trending topics:

É correto publicar conteúdo cruzado em plataformas diferentes?

Será que é possível postar o mesmo conteúdo em várias plataformas? Conheça as estratégias da postagem cruzada e como utilizá-las

Você produz conteúdo, vídeos verticais para o TikTok. No entanto, começa a ver que o Instagram está oferecendo boas oportunidades; e o Shorts está aumentando expressivamente o número de usuários, existe também o Kwai… e agora, como que você estará presente em todas as redes?

É difícil mesmo acompanhar todos os vários canais de mídia social, principalmente se você tiver um pequeno negócio. E é aqui que entra a postagem cruzada, ou seja, nem sempre é necessário criar conteúdo exclusivo para cada um dos seus diversos canais.

A postagem cruzada é uma forma de reutilizar o mesmo conteúdo em várias plataformas, e pode ajudar especialmente as pequenas empresas que ainda não têm como investir na produção de mais conteúdo. Mas, como acontece com todas as estratégias de marketing, a postagem cruzada deve ser feita de forma estratégica para aproveitá-la ao máximo.

Sendo assim, vamos abordar as práticas recomendadas ao fazer postagens cruzadas nas contas de mídia social da sua marca.

 

O que é postagem cruzada?

Postagem cruzada é quando você compartilha o mesmo conteúdo em várias plataformas. Isso pode ser feito em um espectro, por exemplo, você pode postar conteúdo idêntico em todas as suas contas ou pode alterá-lo um pouco — seja atualizando ligeiramente a legenda, a imagem ou o vídeo — mas de qualquer forma, a ideia é que você reutilize cada postagem mais de uma vez.

A postagem cruzada é algo que recomendamos absolutamente que as marcas aproveitem, mas como acontece com todas as coisas, é importante ser estratégico.

Você se esforça muito para garantir que suas postagens nas redes sociais sejam de primeira linha, por isso faz sentido obter o máximo de cada postagem, maximizando seu uso. Embora existam muitas maneiras diferentes de fazer postagens cruzadas, aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de implementar a estratégia em seu plano de marketing.

 


Por que você deveria fazer postagens cruzadas?

Quando você está criando uma nova mídia — seja compondo o tweet perfeito, gravando um TikTok engraçado ou tirando a foto perfeita — você provavelmente está fazendo isso com a esperança de que isso empolgue seu público e gere conexão. A postagem cruzada permite que você compartilhe esse mesmo conteúdo em todos os seus principais canais de marketing. Aqui estão alguns dos benefícios que você pode obter ao fazer isso.

 

Alcançar mais seu público

Existem diferentes grupos de pessoas em diferentes redes sociais. Um relatório de 2020 do AudienceProject descobriu que 36% e 35% das pessoas usam o Instagram e o Twitter, respectivamente, para seguir marcas, enquanto 24% das pessoas usam o Pinterest para o mesmo propósito e 18% afirmaram que usaram o Facebook para acompanhar os negócios.

Embora algumas plataformas possam ser mais populares do que outras, é provável que seus clientes sigam sua marca em vários canais, embora isso não signifique que estejam vendo a postagem.

Ao publicar conteúdo em todas as suas plataformas sociais ativas, você pode garantir que está cobrindo suas bases e realmente alcançando seu público. Essa repetição cuidadosa pode ajudar sua mensagem a ser transmitida aos clientes.

 

Economizar tempo

O maior benefício da postagem cruzada é que você pode economizar tempo postando em vários canais, em vez de criar conteúdo exclusivo para cada canal. É claro que há desvantagens nisso (nas quais abordaremos), mas para as pessoas ocupadas gerenciando várias contas de mídia social, o valor de economizar tempo nunca pode ser enfatizado o suficiente.

 

O que observar ao fazer postagem cruzada

Embora a postagem cruzada seja uma estratégia boa para adicionar ao kit de ferramentas de cada marca, pode haver algumas desvantagens naturais ao usar o método.

 

Cada plataforma é única

Às vezes, repassar conteúdo em todos os seus canais de mídia social não será o caminho mais eficaz. Cada plataforma tem seu próprio estilo, o que significa que algum conteúdo pode não funcionar tão bem nela.

Por exemplo, embora o Instagram e o TikTok sejam plataformas de vídeo, o TikTok tende a ter uma sensação improvisada e geralmente é mais autêntico do que os Reels. Da mesma forma, os TikToks certamente podem ser postados no Linkedin como postagens de vídeo, mas podem não ter um desempenho tão bom, já que o site é dedicado a networking e atualizações da empresa.

 

Os detalhes são fundamentais

Ao fazer postagens cruzadas em canais diferentes, certifique-se de ajustar as postagens para se adequarem a cada plataforma.

Por exemplo, você pode fazer referência ao seu “link na biografia” ao postar uma foto no Instagram, mas não em outras plataformas. Esses pequenos detalhes ajudam a personalizar as postagens para cada plataforma e ajudam a postagem cruzada a ser uma estratégia de maior sucesso.

 

Seu público pode ficar cansado com conteúdo repetido

Se alguém atualiza seu feed nas redes sociais, faz isso com o objetivo específico de ver algo novo em sua linha do tempo. O problema com a postagem cruzada, então, é que seu público pode ficar entediado de ver o mesmo conteúdo que já viu em outro lugar.

Embora a repetição seja uma ferramenta importante no marketing, muito dela pode frustrar a sua comunidade.

 

Quando é permitido fazer postagens cruzadas nas redes sociais?

Muitas vezes a postagem cruzada será a melhor opção para as páginas de mídia social da sua marca. Quer você tenha uma atualização importante para compartilhar rapidamente ou esteja com pouco tempo, a postagem cruzada pode ser uma adição sólida à sua estratégia social.

 

Quando é melhor criar conteúdo original para cada plataforma?

A postagem cruzada provavelmente será uma estratégia na qual você confia frequentemente para sua pequena empresa, mas há momentos em que pode ser melhor criar conteúdo novo e original para cada plataforma de mídia social.

 

Quando a mensagem é especialmente importante

Sempre que você anunciar grandes novidades sobre o seu negócio, é melhor criar conteúdo personalizado e adaptado a cada plataforma. Dessa forma, sua mensagem terá repercussão especial em cada um de seus públicos, e você não precisa se preocupar com a possibilidade de essas informações se perderem na confusão.

Se você postar essas notícias em seus feeds sem remixar as postagens, há uma chance de que esse conteúdo não se destaque em cada plataforma, o que significa que alguns espectadores podem perder a atualização. No entanto, se você criou conteúdo novo e especial para cada plataforma, é mais provável que ele tenha um bom desempenho e alcance mais pessoas.

 

Se você está tentando aumentar o número de seguidores em uma plataforma específica

Uma desvantagem da postagem cruzada que já mencionamos é que você pode compartilhar postagens que não terão um bom desempenho em determinadas plataformas se não forem personalizadas o suficiente. Se você está tentando expandir seu alcance nas mídias sociais em um determinado site, é melhor criar conteúdo que prospere nesse canal específico.

Aqui no Pixeld, por exemplo, focamos bastante no nosso Instagram — não nos segue ainda por quê?. Assim, os vídeos são feitos voltados para lá. Isso não quer dizer que não reutilizemos no TikTok (porque reutilizamos), mas somente que o nosso foco maior está no Instagram.

 

Como personalizar com sucesso durante a postagem cruzada

Criar conteúdo original para cada plataforma pode parecer assustador no início, mas não precisa ser assim. Por exemplo,  Ambitious Kitchen — um blog de culinária e culinária norte-americano — adapta a maneira como publica suas receitas em todos os quatro canais de mídia social: Pinterest, Facebook, Instagram e TikTok.

O bom é que, embora a marca mude as coisas para cada plataforma, eles reutilizaram as mesmas fotos e vídeos, o que significa que não precisaram começar do zero para cada postagem.

Este foi o Reels que postaram no Instagram:

E então eles postaram um pequeno vídeo do TikTok que apresenta uma nova narração criada especificamente para a plataforma.

@ambitiouskitchen

have you ever roasted cherries? omgggg. #cherryseason #appetizer

♬ Sunroof – Nicky Youre & dazy

E no Facebook, a marca simplesmente postou uma foto da receita.

Eles então carregaram vários pins de histórias e incluíram legendas curtas no Pinterest para orientar os seguidores na receita.

Portanto, eles personalizaram a postagem com sucesso para cada plataforma e, ao mesmo tempo, promoveram a mesma receita.

É bom notar que em cada plataforma além do TikTok, Monique, a criadora da marca, compartilhou o link para a receita completa em seu blog, direcionando ainda mais o tráfego para seu site.

 

Esteja em mais lugares em menos tempo

A postagem cruzada pode ser uma ótima estratégia para a maioria dos negócios, principalmente os pequenos negócios. Afinal, você economiza tempo, garante mais visibilidade e pode manter todos os seus canais sociais consistentes.

No entanto, lembre-se de que, para anúncios especiais ou estratégias específicas, é sempre uma boa ideia ir além e criar conteúdo exclusivo para cada canal.

Fonte: Buffer

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.