O que é ChatGPT, a inteligência artificial que pode mudar o marketing para sempre

Lançado pela OpenAI, na semana passada, robô já conquistou mais de 1 milhão de usuários e pode ser testado gratuitamente

Com mais de 1 milhão de usuários conquistados na semana de seu lançamento, o novo ChatGPT está surpreendendo os usuários da internet. O primeiro chatbot verdadeiramente útil do mundo, segundo o The Times, foi desenvolvido pela OpenAI, instituição focada em pesquisa de inteligência artificial.

Criado por Elon Musk e Sam Altman, o sistema é uma evolução do GPT-3, lançado há dois anos e que foi usado para escrever um texto publicado no jornal The Guardian. Neste artigo, vamos entender tudo sobre o mais novo ChatGPT.

 

O que é o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta que usa a inteligência artificial para gerar textos a partir de um comando. A tecnologia foi disponibilizada ao público no dia 30 de novembro, pelo site da OpenAI e, enquanto passa por revisões de pesquisa, os usuários poderão acessá-lo de forma gratuita para testar a novidade.

Certamente, a gratuidade de uso do bot é momentânea. Um tweet de Sam Altman deu a entender que, em breve, o bate-papo com o ChatGPT terá um provável custo de centavos de um dígito.

O bot tem repercutido positivamente entre as pessoas por suas respostas detalhadas e muito parecidas com as dos humanos. Ele consegue criar poemas, músicas, resolver equações matemáticas, fazer resumos de textos, classificar coisas, entre outras funcionalidades bastante úteis para o dia a dia.

 

Como funciona

O recém-lançado ChatGPT usa a tecnologia de linguagem GPT-3.5, modelo de inteligência artificial da OpenAI, e foi treinado com uma vasta quantidade de dados, através do Reinforcement Learning from Human Feedback, o que o torna incapaz de dar novas respostas, apenas esclarecer com base no que já sabe.

As respostas são criadas a partir do feedback humano e não pelo cruzamento de dados externos ou de pesquisas na internet. Assim, o raciocínio do robô é baseado nas informações de texto inseridas nele e sua inteligência permite fornecer respostas detalhadas e até admitir possíveis erros que tenha cometido.

Você pode testar o ChatGPT gratuitamente. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse este link;
  • Crie uma conta;
  • Selecione uma categoria para o uso e dê o comando;

Para explorar todas as possibilidades de pesquisa do robô, clique aqui.

 

Capacidades e limitações

Uma das competências que despertou a atenção do público foi a impressionante capacidade de o ChatGPT conseguir gerar um código Python intrincado e escrever redações mais elaboradas quando solicitado. O fato chegou a preocupar jornalistas e programadores sobre o futuro de suas profissões.

Apesar de surpreendente, o novo robô da OpenAI tem suas limitações. O ChatGPT possui uma base de conhecimento limitada e, com isso, tende a produzir respostas incorretas, usar as mesmas frases constantemente, além de apresentar certa dificuldade em responder algumas versões de perguntas.

 

ChatGPT no marketing digital

Umas das principais vantagens do uso de chatbots no marketing digital é a automatização de processos simples, os quais podem ser substituídos por robôs. Exemplos comuns são os atendimentos primários e tarefas repetitivas que demandam pouca criatividade para serem executadas.

A inteligência artificial do novo robô da OpenAI tem tirado o sono de muitas pessoas, inclusive, do principal criador do Gmail. O programador da plataforma de mensagens eletrônicas do Google, Paul Buchheit, deu apenas dois anos para que o buscador seja substituído pelos bots.

Apesar de preocupar profissionais de diversas áreas, os chatbots chegam para contribuir com as atividades diárias dessas pessoas e não as substituir. O uso adequado dos robôs poderá liberá-los de atividades simplórias e que podem ser realizadas pela tecnologia, gerando mais benefícios para as empresas.

Você pode ler mais sobre como usufruir dos chatbots nas empresas, acessando a página do nosso colunista, Fábio Jr. Soma, co-fundador da Soma Peruzzo e especialista em marketing de automação e vendas automáticas. Clique aqui para ler os últimos artigos publicados!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.