trending topics:

Concorrência pesada! Em resposta ao ChatGPT, Google anuncia seu chat de AI: o Bard

Google apresenta "Bard", sua nova plataforma de Inteligência Artificial para competir com o monstruoso ChatGPT

Finalizamos o ano de 2022 com um discurso do Google de que não iria acelerar lançamentos de Inteligências Artificiais somente pela popularidade do ChatGPT, afinal, eles tinham toda uma reputação para arriscar.

O ano de 2023 iniciou, e o discurso foi mudando para algo como “bem, acho que vamos lançar algumas coisinhas relacionadas à IA este ano, sim”.

Agora, ainda no início de 2023, estamos vendo o primeiro lançamento dos mais de 20 projetos de IA que a empresa prometeu lançar nos próximos meses: o Bard.

 

O que é o Bard? O novo experimento de IA do Google

Bard, o novo experimento de IA da empresa, visa:

Combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem.

O modelo, ou serviço, ou AI chatbot, como você quiser descrevê-lo, foi anunciado em uma postagem do CEO Sundar Pichaio no blog do Google.

Ele observa incisivamente a recentralização da empresa em torno da IA alguns anos atrás, bem como o fato de que o conceito mais influente (o Transformer) foi criado pelos pesquisadores da empresa em 2017.

Pichai escreve:

É um momento realmente empolgante para trabalhar nessas tecnologias, pois traduzimos pesquisas profundas e inovações em produtos que realmente ajudam as pessoas.

O Bard é uma versão “leve” do modelo para fins de teste. Ele usa o próprio LaMDA (modelo de linguagem para aplicativos de diálogo) do Google para alimentar uma IA de conversação que também pode extrair informações da web.

Como exatamente isso acontece não está claro na postagem do blog, mas parece pelo menos se manter mais ou menos atual.

O anúncio diz que:

Bard pode ser uma válvula de escape para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando você a explicar novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento e, em seguida, treinar para desenvolver suas habilidades.

Bard Google
Imagem: Google

“Use o Bard para simplificar tópicos complexos, como explicar novas descobertasdo Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos.”

 


O contexto do lançamento

O Google está anunciando esse meio de pesquisa por chatbot antes mesmo de a Microsoft conseguir implementar o GPT-4 na pesquisa Bing — o que mostra, claramente, uma reposta para ambas as empresas: Microsoft e OpenAI de que o Google não ficará para trás.

 

Os recursos de IA na Pesquisa Google

De acordo com o CEO Sundar Pichaio, em seu comunicado:

Em breve, você verá recursos baseados em IA na Busca que transformam informações complexas e várias perspectivas em formatos fáceis de digerir, para que você possa entender rapidamente o panorama geral e aprender mais na web: seja buscando perspectivas adicionais, como blogs de pessoas que tocam piano e violão ou se aprofundam em um tópico relacionado, como etapas para começar como iniciante. Esses novos recursos de IA começarão a ser lançados na Busca do Google em breve.

Bard Google
Imagem: Google

O Bard, em si, é separado da pesquisa do Google. A captura de tela acima destaca os recursos baseados em IA que serão lançados na Pesquisa Google “em breve” e que são mais parecidos com o que ocorre no ChatGPT.

A empresa não deu muitas outras informações quanto ao Bard. O que gerou perguntas do tipo: isso não é apenas plágio? Os resultados patrocinados ficarão acima ou abaixo e serão incluídos e/ou promovidos dentro da estrutura de IA? Os usuários podem personalizar os resultados ou o processo de rastreamento?

Acreditamos que muitas dessas perguntas serão respondidas no evento de pesquisa e IA do Google que ocorrerá na quarta-feira (8) às 10h30 (horário de Brasília).

Só ficar ligado aqui no Pixeld, que voltamos com mais informações sobre essas novas tecnologias implantadas!

YouTube video

Com informações de TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.