Colorindo o ano: como a nova Cor Pantone do Ano pode se encaixar no seu marketing

Pantone liberou a Cor do Ano de 2024, Peach Fuzz, que transborda bons sentimentos; Veja como ela pode se encaixar no seu marketing

O que você espera em dezembro, o Papai Noel? Pois designers e profissionais de marketing geralmente esperam o tão excitante anúncio da Cor Pantone do Ano.

Se você faz parte desse grupo, já fica no artigo que nos aprofundaremos mais na tão delicada cor Peach Fuzz — PANTONE 13-1023; Se você não está nesse grupo, fica do mesmo jeito, pois falaremos sobre as vantagens de utilizar a cor do ano no seu marketing.

 

Qual é a Cor Pantone do Ano de 2024?

No mundo do design, a cor é a linguagem mais impactante. Uma ferramenta de autoexpressão. Um auxílio visual para estabelecer fortemente a profundidade emocional do design.

Naturalmente, as tendências de cores são o coração do reino criativo, ecoando o espírito de cada época. Nesse domínio, o “Pantone Color Of The Year” é talvez o maior criador de tendências. Dessa forma, tomando posse desse cargo, todos os anos a Pantone libera qual será a cor que norteará as tendências de design do ano.

Evidentemente, o anúncio da Cor Pantone do Ano 2024 conquistou o mundo criativo. A escolha da autoridade em cores para o próximo ano foi PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, um tom bege-pêssego suave e quente que reside no delicado espaço entre o rosa e o laranja.

 


Significado da Peach Fuzz

A cor escolhida evoca uma sensação de conforto e ternura, que lembra o toque suave da pele de um pêssego.

Essa cor traz um charme sutil e discreto, oferecendo uma presença calmante e nutritiva em qualquer espaço que adorne.  Essencialmente, Peach Fuzz incorpora um otimismo que o mundo anseia neste momento.

De acordo com Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute:

Na busca por uma tonalidade que ecoasse nosso anseio inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna. Uma sombra que ressoa com compaixão, oferece um abraço tátil e une facilmente o jovem ao atemporal.

Ao anunciar a Cor Pantone do Ano de 2024, a empresa se refere ao Peach Fuzz como um tom “sutilmente sensual”, “aveludado” e “sincero”.

 

Por que Peach Fuzz é a Cor Pantone 2024?

No mundo acelerado de hoje, cheio de desafios, todos ansiamos por mais carinho, empatia e paz. É exatamente por isso que o Pantone Color Institute escolheu Peach Fuzz como a cor do ano.

Não é apenas uma cor; é uma resposta ao nosso anseio coletivo por equilíbrio – um lembrete para aproveitar a vida, cuidar da nossa saúde e valorizar alegrias simples. É um chamado para fazer uma pausa, respirar e nos conectar – com os outros e com nós mesmos.

Leatrice afirma que “estamos passando por muitas turbulências em nossas vidas e precisamos de uma cor que nos alimente”.

Dessa forma, Peach Fuzz é uma cor que irradia união, alegria e incentiva a introspecção. O que encaixa muito bem no momento e pode ser uma ótima cor, dentro da psicologia das cores, para sua marca.

 

Marcas aproveitando a onda da Peach Fuzz

Várias marcas colaboraram com a Pantone para se juntarem ao buzz que a Pantone Color Of The Year 2024 já está criando.

Esses pioneiros começaram a moldar tendências e demonstraram as infinitas possibilidades de adotar uma cor pêssego suave e difusa. Aqui estão algumas das colaborações de marcas deste ano.

 

1. Motorola

A Motorola lançou dois smartphones em edição especial com a cor do ano Peach Fuzz, sendo eles o Motorola Razr 40 Ultra e Motola Edge 40 Neo.

Segundo Ruben Castano, chefe de experiência do cliente e design da Motorola:

À medida que a tecnologia se entrelaça com a humanidade, confiamos na cor para fornecer uma ferramenta de expressão e experiências mais profundas e significativas com os nossos dispositivos… A Cor Pantone do Ano 2024 faz exatamente isso, pois combina o mundo virtual em que vivemos e o nosso desejo de estabelecer conexões mais profundas e bem-estar.

 

2. Cariuma

Cariuma, marca de tênis sustentável, aqui do Brasil, se uniu à Pantone para transformar a Cor do Ano em calçados estilosos.

De acordo com a marca, a cada compra de tênis, ela contribui com o meio ambiente plantando duas árvores na floresta tropical brasileira como uma iniciativa fundamental em seus esforços de restauração ambiental.

 

3. Polaroid

Para também celebrar a cor Pantone do ano 2024, a Polaroid anunciou um filme Polaroid i-Type limitado em PANTONE 13-1023 Peach Fuzz.

Peach Fuzz fica bem na vida real, não é?

Esses exemplos demonstram a versatilidade da cor, mostrando como ela pode ser integrada de forma significativa à sua marca.

 

Como incorporar ao seu design?

Para quem deseja incorporar Peach Fuzz em seus designs de marketing com precisão, aqui está o código de cores específico para esta tonalidade de 2024:

  • Qual é o código Peach Fuzz Pantone? PANTONE13-1023
  • Qual é o código Peach Fuzz RGB? 255, 190, 152
  • Qual é o código HEX do Peach Fuzz? #FFBE98
  • Qual é o código CMYK do Peach Fuzz? C0% M25% (0,255) Y40% K0%
  • Qual é o código HSL do Peach Fuzz? H22, S100%, L80%

 

Ideias de aplicação para a Cor Pantone do Ano de 2024

A aplicação dessas tendências é mais simples do que parece, e fica ainda mais simples se você tiver uma paleta pronta. Assim você economiza tempo e assegura que seu trabalho esteja alinhado com as tendências atuais.

Dessa forma, a Pantone apresentou ideias de paletas de cores para inspirar criadores e marcas que buscam adotar a Cor Pantone do Ano 2024 em seus designs de marketing e branding. Vamos falar sobre algumas dessas paletas.

 

1. Libations

Se você está procurando algo elegante, sem cores fortes para quebrar o tom minimalista do Peach Fuzz, então Libations é a paleta que você deve experimentar.

Como você pode ver na imagem abaixo, todos esses tons suaves criam a estética contemporânea perfeita.

Paleta Libations, Pantone

De acordo com a Pantone, a paleta é composta “por uma mistura de guloseimas tentadoras” e “atende a gostos sofisticados e urbanos”.

 

2. Flavor-Full

Com algumas cores suaves e outras brilhantes, esta é uma paleta perfeitamente equilibrada para marcas e designs que precisam ter múltiplas camadas.

De acordo com a Pantone:

Um grupo de tonalidades de bom gosto cuja aparência distinta e marcante se presta a combinações de cores complexas e envolventes.

Paleta Flavor-Full da Pantone

 

3. Hybrid Hues

Se você deseja trazer mais variedade à sua paleta de cores, talvez para atingir um público jovem ou se precisar atender às necessidades de diversos grupos demográficos, então você vai adorar a paleta de cores Hybrid Hues da Pantone.

Hybrid Hues, paleta de cores Pantone do ano 2024

A empresa diz que essa é “uma paleta de tons que exibe uma dicotomia de tons variados, todos aparentemente discordantes, mas ao mesmo tempo harmoniosos.”

 

4. Peach Plethora

Se as paletas monocromáticas são o que conecta na sua marca, então Peach Plethora é a paleta perfeita para destacar a cor Pantone do ano 2024.

Peach Plethora, paleta de cores Pantone do ano 2024

Sobre esta paleta, a Pantone diz:

Uma coleção monocromática de cores que abrange os tons mais brancos de pêssego e quase bege, até um rosa pêssego e um delicioso pêssego Georgia cria um ambiente caloroso e acolhedor.

 

5. Pairings

Para aquelas marcas que exibem designs vibrantes, Pairings é a paleta perfeita.

De acordo com a empresa, a paleta é:

Uma mistura amigável de combinações de cores tonais, incluindo duas variações das famílias rosa, laranja, verde-azulado e azul, combinam-se de maneira feliz e harmoniosa.

Pairings, paleta de cores Pantone do ano 2024

 

Usando a cor Pantone do ano de 2024 em seus designs de marketing

Ao compreender o significado intrínseco dessa tonalidade e testemunhar como marcas inovadoras já a incorporam em seus produtos, torna-se evidente que a Peach Fuzz é mais do que uma simples cor; é uma expressão visual de conforto, otimismo e conexão.

Sendo assim, incorporar essas cores em seus projetos não é apenas uma questão de estar na moda; é uma estratégia inteligente para manter seus designs relevantes e atraentes. Além disso, estar atento às tendências da Pantone pode ser um diferencial competitivo no mercado criativo.

Dessa forma, adotar as cores do ano em seus projetos é uma maneira eficaz de se manter atualizado e relevante no universo do design e da criatividade.

Entenda o significado da cor, quais sentimentos ela inspira e como ela pode se encaixar no design das suas redes sociais, infoprodutos, identidade visual etc. Por ser uma cor clarinha, combina com várias outras cores!

Então, marketeiro, que tal começar agora a transformar suas estratégias visuais com a calorosa presença da Peach Fuzz? Que 2024 seja um ano repleto de designs que não apenas cativem os olhos, mas também aqueçam os corações.

Com informações de Kimp e VistaPrint

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.