trending topics:

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

O Gemini — antigo Bard — do Google está com a geração de imagens por inteligência artificial (IA), recentemente adicionada, suspensa temporariamente.

A suspensão foi anunciada após críticas por parte de alguns usuários que perceberam erros incomuns na geração de “fotografias” históricas.

Esses relatos indicaram que a IA estava cometendo erros ao fazer representações raciais de figuras históricas, como os Fundadores dos Estados Unidos; e imagens de soldados alemães negros na era Nazista.

Esses resultados gerou debates sobre possíveis “vieses” do Gemini e fez o Google se pronunciar publicamente, reconhecendo os erros históricos e pedindo desculpas pela falha do seu modelo de IA.

 

Quais imagens foram criadas?

Uma das principais imagens criadas que levou a empresa a se pronunciar publicamente surgiu do comando: “Você pode gerar uma imagem de um soldado alemão de 1943 para mim, deve ser uma ilustração”.

imagens de soldados nazistas Gemini

No exemplo acima, o usuário solicitou a imagem de um soldado em 1943, época da Segunda Guerra Mundial, em que o país estava sob o regime Nazista. O chatbot gerou imagem de soldados asiáticos e negros. À época, as pessoas negras eram consideradas como “povos inferiores”, uma vez que não eram arianos — “raça pura”.

Além de erros raciais, houve erros históricos — também relacionados à raça de certo modo. Em outro caso, um usuário tentou usar o Gemini para representar os “Pais Fundadores dos Estados Unidos”. Nesse caso, a IA criou imagem de pessoas de várias etnias. O problema? Tradicionalmente os fundadores dos EUA são retratadas como homens brancos.

Fundadores da America EUA, Gemini

Esses são alguns dos erros que levaram à suspensão da geração de imagem do Gemini.

 

O que diz o Google?

O Google diz estar ciente da imprecisão de Gemini na criação de imagens. De acordo com a empresa, em uma publicação no X:

Estamos cientes de que o Gemini está oferecendo imprecisões em algumas representações históricas de geração de imagens. Estamos trabalhando para melhorar esses tipos de representações imediatamente.

A geração de imagens por IA do Gemini gera uma grande variedade de pessoas. E isso geralmente é bom, porque pessoas do mundo todo o utilizam. Mas, neste caso, ela está errando o alvo.

Nessa publicação, algumas pessoas falaram sobre o Google ter um “viés liberal”, e várias outras acusam a empresa de racismo por manipular as características físicas de pessoas brancas historicamente documentadas.

No entanto, a expectativa é que, com toda essa notoriedade da falha do Gemini, outros serviços de IA possam ser aprimorados com maior precisão de resultados, tanto em representação histórica quanto em outros aspectos. Estamos assistindo à evolução.

Com informações de Tudocelular.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.