Já faz um tempo desde que fomos apresentados ao poder das inteligência artificial generativa por meio do ChatGPT. No entanto, tudo ainda é muito recente, claro, e ainda estamos aprendendo como utilizar da melhor forma possível.
Comprovadamente as IAs em geral são grandes auxiliadoras no trabalho, seja para anúncios, imagens e também redações. Neste caso, inclusive, já é comprovado que o ChatGPT pode aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas de redação em até 40%.
Dessa forma, seja você um novato curioso ou um usuário experiente, é sempre bom entender as formas de utilizar a IA ao seu favor. Afinal, compreender como usar essas instruções é a chave para obter respostas sob medida e aproveitar ao máximo essa incrível tecnologia.
Sendo assim, neste artigo vamos explorar vários tipos de prompts — os comandos que você dá ao chatbot — que você pode usar com o ChatGPT, e como cada um deles pode ajudá-lo a obter resultados precisos e úteis.
Tipos de prompts para utilizar no ChatGPT
1. Comandos abertos
Esse tipo de prompt é o mais fácil de usar caso você seja iniciante. Isso porque se resume a fazer uma pergunta geral, uma pergunta aberta.
Por exemplo:
Faça uma copy para eu promover o [produto/serviço].
No entanto, não é o tipo de comando que te dará retornos bons e específicos. São ótimos para te dar um norte de por onde começar.
2. Comandos de “Aja como”
Nesse tipo de prompt, você pede para que o ChatGPT aja como um determinado profissional, pessoa, personalidade. Isso influenciará todas as respostas dele naquele chat, até que você peça que ele pare ou mude. Por exemplo:
Aja como um consultor de marketing sênior.
Aja como se fosse o CEO da Apple.
Pedir esse comportamento, pode te ajudar a pensar por outra ótica. Simular o pensamento de outras pessoas — principalmente personalidades relacionadas ao seu trabalho — pode te fornecer novas perspectivas.
3. Comandos de múltipla escolha
Esses tipos de prompts fornecem um conjunto de opções para o ChatGPT escolher. Exemplo:
Qual das mensagens abaixo você prefere? [Mensagem 1] [Mensagem 2].
Qual é a melhor opção, [A] ou [B]?
4. Comandos de preenchimento de lacunas
Nesses tipos de prompts você pode inserir informações específicas em uma frase ou pergunta. Exemplo:
Minha empresa oferece [produto/serviço] para ajudar os clientes a [atingir objetivo/benefício]. Crie uma copy para colocar no nosso site.
Consegue perceber que este comando já é muito mais bem elaborado do que o primeiro. Logo, te dará mais informações do que aquele.
5. Comandos de sim/não
Esses tipos de prompts exigem que o ChatGPT responda com um simples “sim” ou “não”.
Você acha que [indústria/nicho] está se tornando mais popular?
6. Comandos de classificação
Aqui você vai exigir que o ChatGPT classifique um conjunto de itens em ordem de preferência ou importância. Por exemplo:
Classifique estes [produtos/serviços/itens] do mais ao menos popular.
Qual [produto/serviço] você acha que é o mais valioso para os clientes?
7. Comandos de cenário
Esses tipos de prompts exigem que o ChatGPT forneça uma resposta com base em um cenário ou situação específica. Exemplos:
O que você faria se um cliente reclamasse sobre [problema]
Como você lidaria com uma situação em que [problema] surgisse?
Esses prompts são ideais na hora de tomada de decisão, pois fornece uma gama de ideias lógicas de “para onde ir”.
8. Comandos comparativos
Com esses prompts, você exige que o ChatGPT compare ou contraste dois ou mais itens.
Quais são as diferenças entre [produto A] e [produto B]?
Claro que, no caso do prompt acima, você deve ter especificado o produto para que o ChatGPT saiba do que você está falando — se você não paga a assinatura Plus, a sua base de dados é até janeiro de 2022.
9. Comandos de previsão
Esses prompts exigem que o ChatGPT faça uma previsão ou previsão sobre um eventoClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... ou tendência futura.
O que você acha que será a maior [tendência/problema] na [indústria/nicho] nos próximos 5 anos?
10. Comandos explicativos
Esses tipos de prompts são ótimos para facilitar o seu processo de pesquisa, uma vez que rapidamente você obtém uma “aula” sobre algum conceito ou processo.
Você pode, inclusive, pedir para ele te explicar algo difícil de maneira simples — ótimo para entender assuntos mais complexos:
Você pode explicar o [termo técnico] em termos simples?
Só se lembre de checar as informações, porque, por melhor que o ChatGPT seja, ele pode ser bem lunático a depender do assunto.
11. Comandos de opinião
Esses tipos de prompts exigem que o ChatGPT forneça uma opinião ou perspectiva sobre um tópico.
Qual é a sua opinião sobre [tópico controverso]?
12. Comandos de desafio
Esses prompts exigem que o ChatGPT responda a um desafio ou problema específico. Ou seja, te ajuda a resolvê-los de maneira lógica. Por exemplo:
Como posso melhorar a [taxa de conversão/vendas] do meu site?
13. Comandos de história
Esses tipos de prompts exigem que o ChatGPT crie uma história baseada em um tópico ou palavra-chave específica. Exemplos**:**
Crie uma história sobre um [personagem/universo] de ficção científica.
Conte uma história sobre um [problema/pesadelo] que você já teve.
Lembra que falamos sobre o ChatGPT ser lunático? Essas alucinações são ótimas para esse tipo de comando, pois ele pode ser bem criativo.
Agora é só ver quais tipos de comando mais se encaixa na sua necessidade e aproveitar o “Ctrl + C” “Ctrl + V” nos prompts que deixamos no artigo.