trending topics:

Vídeos curtos ou longos? Descubra a melhor opção para o seu negócio

Avaliar os diferentes formatos disponibilizados pelo YouTube é fundamental para adequar os conteúdos e atrair mais pessoas para o seu perfil

Curtos ou longos? Quando o assunto são os vídeos, essa é uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais de marketing e produtores de conteúdo. Com tanta informação espalhada na internet, muitas vezes, é difícil identificar qual a melhor prática para cada tipo de negócio.

E, na realidade, não há uma regra comum sobre a melhor opção entre vídeos curtos ou longos. Tudo vai depender do seu nicho de mercado, do que seu público prefere ou está acostumado a consumir no perfil de sua empresa. Mas uma coisa é certa: o YouTube quer que você alimente a economia criativa.

O uso das novas ferramentas disponibilizadas pelo YouTube e o experimento de novos formatos para a produção de conteúdo criativo e inovador tem feito diversos empreendedores crescerem de forma considerável na plataforma.

 

A importância de adaptar os conteúdos para formatos diferentes

Quando você adapta seu conteúdo para os variados formatos disponíveis na plataforma, seus seguidores passam a te acompanhar em tudo, sejam os seus vídeos curtos ou longos. No YouTube, você pode publicar conteúdos multiformatos.

 

Atraia novos seguidores com os Shorts

Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial dos Shorts, vale começar a acompanhar alguns perfis que têm usado o recurso de vídeos curtos do YouTube e viram seus números subirem de forma exponencial, tanto o de seguidores quanto o de visualizações dos conteúdos.

Segundo o Relatório de Cultura e Tendências do YouTube, 59% da Geração Z, a maior do mundo em termos de quantidade de pessoas, concordaram que usam aplicativos de vídeos curtos para descobrir coisas e, depois, assistem a versões mais longas para se aprofundarem no assunto.

Os criadores que publicam vídeos multiformatos na plataforma têm um tempo geral de exibição maior e um aumento no número de inscritos. Para fazer bom uso dos Shorts, é preciso criar conteúdos específicos os quais se destacam às outras publicações do canal.

Usar efeitos e filtros, diferentes estilos de edição, adicionar áudios virais ou músicas que estejam em alta na plataforma, são algumas formas de encantar o público com os vídeos curtos. Outra forma de gerar interesse dos usuários é mostrando um momento de natureza emocional, seja de alegria ou drama.

 

Vídeos longos na tela da TV

Em 2022, houve uma forte tendência de consumo de vídeos longos do YouTube em telas de TV. Em janeiro deste ano, a média diária foi de mais de 700 milhões de horas de conteúdo da plataforma assistido na TV. No Brasil, o número de pessoas que assistiram vídeos do YouTube pela TV superou os 75 milhões.

Diante dessa tendência, fica impossível afirmar que um ou outro tamanho de vídeo é o mais indicado para uma empresa ou outra. Afinal, existe público para assistir a todos os tipos de conteúdos, sejam eles com apenas 2 segundos ou 8 horas de duração.

O interessante é estudar cases de sucesso na plataforma e criar vídeos baseados nos principais indicadores que mostram os formatos que mais têm funcionado para os perfis do seu nicho. Apesar de fazer essa avaliação, não é possível afirmar que o sucesso de um perfil poderá ser replicado em outro.

 

Como escolher o formato de vídeo para os anúncios

Para criar campanhas de vídeo no YouTube, os profissionais de marketing precisam pensar de uma forma mais ampla, olhando para a variedade de tamanhos dos anúncios e das telas. Cada formato poderá oferecer diferentes oportunidades de substituir o modelo tradicional e torná-los mais criativos.

Dessa forma, os vídeos podem ser produzidos de acordo com o clima e o ambiente em que se passa o anúncio, adaptando-os para um formato longo, com maior aprofundamento, ou curto, que vai direto ao ponto e tem mais dinamismo.

A combinação dos diferentes formatos disponibilizados pelo YouTube é a receita para o sucesso de um perfil na plataforma. Profissionais de marketing usam o Shorts como forma de atingir metas de campanhas de fundo de funil, criando a possibilidade de atrair novos espectadores e transformá-los em futuros clientes.

Assim como os criadores têm experimentado produzir conteúdo multiformato, estudar a forma como os usuários se movem de tela para tela, pode ser um bom caminho para que sua empresa tenha sucesso no YouTube e aumente as conversões das campanhas na plataforma.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.