trending topics:

YouTube revela como funciona o algoritmo dos Shorts

Saiba mais como funciona a entrega e tire as suas dúvidas sobre os vídeos curtos no YouTube.

Quem trabalha com Youtube já sabe algumas informações e estratégias clássicas para fazer um vídeo normal bombar: engajamento, CTR, tempo de exibição… mas e com os Shorts? É a mesma coisa ou o jogo muda? O algoritmo para vídeos curtos é diferente?

Pensando no bem geral dos creators e profissionais de marketing, o YouTube resolveu responder a algumas dúvidas sobre os Shorts num vídeo de perguntas e respostas que aborda várias das dúvidas mais comuns que os criadores de conteúdo têm sobre como ganhar visibilidade com esse formato.

No vídeo, a empresa aborda assuntos como: impacto da publicação de conteúdo longo e curto no mesmo canal, se você deve criar um canal separado para ambos os tipos de vídeo e algumas outras questões que traremos a seguir.

 

Posso misturar vídeos longos e curtos no mesmo canal? Isso pode vir a prejudicá-lo?

De acordo com o vídeo do YouTube, é improvável que postar Shorts prejudique os canais, na verdade eles têm notado o efeito contrário:

“Fizemos algumas análises recentemente, onde analisamos o crescimento do público para canais que faziam apenas vídeos de formato longo e canais que faziam vídeos de formato longo e curto. Os canais que produziam Shorts pareciam estar crescendo mais rápido”.

Justamente por notar esses efeitos, que a empresa está investindo nas melhorias da plataforma:

“Prevemos que a demanda do público por conteúdo de formato curto veio para ficar. Este é um formato que está se tornando cada vez mais popular e o motivo pelo qual estamos testando tanto em mais ferramentas de criação mobile-first e descoberta de Shorts.”

 


O YouTube recomendará mais vídeos de formato longo se as pessoas assistirem aos meus curtos?

As pessoas têm preferências de visualização diferentes, algumas preferem vídeos curtos, outras vídeos longos e, muitas vezes, esses interesses não se misturam.

Por isso que, de acordo com o YouTube, cada tipo de vídeo tem o seu próprio algoritmo de recomendação e a interação do usuário com um tipo de conteúdo não aumenta (e nem diminui) as recomendações do outro.

O representante do empresa no vídeo referido afirma:

“Os espectadores que assistem a Curtas nem sempre são os mesmos espectadores que assistem a conteúdo de formato mais longo. Por esse motivo, separamos Curtas e conteúdo de formato longo do histórico de exibição. Portanto, quando alguém descobre um novo canal por meio do Shorts, não estamos usando isso para informar quais vídeos mais longos são recomendados para eles fora da experiência do Shorts.”

 

Existe algum benefício em iniciar um canal separado para os Shorts?

Não há problema algum em misturar conteúdo longo e curto no mesmo canal, não interfere em nada.

Ainda assim, há criadores que iniciam canais separados para enviar os Shorts. Nesse caso, o YouTube instrui:

“Tente agrupar seus canais em torno de públicos semelhantes que gostam do mesmo conteúdo ou de conteúdo semelhante. Separe-os quando seus espectadores tiverem interesses totalmente diferentes. Se você começar a criar públicos diferentes com interesses diferentes, considere criar um canal separado.”

 

Quantos Shorts preciso carregar antes que o algoritmo recomende meu conteúdo?

Não há um número específico de Shorts que devam ser carregados para que haja a recomendação, todos eles têm a chance de serem recomendados, mesmo o primeiro que um canal enviar. No entanto, sempre ajuda ter um público estabelecido.

“Cada Curta tem a chance de ter sucesso, não importa o canal ou o número de vídeos no canal. O desempenho de um curta é determinado se as pessoas optam por assistir e não pular um vídeo no feed de curtas. Esse envolvimento do público geralmente é construído ao longo do tempo, em vez de acontecer instantaneamente.”

Para saber mais sobre os Shorts, assista ao vídeo completo do canal do YouTube:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.