Foi anunciado no evento I/O, do Google, que o seu chatbot Bard está recebendo uma série de novos recursos, incluindo suporte para idiomas adicionais, exportação mais fácil para o Google Docs e Gmail, pesquisa visual e um modo escuro.
Além disso, o Google está prometendo recursos futuros, como geração de imagem de IA da Adobe e integração com serviços da web de terceiros, como Instacart e OpenTable.
A empresa também está removendo a lista de espera para o Bard e tornando o sistema disponível em inglês para 180 países e territórios.
Embora o Brasil ainda não esteja incluído na lista de países atendidos, o anúncio marca uma expansão significativa para a plataforma de chatbot, que compete diretamente com o ChatGPT da Microsoft.
Interações mais visuais com o Google Bard
Para usos mais gerais, o Google está tornando o Bard mais visual, com a capacidade de analisar imagens, oferecer imagens em resultados de consulta e gerar recursos visuais usando IA.
Além disso, o chatbot poderá receber imagens como parte da pergunta, o que permitirá aos usuários explorar sua imaginação de maneiras totalmente novas.
Por exemplo, se você quiser fazer uma brincadeira divertida com uma foto dos seus cachorros, dá para subir a foto e pedir ao Bard para “criar uma legenda engraçada sobre essas duas figuras”.
Para tornar isso possível, o Google está incorporando o poder do Google Lens ao Bard. Isso permitirá que o chatbot analise imagens e sugira legendas criativas em segundos.
Adobe Firefly + Google
O Google diz que em breve também integrará o Firefly, o gerador de imagens AI da Adobe, ao Bard.
Esta integração é notável devido à ênfase dada pela Adobe na natureza “ética” dos dados de treinamento do Firefly, o que levou a críticas e ações judiciais contra outras ferramentas de imagem de IA.
A plataforma também anunciou que essa será a primeira de muitas integrações de terceiros para o Bard, com planos de conectar o sistema diretamente a aplicativos do Google e outros serviços na web.
Embora seja uma adição significativa, é interessante observar que o Google está apenas se mantendo competitivo com seus concorrentes.
Uma vez que a Microsoft adicionou a geração de imagens alimentada pelo sistema DALL-E da OpenAI ao Bing, enquanto a própria OpenAI e a Microsoft estão explorando maneiras de integrar chatbots na web.
A OpenAI já havia anunciado essa funcionalidade para o ChatGPT, apresentando casos de uso do bot para reservar um restaurante ou solicitar uma entrega de supermercado.
O Google está trabalhando em parceria com esses mesmos serviços.
Fonte: The Verge