trending topics:

John Mueller, do Google, dá dicas práticas para simplificar a estrutura do seu site

Saiba por que a mudança de subdiretórios não é recomendada e os benefícios de especificar a página inicial raiz como x-default

Antes de fazer quaisquer mudanças na estrutura do seu site, é importante considerar como isso pode afetar a classificação nas pesquisas e a experiência do usuário.

John Mueller, o líder de pesquisa do Google, recentemente compartilhou conselhos valiosos sobre esse assunto em um tópico no Reddit.

Com as recomendações de Mueller, é possível aprender como simplificar a estrutura do seu site sem comprometer o SEO.

Continue lendo para descobrir mais sobre os conselhos de Mueller e como eles podem ajudá-lo a atingir suas metas de simplificação do site.

 

Remover subdiretórios – boa ou má ideia?

Um usuário do Reddit perguntou sobre simplificar a estrutura do site retirando os subdiretórios /fr e /de.

Em vez disso, eles direcionariam todo o tráfego europeu para o subdiretório /eu.

Eles perguntam se é uma boa ou má ideia e buscam informações sobre seu impacto no SEO e nas classificações.

 

Recomendação de Mueller

Mueller aconselha a não retirar os subdiretórios e mudar tudo para /eu, dizendo que é muito trabalho sem nada a ganhar.

Em vez disso, ele sugere mover “/” (en-us) para uma pasta “/us”, que permite uma separação mais precisa das partes. Dessa forma, “/” é todo americano, “/pt/”* é todo português e assim por diante.

Além disso, ele recomenda adicionar hreflang em todas as páginas, não apenas nas seções, nas páginas que ficam mais confusas com os visitantes do país errado.

Minha recomendação seria não mudar /de & /fr para /eu/de ou /eu/fr. Não há nenhuma vantagem de SEO que você obteria com isso, e mudanças de site como essa dão muito trabalho.

No mínimo, posso considerar mover “/ ” (en-us) para uma pasta “/us”. Dessa forma, você terá uma separação mais clara das partes (“/us/ ” é tudo americano, “/fr/*” é tudo francês, etc). Isso tornaria o rastreamento um pouco mais fácil e facilitaria a compreensão das seções pelos mecanismos de pesquisa (em vez de mover /fr para /eu/fr, o que tornaria ainda mais difícil entender as seções).

Além disso, hreflang é por página, então você faria isso em todas as páginas. Você mencionou isso como seções, e talvez já esteja fazendo isso corretamente, então isso é apenas para completar.

Se você não estiver fazendo isso em todas as páginas, eu consideraria verificar suas estatísticas para as páginas que ficam mais confusas (visitantes do país errado) e, pelo menos, adicioná-las lá. Provavelmente, esta é principalmente a sua página inicial, então, se você está apenas fazendo isso lá, provavelmente já está obtendo muito do valor de hreflang.

 


A importância do X-Default

Mueller destaca a importância do x-default, especialmente ao fazer redirecionamentos geo-IP.

Seu conselho é certificar-se de que a página inicial raiz redirecione para a versão apropriada e que seja especificada como o x-default para o conjunto de páginas iniciais.

Sem fazer isso, para o Google, pode parecer que a página inicial raiz é uma página separada das outras.

Definir a página inicial raiz como o x-default evitará esse problema e permitirá que o Google a veja como padrão para países específicos.

E … se você fizer qualquer uma dessas coisas e redirecionar automaticamente “/” (apenas a página inicial raiz) para a versão apropriada, certifique-se de que seja especificado como x-default para o conjunto de páginas iniciais. Sem fazer isso, para o Google pode parecer que “/” é uma página separada das outras.

(edite para elaborar apenas a última parte… – isso é especificamente se você tiver /us para os EUA e fizer redirecionamentos geo-IP, o que geralmente não recomendo)

Se para usuários dos EUA, “/” (apenas essa página) redireciona para “/us”, E você tem hreflang em /us, /fr com x-default atribuído a /us, o que pode acontecer é que o Google vê “/” como sendo uma página em inglês, também reconhece /us, /fr como páginas separadas e, em seguida, mostra “/” e “/(um dos outros” nos resultados da pesquisa. Você pode evitar isso definindo “/” como x-default (mesmo que redirecione). Então, o Google verá “/” como o padrão “/us” para os EUA, “/fr” para a França.

Isso também significa que você não pode ter “/eu” como x-default (só pode haver um #highlander #xdefault ), mas você ainda pode usá-lo especificando-o como hreflang para vários países comuns (você pode especificar vários países por URL). Então, no final, você teria “/” = x-default, “/us” para os EUA, “/fr” para a França, “/eu” para vários países e redirecionar de “/” para a melhor versão .

Tudo isso é apenas para a página inicial, eu não faria isso para nenhuma das outras páginas do site porque é muito complexo e difícil de gerenciar e porque a página inicial é provavelmente a página que obtém mais impressões de pesquisa.

 

Mais sobre redirecionamentos geográficos

Mueller recomenda o uso de redirecionamentos geográficos apenas na página inicial principal do site e não em outras páginas.

Isso simplifica o processo para usuários que digitam o nome do domínio para encontrar a versão mais relevante para sua localização e permite que eles alternem facilmente para outra versão do site de um país diferente.

Embora existam opções alternativas, como mudar dinamicamente o idioma da página inicial, essa abordagem pode adicionar mais complexidade ao site.

Um seletor de país na página inicial é outra opção, mas pode afetar negativamente a usabilidade, especialmente se houver muitos países para escolher.

 

Por que eu devo me importar?

Simplificar a estrutura do seu site é crucial para melhorar a usabilidade, a navegabilidade e a experiência do usuário.

Uma estrutura simplificada permite que os usuários encontrem o que procuram com mais facilidade, aumentando a probabilidade de permanecerem no site por mais tempo e de retornarem no futuro.

Além disso, um site bem organizado e fácil de usar pode ajudar a melhorar o SEO, tornando-o mais fácil de ser rastreado pelos motores de busca e, assim, aumentando sua visibilidade nos resultados das pesquisas.

Portanto, simplificar a estrutura do seu site é um passo importante para melhorar a usabilidade e a eficácia do seu site, tanto para usuários quanto para motores de busca, e as dicas de Jhon Mueller podem ajudar bastante nessa missão.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.