O Google está implementando novas regras para reduzir a quantidade de spam no Gmail. O novo conjunto de requisitos será aplicado a partir de fevereiro de 2024 para aqueles que enviam mais de 5 mil mensagens por dia.
O objetivo da nova política é ter mais controle dos e-mails enviados e conter a disseminação de e-mails desnecessários, tornando a utilização do Gmail mais agradável aos usuários.
As novas medidas não devem ser um problema para quem roda campanhas legítimas no Gmail. No entanto, é importante que os profissionais de marketing se atentem aos detalhes da atualização.
Novos requisitos para remetentes em massa
A partir de fevereiro de 2024, o Gmail exigirá que todos os remetentes em massa (novamente, mais de 5 mil envios por dia):
- Autentiquem seus e-mails: aqueles que enviam volumes significativos devem autenticar seus e-mails seguindo as práticas recomendadas.
- Habilitem o cancelamento fácil da assinatura: de acordo com a empresa “[o usuário] não deveria ter que se esforçar para parar de receber mensagens indesejadas de um determinado remetente de e-mail. Deve demorar um clique.” Sendo assim, os remetentes devem fornecer uma opção de cancelamento de assinatura com um clique. Todos os pedidos de cancelamento de assinatura devem ser processados dentro de dois dias.
- Certifique-se de estar enviando e-mails desejados: Por fim, o Google também imporá um limite claro de taxa de spam que todos os remetentes em massa devem permanecer abaixo, a fim de garantir que os destinatários do Gmail não sejam bombardeados com mensagens indesejadas.
Por que eu devo me importar?
A maioria desses parâmetros é bastante simples e podem ser seguidos por qualquer pessoa que envia e-mails. Embora a última observação sobre as taxas de spam por e-mail possa preocupar aqueles cujas respostas não são muito estáveis.
Pensando além, isso também pode dar margem para que concorrentes tentem interromper a atividade de e-mail, se inscrevendo em uma lista de e-mail e marcando-a como spam para prejudicar a sua reputação. No entanto, é provável que o Google tenha considerado isso e tenha sistemas de detecção para evitar a manipulação desses novos limites.
Por fim, o Google trata essas práticas como uma “higiene básica”. É uma boa iniciativa, que ajudará a limitar o spam de e-mail, que afeta de alguma forma todos os usuários do Gmail. Talvez este seja um passo para economizar o tempo de todos, filtrando mais lixo e capacitando os usuários a banir o que não interessa de sua caixa de entrada.
Para o usuário comum, nada muda. Mas, se você tem uma lista de e-mail com mais de 5.000 destinatários, familiarize-se com esses novos requisitos e tome medidas para atendê-los antes de fevereiro.
O Google também forneceu uma visão geral detalhada da próxima atualização e do que você precisa fazer aqui.
Com informações de Social Media Today