Google lança Gemini, novo modelo de IA que compete com o ChatGPT

O chatbot de IA do Google, Bard, recebeu uma grande atualização com Gemini, o modelo de IA de próxima geração do Google

Google Bard, o chatbot de inteligência artificial (IA) generativo da empresa e rival do ChatGPT, está recebendo hoje uma atualização que, segundo a empresa, aumentará significativamente seus recursos.

A empresa diz que o Bard agora será alimentado pelo Gemini, o mais novo e avançado modelo de IA do Google, dando ao chatbot raciocínio, planejamento, compreensão e outros recursos mais avançados.

Gemini vem em três tamanhos, Ultra, Pro e Nano, permitindo que ele seja executado em qualquer coisa, desde dispositivos móveis até data centers.

 

Lançamento em fases

O lançamento de Gemini para Bard ocorrerá em duas fases. Inicialmente, o Bard será atualizado com uma versão especificamente ajustada do Gemini Pro. No próximo ano, o Google apresentará o Bard Advanced, que dará aos usuários acesso ao melhor modelo de IA, começando pelo Gemini Ultra.

A versão do Bard with Gemini Pro estará disponível primeiro em inglês em mais de 170 países e territórios em todo o mundo, com mais idiomas e países, incluindo o Brasil, que já está disponível.

O Gemini Pro primeiro alimentará prompts baseados em texto no Bard para começar, disse Hsiao, mas se expandirá para suporte multimodal – ou seja, textos e imagens ou outras modalidades – nos próximos meses.

Em 2024, será lançado o Bard Advanced, que será uma nova experiência alimentada pelo modelo mais capaz da Gemini. Com o Gemini Ultra, como é chamado, a IA pode compreender e atuar sobre diferentes tipos de informações, incluindo texto, imagens, áudio, vídeo e código, e possui capacidades de raciocínio multimodal. O Gemini Ultra também pode compreender, explicar e gerar código de alta qualidade em linguagens de programação populares, diz o Google, além de compreender conteúdo de áudio e vídeo. Essa atualização parece ser a que devemos esperar, nesse caso.

A empresa afirma que lançará um programa de teste confiável para o Bard Advanced antes de abri-lo de forma mais ampla aos usuários no início do próximo ano. Além disso, o Google submeterá o Bard Advanced a verificações de segurança adicionais antes de seu lançamento.

 


O modelo irá ultrapassar o ChatGPT?

Antes de ser lançado ao público, o Gemini Pro passou por uma série de benchmarks padrão da indústria e, em seis dos oito desses benchmarks, o Gemini superou o GPT-3.5, diz o Google.

Isso inclui melhor desempenho em MMLU ou tarefas massivas de compreensão de linguagem multitarefa, que é um dos principais padrões para medir grandes modelos de IA. Também teve desempenho superior no GSM8K, que mede o raciocínio matemático do ensino fundamental. No entanto, o GPT-3.5 tem mais de um ano, o que faz com que este lançamento pareça mais uma atualização do que um desempenho superior.

As melhorias tornarão Bard mais capaz em termos de compreensão e resumo de conteúdo, raciocínio, brainstorming, redação e planejamento, observa a empresa. “Esta é a maior melhoria de qualidade do Bard desde que lançamos”, disse Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral de Assistant e Bard do Google, ao apresentar a atualização do Bard em uma coletiva de imprensa.

YouTube video

A atualização segue uma série de outras melhorias no Bard, desde sua estreia há apenas oito meses. Nos últimos meses, a experiência de IA foi aprimorada com recursos como a capacidade de responder perguntas sobre vídeos do YouTube, bem como acessar os aplicativos do Google dos usuários. Ele também pode verificar suas respostas para ajudar a determinar se a IA está “alucinando” – isto é, quando fornece uma resposta baseada em informações falsas.

“Agora, com o Gemini, estamos um passo mais perto de trazer a você o melhor colaborador de IA do mundo”, observou Hsiao. Isso pelo menos parece mais honesto, pois é uma admissão de que Bard ainda não chegou lá.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.