E lá vamos nós com mais uma entrada da Amazon no mundo das Inteligências Artificiais (IA).
Agora os negócios em nuvem da Amazon A AWS lançaram uma ferramenta de bate-papo chamada Amazon Q — sim, em alusão ao nome de personagens nos filmes de James Bond e nos programas de televisão de Star Trek — em que as empresas podem fazer perguntas específicas para suas empresas.
Anunciado durante um discurso do CEO da AWS, Adam Selipsky, na AWS re:Invent, o Amazon Q atua como um assistente de IA onde os usuários podem fazer perguntas sobre seus negócios usando seus dados.
Por exemplo, os funcionários podem consultar o Amazon Q sobre as diretrizes mais recentes da empresa para uso de logotipo ou entender o código de outro engenheiro para manter um aplicativo. Q pode trazer à tona as informações em vez de o funcionário examinar dezenas de documentos.
Os usuários podem acessar o Amazon Q por meio do AWS Management Console ou de páginas de documentação de empresas individuais, ambientes de desenvolvedores como Slack e outros aplicativos de terceiros.
O que é Amazon Q para empresas?
Q é um assistente de negócios de IA generativo que oferece integração perfeita com os dados e sistemas da sua empresa.
Conexões diretas com os serviços Adobe, Google, Microsoft, Salesforce e Slack tornam o Amazon Q uma ferramenta adaptável e versátil para a maioria das necessidades de negócios.
Além disso, você pode se conectar a plataformas como Jira, ServiceNow e Zendesk com plug-ins de terceiros da Q.

O Amazon Q pode funcionar com qualquer um dos modelos encontrados no Amazon Bedrock, o repositório de modelos de IA da AWS, que inclui o Llama 2 da Meta e o Claude 2 da Anthropic.
A empresa disse que os clientes que usam Q geralmente escolhem qual modelo funciona melhor para eles; conecte-se à API Bedrock para o modelo; use isso para aprender seus dados, políticas e fluxo de trabalho; e, em seguida, implante o Amazon Q.
Na prática, os usuários terão a capacidade de empregar o chatbot em aplicativos de comunicação no ambiente de trabalho, tais como Salesforce, Slack, e outras plataformas de edição de texto utilizadas por desenvolvedores de software.
Essa ferramenta, como explicado por Adam Selipsky, CEO da AWS, durante a conferência em Las Vegas, tem a capacidade de incorporar citações de documentos para respaldar as respostas no chat, efetuar automaticamente modificações no código-fonte para reduzir a carga de trabalho dos desenvolvedores e oferecer suporte na gestão online.
A AWS disse que o Amazon Q foi treinado com 17 anos de conhecimento da AWS e pode ser usado para fazer perguntas específicas ao uso da dessa. Pode sugerir os melhores serviços AWS para um projeto.
Outras empresas construíram produtos semelhantes. O Copilot da Microsoft faz algo semelhante para usuários do Windows, o Dash do Dropbox permite que as pessoas consultem seus documentos armazenados e o Notion anunciou um recurso de pesquisa de notas com tecnologia de IA este mês.
O grande diferencial: a segurança
A Amazon destaca que a principal vantagem do Q em comparação com seus concorrentes reside na segurança dos dados. Em um momento durante o eventoClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... de anúncio, houve até uma alfinetada aos competidores: Adam Selipsky exibiu na tela uma reportagem que ressaltava que a Microsoft chegou a restringir o uso do ChatGPT dentro da empresa devido a “questões de segurança”.
Isso ocorre porque o chatbot da OpenAI armazena uma considerável quantidade de dados do usuário, como conversas, detalhes de localização e endereço IP. É por isso que muitas empresas proíbem o uso de IA generativa, e é exatamente essa lacuna que o Amazon Q aproveita. Os dados são privados e exclusivos de cada cliente. Assim, usuário do Amazon Q coloca os dados de sua empresa em sua própria conta e armazena essas informações da maneira mais segura possível.
Meet your new #generativeAI assistant designed for work that can be tailored to your business. 💡
With Amazon Q, you can solve problems, generate content, get insights from data, build faster on #AWS, while helping keep your data private & secure. ☁️
🔗 https://t.co/ZKKQs9gzEc pic.twitter.com/4H0xagrgfI
— Amazon Web Services (@awscloud) November 28, 2023
Quem pode utilizar o Amazon Q?
Hoje, o Amazon Q está acessível para qualquer pessoa ou empresa, independentemente do país. No entanto, é importante notar que os planos mensais são em dólares, e, de acordo com informações fornecidas no site, o Amazon Q tem um desempenho superior em conversas e interações em inglês, embora possa compreender e responder em diversos idiomas.
Ainda em versão prévia, o Amazon Q está disponível em dois planos mensais de US$ 20 e US$ 25, respectivamente.
Para saber mais, confira o anúncio oficial da empresa.