trending topics:

Entenda o “PL das fake news” e seus impactos para o marketing digital

Saiba mais sobre o PL 2630/2020 e entenda as implicações e por que ela tem gerado polêmica e preocupação no meio digital

A proposta do PL 2630/2020, amplamente conhecido como “PL das Fake News”, tem sido motivo de grande discussão e apreensão entre os profissionais do marketing digital.

Afinal, essa lei pode trazer profundas mudanças para a maneira como as empresas e os profissionais se comunicam com seu público na internet.

Sendo assim, é importante analisar mais detalhadamente as principais mudanças propostas pela lei e as possíveis implicações que ela pode trazer para o setor.

 

O que é o PL 2630/2020 e quais são suas propostas

O PL 2630/2020 busca estabelecer a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

Se aprovada, a legislação imporá medidas para combater a propagação de informações falsas nas redes sociais e serviços de mensagens privadas, incluindo Facebook, Twitter, WhatsApp, Telegram e até mesmo o Google.

A PL também prevê a identificação de contas com comportamento inautêntico e o uso de robôs para manipular o debate público, além de definir normas para a publicidade na internet e o armazenamento de dados pessoais pelos provedores de aplicativos.

Imagem: Agência Câmara

 


Como o PL 2630/2020 pode afetar o marketing digital?

O Projeto Lei 2630/2020, tem sido um assunto constante nas redes sociais e na Câmara dos Deputados, principalmente após a aprovação da urgência para tramitação mais rápida e dispensa às formalidades da Câmara, o que tem gerado preocupação entre os agentes diretamente envolvidos no tema.

Por se tratar de algo que influencia na maneira como as pessoas usam a internet e toda a cadeia de negócios que atuam no digital, as grandes plataformas estão pedindo mais debate sobre o tema antes da votação.

As big techs Google, Meta, Amazon, Twitter e TikTok afirmam que apoiam os esforços regulatórios e desejam participar da construção de uma legislação que responda efetivamente aos desafios públicos.

No entanto, elas também destacam que existem pontos arriscados no PL, tais como:

  • Restrição da liberdade online;
  • Controle estatal do discurso;
  • Aumento da desinformação no ambiente online;
  • Ameaça à publicidade digital;
  • Vigilantismo.

Na reunião promovida pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o diretor de Políticas Públicas do TikTok, Fernando Gallo, disse:

Nós queremos pedir que as senhoras e os senhores parlamentares rejeitem a urgência desse PL e apoiem a criação de uma comissão especial destinada a debater o tema.

Além dele, a chefe de Políticas Públicas da Meta, Monica Guise, também estava presente e criticou pontos do projeto de lei:

Não faz sentido, com esse nível de consequência, a gente aprovar na correria, aos 48 do segundo tempo, uma proposta que tem tanta novidade e que tem tanta consequência para o ecossistema digital no Brasil.

A Meta, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, também publicou manifestos em relação ao projeto de lei.

 

#MaisDebatePL2630

O Google é a empresa que mais está se manifestando publicamente sobre esse PL, o que gerou até mesmo uma notificação do Ministério Público Federal sobre a conduta da big tech.

A empresa diz que apoia fortemente os objetivos do projeto de lei, porém sugere uma discussão mais aprofundada, citando os seguintes riscos:

  1. Acabar protegendo quem produz desinformação;
  2. Colocar em risco o acesso e a distribuição gratuita de conteúdo na Internet;
  3. Dar amplos poderes a um órgão governamental para decidir o que os brasileiros podem ver online;
  4. Ameaçar a liberdade de expressão;
  5. Prejudicar empresas e anunciantes brasileiros;
  6. Dificultar o acesso à busca do Google ao tratar buscadores como redes sociais.

Para ver o posicionamento na íntegra do Google, é só clicar aqui.

 

Por que eu devo me importar?

É de extrema importância que os profissionais do meio digital estejam atentos às mudanças sugeridas pelas propostas do PL 2630/2020.

Principalmente, tendo em vista que ele regulamenta áreas como distribuição de conteúdo, publicidade digital e buscadores, já que essas afetam diretamente o trabalho de anunciantes, criadores de conteúdo, SEOs etc.

É fundamental ler o projeto de lei e estar ciente das mudanças que estão sendo propostas, para poder participar efetivamente, como cidadão, da regulamentação das práticas digitais.

O projeto está previsto para ser votado na Câmara nesta terça-feira, 2 de maio.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.