Como ter ideias infinitas para criação de conteúdo, fazendo brainstorm com o ChatGPT

Eleva sua criatividade! Descubra como o ChatGPT pode potencializar seu brainstorm, gerando mais ideias para seus projetos

Uma técnica muito utilizada pelas equipes de marketing é o “brainstorm”.

Mas… o que de fato é um brainstorm? A palavra vem do inglês, e significa “tempestade cerebral”. Na pratica, ela é uma técnica utilizada para estimular a criatividade e a geração de ideias.

Geralmente, um brainstorm é realizado em grupo. Consiste em uma sessão de brainstorming em que os participantes são incentivados a apresentar livremente ideias, sem julgamentos ou críticas, por mais absurdas que possam parecer, com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação.

Durante o processo de brainstorm, os participantes podem utilizar diversas técnicas, como associação livre de palavras, mapa mental, desenhos, analogias, entre outras. O objetivo é gerar uma grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo, para que posteriormente possam ser avaliadas e selecionadas as mais promissoras.

Porém, sendo o ChatGPT uma Inteligência Artificial (baseada na inteligência de milhões de pessoas), será que não seria uma boa ideia usá-lo nesse processo?

Sim! A IA pode ser uma excelente auxiliadora em seus processos de brainstorm, e permitir, inclusive, que você faça esse processo sozinho (ou, no caso, acompanhado do ChatGPT).

Sendo assim, neste artigo iremos falar sobre como usar o ChatGPT para fazer um brainstorm, gerar ideias e cenários de forma criativa, possibilitando a identificação de soluções inovadoras para problemas ou desafios específicos.

 

Inicie gerando contexto para o ChatGPT

Para o começo da conversa, iniciamos gerando contexto à IA para que as respostas sejam efetivas e atendam ao que buscamos. Após dar contexto, você pode pedir à IA que te ajude com ideias para algo em específico, como roteirizar um vídeo, stories, anúncios etc.

Assim, sugerimos que inicie a conversa usando um prompt como:

Olá, vou te pedir que me ajude a criar um brainstorm completo para servir de orientação para a criação de conteúdo para o meu [INSIRA A REDE SOCIAL]

As características do meu produto/serviço são:

  • O que é: (é um curso, serviço, produto, evento, lançamento);
  • Como funciona: (descrever as funcionalidade e características do projeto/produto);
  • Como soluciona o problema do público-alvo:
  • O público-alvo comprador é formado por: (descrever o público geral, profissão etc.
  • As principais características do público-alvo são:
    • faixa etária:
    • formação:
  • As principais dores e desafios do público-alvo são: (preencher, listando)
    • dor 1
    • dor 2
    • dor 3
  • Os principais objetivos e sonhos do público-alvo são: (preencher, listando)
    • objetivo/sonho/desejo 1
    • objetivo/sonho/desejo 2
    • objetivo/sonho/desejo 3
  • Os principais objetivos da minha produção de conteúdo são (preencher, listando)
    • objetivo 1
    • objetivo 2
    • objetivo 3

Como base nas informações citadas acima, execute as seguintes ações: (exemplos)

  1. Me dê linhas de conteúdos que eu posso abordar no meu [INSIRA A REDE SOCIAL]
  2. Me dê ideias de stories
  3. Me dê ideias de vídeos

 


Extraindo mais ideias e criando novas linhas mais persuasivas e criativas

Agora, para evoluir as ideias, você precisa ir direcionando a conversa. Lembre-se que o conceito original de brainstorm é ser “uma conversa em grupo para gerar novas ideias”. Assim, você deve ir direcionando a conversa, com prompts de melhorias, ângulos de vista, cenários, focos etc.

Por exemplo:

Reescreva as ideias acima, trazendo sugestões diferentes e fora da caixa.

Me dê ideias semelhantes/diferentes das ideias acima, mas agora supondo que [EXPLICAR O CENÁRIO HIPOTÉTICO].

Agora continue escrevendo ideias para [OBJETIVO], mas EXCLUINDON as ideias relacionadas [ALGO AQUI] e focando nas ideias sobre [ALGO AQUI].

Classifique as ideias acima, em uma tabela, organizando aquelas que tem mais potencial de acontecer e menos potencial de acontecer.

 

Desperte a Criatividade com ChatGPT!

Viu como é fácil potencializar seu brainstorm? Ao integrar o ChatGPT, você não só ganha autonomia na geração de ideias, como também diversifica perspectivas.

Experimente iniciar um diálogo sobre seu projeto e veja as ideias fluírem, tornando o processo criativo mais dinâmico e inovador. Lembre-se, a criatividade não tem limites, e o ChatGPT está aqui para inspirar suas ideias e impulsionar seu sucesso!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.