trending topics:

Google removerá taxa de rastreamento do Search Console

O Google anunciou que a ferramenta limitadora de taxa de rastreamento do Search Console será desativada a partir do dia 8 de janeiro de 2024

O Google anunciou que, até 8 de janeiro de 2024, descontinuará a ferramenta limitadora de taxa de rastreamento do Search Console.

Segundo o buscador, esse recurso se tornou desnecessário porque a pesquisa melhorou sua “lógica de rastreamento e outras ferramentas disponíveis para os editores”. Confira os detalhes.

 

O que é a ferramenta limitadora de taxa de rastreamento do Search Console

A ferramenta limitadora de taxa de rastreamento foi introduzida no Search Console há quinze anos, em 2008. O objetivo da ferramenta era fornecer aos editores uma maneira de controlar o rastreamento do Googlebot para que não sobrecarregasse o servidor.

Taxa de rastreamento do Google Search Console

Houve um tempo em que alguns editores enfrentavam muito rastreamento, o que poderia fazer com que o servidor não conseguisse enviar páginas da web aos usuários. Assim, muitas pessoas reclamaram e o Google finalmente lançou a ferramenta.

O impacto dela foi fornecer dados ao Google. De acordo com a empresa, as solicitações para limitar o rastreamento normalmente demoravam cerca de um dia para entrar em vigor e permaneceram em vigor por 90 dias.

 


Por que o Google está removendo a ferramenta limitadora de taxa?

O anúncio afirmou que os algoritmos de rastreamento atingiram um estado em que o Googlebot pode detectar automaticamente quando um servidor está atingindo a capacidade máxima e tomar medidas imediatas para diminuir a taxa de rastreamento.

Além disso, o Google afirmou que a ferramenta raramente era usada e, quando era usada, a taxa de rastreamento era geralmente definida para a configuração mais baixa.

Sendo assim, no futuro, a taxa mínima de rastreamento será, por padrão, definida para uma taxa mais baixa, semelhante à que os editores tendem a solicitar.

De acordo com o anúncio:

Com a descontinuação da ferramenta limitador de rastreamento, também estamos definindo a velocidade mínima de rastreamento para uma taxa mais baixa, comparável aos antigos limites de taxa de rastreamento.

Isso significa que continuamos respeitando efetivamente as configurações que alguns proprietários de sites definiram no passado se o interesse de pesquisa for baixo e nossos rastreadores não desperdiçarem a largura de banda do site.

 

Tornando o Search Console menos complexo

Por fim, a remoção da ferramenta torna o Search Console mais fácil de usar. Afinal, ele se torna menos confuso sem ferramentas que raramente são usadas. Isso, por sua vez, deve melhorar a experiência do usuário na plataforma.

Os editores que continuarem a ter problemas com a taxa de rastreamento do Googlebot ainda poderão usar o formulário de relatório do Googlebot para enviar feedback ao Google.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.