trending topics:

Seguindo os passos da Microsoft, Google experimenta respostas de IA generativa na Pesquisa

Na mesma linha do Bing Chat, da Microsoft, o Google está experimentando um novo modo de conversa com IA na Pesquisa

Durante sua conferência anual de desenvolvedores I/O, o Google anunciou uma nova ferramenta alimentada por IA generativa para sua Pesquisa, o modo de conversação experimental.

Essa nova tecnologia permitirá criar novas formas de fazer perguntas à Pesquisa do Google, bem como transformar a organização das informações para facilitar a compreensão do usuário.

No entanto, apesar de ser uma novidade empolgante, o Google está relativamente atrasado na implementação da tecnologia em sua busca em comparação com a Microsoft, que já introduziu o ChatGPT às buscas no Bing desde fevereiro deste ano.

Ainda assim, a empresa disse que, em vez de lançar o recurso imediatamente, abrirá uma lista de espera em um novo programa experimental chamado Search Labs.

 

A busca ainda melhor

Com as novas funcionalidades de IA generativa, a Busca do Google oferecerá uma experiência ainda mais completa e eficiente para pesquisas complexas.

Em vez de ter que dividir uma pergunta em várias buscas menores, a IA será capaz de reunir todas as informações relevantes para a pergunta em uma resposta única.

Por exemplo, ao perguntar sobre o melhor destino turístico para uma família com filhos pequenos e um cachorro, a Busca pode fornecer informações sobre parques nacionais que possuem trilhas para caminhadas amigáveis para crianças e animais de estimação, com opções de hospedagem adequadas para a família.

A experiência será exatamente a de um chatbot de inteligência artificial, mas integrado à Pesquisa Google.

 


Compras mais fáceis e simples

A experiência também será integrada ao Google Shopping e foi projetada para conectar rapidamente os usuários com informações úteis online.

Por exemplo, ao procurar por uma bicicleta nova, a experiência fornecerá uma visão geral dos fatores notáveis a serem considerados e exibirá produtos que se encaixam em sua busca.

Você também pode fazer perguntas de acompanhamento ou selecionar sugestões de próximos passos para refinar ainda mais a sua busca.

Por exemplo, se você quiser saber se a bicicleta está disponível em outras cores, a Pesquisa entenderá sua intenção e sugerirá bicicletas que atendam a essas especificações.

De acordo com o Google, a nova experiência de compra é baseada no Shopping Graph, que é um banco de dados com mais de 35 bilhões de listagens de produtos.

O experimento é chamado de Search Generative Experience (SGE) e será disponibilizado em caráter experimental nos EUA através do Google Labs nas próximas semanas


A implementação dos novos recursos generativos de IA na Pesquisa tem como objetivo tornar a pesquisa ainda mais simples para os usuários, permitindo que eles entendam tópicos com mais rapidez, descubram novos pontos de vista e insights e realizem tarefas com maior facilidade.

Apesar desses aprimoramentos, os anúncios de pesquisa continuarão aparecendo em locais designados na página de resultados, mas o Google assegura que eles serão claramente diferenciados dos resultados de pesquisa orgânica.

Confira o anúncio oficial da novidade:

YouTube video

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.