Como gerar engajamento nas redes sociais? Confira as dicas do copywriter André Cia

Descubra as técnicas compartilhadas por André Cia, um dos maiores copywriters no Brasil, para não passar despercebido nas redes sociais

Gerar engajamento com as suas publicações, não passar despercebido e criar uma comunidade engajada que se tornem verdadeiros fãs do seu trabalho. Como eu sei que isso é o seu sonho? Porque você divide esse sonho com todos os produtores de conteúdo deste Brasil.

Porém, para que você alcance esse objetivo, é necessário causar impacto na vida das pessoas. Afinal, o seu público está cada vez mais exigente, então é necessário provar que pode ser útil para eles, entender o que seus possíveis clientes querem.

Foi pensando nisso, para te ajudar nessa missão difícil de produzir conteúdos relevantes para o seu público, que traremos as dicas de um dos maiores gurus e especialistas em copywriting no Brasil: André Cia.

Assim, vamos explorar os 5 elementos que devem haver em suas postagens para gerar engajamento e fazer com que elas não passem despercebidas.

 

1. Subversão: divirta o seu público

Principalmente nas redes sociais, as pessoas buscam se divertir, desestressar do dia de trabalho, procurar um pouco de entretenimento. É aí que você entra.

Imagine só: você compartilha um meme relacionado à sua área de atuação e, de repente, sua mensagem não é apenas uma informação comum, mas uma maneira ousada de desafiar a norma convencional, usando um toque de sarcasmo para expressar suas ideias.

Essa abordagem não apenas prende a atenção, mas também revela um aspecto divertido da sua personalidade, fazendo sua presença online se destacar ainda mais.

André Cia diz que:

Quando você coloca um meme sobre a sua área, você está subvertendo! É mudar a ordem, é ser jocoso, usar o sarcasmo para contar a sua ideia, para montar o seu argumento.

 


2. “Atrás de todo sorriso, tem uma cárie”

Acima do seu CNPJ, você é um CPF. Pois é, você é humano e todos que te acompanham também são humanos e estão ávidos para ver a sua humanidade. Dessa forma, eles querem ver seus bastidores, suas falhas, querem que você mostre que também passa por problemas.

Afinal, como destaca André Cia, “nos bastidores do sucesso, sempre houveram problemas”.

Sendo assim, não esconda as suas dificuldades, elas humanizam o seu negócio. Compartilhe suas histórias, suas experiências e mostre a jornada do seu negócio enfatizando que são os obstáculos que levam ao sucesso.

 

3. Dê superpoderes ao seu público

Sabe aquela sensação de dar um superpoder para alguém? É isso que você deve fazer — e não é sobre capas e voos, é sobre empoderamento. É importante mostrar para as pessoas que elas têm dentro de si um potencial enorme.

Cia deixa claro que não é o seu conteúdo que causará essa sensação de empoderamento no seu público, e sim a sua capacidade de encorajar o seu público. 

Você não deve falar só de coisas técnicas; mas dar um empurrãozinho de confiança às vezes. Seu público te admira, então é legal falar que você sabe que são capazes e que podem realizar coisas incríveis. 

 

4. Cause impacto!

Causar impacto, de acordo com André Cia, é conseguir transformar uma informação comum, que sua audiência já tenha tido contato, em algo inusitado, diferente e com afirmações fortes.

Não é somente apresentar informações, você deve fazer com que as pessoas pensem “uau, eu nunca tinha pensado nisso dessa forma antes”. Você quer causar impacto, mostrar as coisas sob uma nova luz e gerar uma nova visão de mundo para quem te acompanha.

 

5. Quebre as crenças da sua audiência

Sabe aquelas ideias que todos nós carregamos, meio que como “verdades sagradas”? São as crenças, o jeito como vemos as coisas.

Nas redes sociais, “eu virtual” das pessoas está sempre atento para proteger essas crenças. Afinal, todo mundo gosta de estar certo. Cia reforça bem essa ideia:

O seu avatar, no mundo da internet, tem algumas ‘verdades sagradas’… as suas crenças… Dentro do Instagram o seu avatar sempre vai estar com o radar ligado para proteger as suas próprias crenças, pois as pessoas amam estar certas.

Agora, imagina só, você pode usar isso a seu favor. Como? Postando coisas que que desafiam essas crenças. É como jogar uma pedrinha na água calma, sabe? Vai criar ondas, e isso chama a atenção.

Quando você quebra — mesmo que só um pouco — essas crenças, você causa um choque no seu público, e é exatamente aí que a mágica acontece. Você pega a sua audiência de surpresa, e isso é o que faz ela parar e pensar. É como dar um belo “sacode” nas ideias e ver o que acontece.

 

Cative e envolva a sua audiência

As estratégias compartilhadas por André Cia deixam evidente que o caminho para cativar e envolver a sua audiência vai muito além de simplesmente compartilhar informações. É sobre criar uma conexão emocional, causar impacto e desafiar crenças estabelecidas.

Sendo assim, não se esqueça que o segredo para ter uma comunidade genuinamente interessada e participativa é conseguir se destacar com autenticidade, criatividade e empatia. 

Afinal, o verdadeiro engajamento é construído ao falar diretamente com o seu público e deixar uma impressão duradoura e significativa.

Confira o post original de André Cia, em que ele fala sobre o assunto:

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.