O Facebook anunciou que os tópicos de hashtag em grupos, que foram adicionados em 2019, serão eliminados no próximo mês.
Os administradores de grupos já começaram a ser notificados desde já que essa opção está sendo desativada.
Imagem: Radu Onescu
A desativação dos tópicos de hashtag em grupo no Facebook
De acordo com a explicação da empresa em sua Central de Ajuda:
Tópicos em grupos do Facebook serão removidos em breve. Isso significa que os administradores não poderão adicionar hashtags às postagens de outras pessoas ou gerenciar a lista de hashtags do grupo.
No entanto, qualquer pessoa ainda pode adicionar hashtags às suas próprias postagens de grupo, e selecionar a hashtag mostrará outras postagens do Facebook que usam essa hashtag.
No entanto, esse não é um grande passo. Essa mudança apenas diminui a capacidade de os administradores de grupo categorizarem diferentes discussões na plataforma — o que antes era visto como um jeito de classificar melhor as conversas em grupo.
Por que não deu certo?
A ideia inicial desta função era que os administradores pudessem alocar uma variedade de tópicos definidos para o grupo e os membros pudessem usar essas tags para navegação dentro de cada comunidade.
No entanto, essa não se tornou uma opção popular — até porque requer bastante trabalho do administrador para categorizar cada postagem corretamente.
Assim, como os membros do grupo parecem não estar usando, tampouco os administradores se importando, o melhor a se fazer é retirar a opção.
O Facebook diz que, a partir de 3 de abril, os administradores não poderão mais adicionar tópicos às postagens de grupos de outras pessoas; enquanto, a partir de 3 de maio, os administradores não poderão mais baixar tópicos que adicionaram às postagens de grupos de outras pessoas.
Por que eu devo me importar?
As hashtags sempre foram comuns no Twitter e no Instagram, mas não ganharam tanta popularidade no Facebook.
Embora o próprio Facebook tenha tentado incentivar o uso dessas marcações de tópicos, a aplicação inconsistente por parte dos usuários tornou essa opção pouco confiável.
Como resultado, o Facebook decidiu não dar mais tanta importância às hashtags em seus algoritmos, já que elas não parecem ter tanto impacto na organização e engajamento dos grupos da plataforma.
Você ainda pode usar hashtags no Facebook — toque em uma tag e ela o levará a uma exibição de outras postagens que aplicaram o mesmo —, mas, devido a restrições de privacidade, limites de alcance e vários outros fatores, elas não são tão eficazes como uma ferramenta de descoberta.
O uso das hashtags no Facebook é bom para o marketing?
Quanto à questão de os profissionais de marketing usarem hashtags no Facebook, não há evidências conclusivas que sugiram que elas aumentem significativamente o alcance na plataforma.
É preciso experimentar e avaliar o que funciona melhor para seu público e seus objetivos. No entanto, a última atualização do Facebook reforça o fato de que as hashtags não são uma parte fundamental da experiência do usuário na plataforma.
Assim, pode haver casos em que o uso de hashtags seja útil para sua comunidade. Tudo depende do contexto e do público em questão.
Se seu grupo já estiver usando hashtags relevantes que ajudem a classificar as discussões e permitam que os usuários encontrem os tópicos mais interessantes para eles, isso pode ser benéfico. Mas é importante lembrar que o uso de hashtags não é uma solução mágica e deve ser avaliado caso a caso.
Fonte: Social Media Today