trending topics:

Tornando a IA mais útil para todos, conheça os projetos anunciados no I/O do Google 2023

O evento I/O do Google, ocorrido nesta quarta-feira, serviu de palco para anunciar vários projetos de IA da empresa, conheça os principais

Ontem (10) ocorreu o evento anual I/O do Google, no qual foram apresentados diversos avanços atuais e futuros para a pesquisa, anúncios do Google, elementos de criação visual e muito mais.

O tema principal deste ano, em 2023, é a inteligência artificial (IA), com o objetivo da empresa de apresentar seus próprios desenvolvimentos e avanços na área de IA generativa.

Sendo assim, conheça os principais anúncios do I/O relacionados aos profissionais de marketing.

 

Uma nova experiência generativa na Busca

Embora o Google tenha estado envolvido em trabalhos com elementos de IA por muitos anos, até o momento eles permaneceram principalmente internos, como parte do back-end da Pesquisa.

No entanto, com a Microsoft investindo na OpenAI e buscando aproveitar a onda da IA generativa, isso, de certa forma, pressionou o Google a seguir o mesmo caminho.

Como resultado, a gigante das buscas agora integrará uma variedade de novas ferramentas de IA generativas diretamente na Pesquisa do Google.

De acordo com a empresa:

Com os novos recursos de IA generativa na Pesquisa, agora estamos reduzindo o trabalho de pesquisa, para que você possa entender um tópico mais rapidamente, descobrir novos pontos de vista e insights e fazer as coisas com mais facilidade.

Vamos fazer uma pergunta como ‘o que é melhor para uma família com crianças menores de 3 anos e um cachorro, Bryce Canyon ou Arches’.

Normalmente, você pode dividir essa pergunta em outras menores, classificar a vasta informação disponível e começar a juntar as coisas por conta própria. Com IA generativa, o Search pode fazer parte desse trabalho pesado para você.

Graças às novas respostas geradas por IA do Google, agora é possível obter respostas personalizadas com base em qualquer consulta, além de poder fazer perguntas para refinar ainda mais essas respostas, simplesmente tocando no botão “Fazer uma pergunta de acompanhamento”.

A integração se assemelha muito à das respostas geradas pelo Bing Chat, que está se tornando cada vez mais popular.

 


O Bard mais global

Além disso, o Google está expandindo o lançamento de sua ferramenta de criação de IA generativa, Bard, para mais regiões.

Ao mesmo tempo, está acrescentando mais capacidade ao Bard para gerar respostas a partir de várias entradas, como, por exemplo, adicionar uma imagem à sua consulta.

 

Aprenda com a experiência de outras pessoas

O Google também está adicionando um novo elemento chamado “Perspectives” aos resultados de pesquisa selecionados, o que fornecerá uma visão mais humana sobre elementos específicos.

Nas próximas semanas, quando você pesquisar algo que possa se beneficiar das experiências de outras pessoas, poderá ver um filtro de Perspectivas no topo dos resultados da pesquisa.

Toque no filtro e você verá exclusivamente vídeos longos e curtos, imagens e postagens escritas que as pessoas compartilharam em fóruns de discussão, sites de perguntas e respostas e plataformas de mídia social.

Também mostraremos mais detalhes sobre os criadores desse conteúdo, como nome, foto de perfil ou informações sobre a popularidade de seu conteúdo.

Parece que o Google tomou nota do aumento do interesse das pessoas em refinar suas consultas de pesquisa e obter informações de pessoas reais ao pesquisar conteúdo.

Como resultado, ele adicionou exemplos da vida real que podem aprofundar o contexto de seus resultados de pesquisa, fornecendo experiências adicionais.

Em relação a isso, há também uma observação importante para os profissionais de marketing:

Também estamos melhorando a forma como classificamos os resultados na Pesquisa em geral, com um foco maior em conteúdo com conhecimento e experiência exclusivos.

No ano passado, lançamos o sistema de conteúdo útil  para mostrar mais conteúdo feito para pessoas e menos conteúdo feito para atrair cliques.

Nos próximos meses, lançaremos uma atualização desse sistema que compreende mais profundamente o conteúdo criado de um ponto de vista pessoal ou especializado, permitindo-nos classificar mais essas informações úteis na Pesquisa.

As perspectivas de pessoas reais podem se tornar um fator de SEO mais importante, portanto, é algo a se considerar ao criar sua biblioteca de conteúdo.

 

Uma nova experiência do Magic Editor em Fotos

Agora, com o Magic Editor, é possível fazer muito mais na edição de fotos, usando compreensão semântica e IA generativa.

O Magic Editor permitirá que você remova elementos indesejados, ajuste a iluminação e até mesmo reposicione pessoas e objetos na imagem.

Esta nova integração de IA no Google Fotos é um avanço significativo no mundo da fotografia.

 

“Ajude-me a escrever” no Gmail

Por fim, outra grande integração é o botão de “ajude-me a escrever” no Gmail.

o “Ajude-me a escrever” usa um modelo generativo mais potente para oferecer um rascunho completo de e-mails com base em comandos simples.

Por exemplo, se você precisa enviar um e-mail solicitando um reembolso total de um voo cancelado, basta digitar o comando e o rascunho completo será gerado automaticamente, incluindo detalhes do voo extraídos do e-mail anterior.

 

Por que eu devo me importar com essas mudanças?

Essas são mudanças significativas que estão ocorrendo na Pesquisa Google, e elas terão um grande impacto em como as pessoas usam a plataforma.

Isso, por sua vez, afetará as marcas que procuram maximizar seu alcance e resposta através da pesquisa.

É importante considerar cuidadosamente cada um desses elementos e como eles podem afetar o processo de pesquisa e a IA generativa no futuro.

Em vez de evitar essas mudanças, é necessário ser proativo em aprender sobre como elas funcionam e como podem influenciar a descoberta.

Para mais informações sobre cada elemento específico dos anúncios do Google I/O, consulte os links acima.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.