGen da Meta junto com o AudioGen, outro conjunto de samples generativo.
O MusicGen foi treinado com amostras de música de propriedade da Meta, enquanto o AudioGen incorpora efeitos sonoros públicos, expandindo o modelo de áudio e possibilitando sons mais complexos e interessantes.
Essas oportunidades são praticamente infinitas. Assim como os visuais generativos de IA, a criação de áudio a partir de texto abrirá novas possibilidades para as pessoas produzirem música, permitindo que os usuários de IA se tornem artistas de gravação.
Isso gera algumas preocupações. Alguns artistas já demonstraram indignação com o fato de os modelos de IA poderem receber material protegido por direitos autorais para treinamento, ou com o trabalho e a imagem dos músicos serem utilizadas de forma indevida, como a faixa que produziram do Drake e The Weeknd, completamente com o uso de IA.
Por que eu devo me importar?
Para os profissionais de marketing, a implantação do Audiocraft da Meta representa uma oportunidade empolgante para elevar suas estratégias de campanha a um novo patamar.
A capacidade de adicionar músicas exclusivas de maneira fácil e rápida oferece um diferencial significativo, podendo tornar seus anúncios mais envolventes e atraentes para o público.
Embora a questão de remunerar os artistas seja relevante, não se pode ignorar o potencial de ferramentas como o Audiocraft em facilitar a criação de conteúdo autêntico e cativante.
Ao explorar as possibilidades oferecidas por essa inovação, os profissionais de marketing podem aprimorar suas abordagens e conquistar resultados cada vez mais impactantes.
A união da tecnologia e da criatividade abre novas oportunidades para uma comunicação mais rica e eficaz com o público, e o Audiocraft é um exemplo notável dessa evolução.
Fonte: Social Media Today