Durante sua conferência anual de desenvolvedores I/O, o Google anunciou uma nova ferramenta alimentada por IA generativa para sua Pesquisa, o modo de conversação experimental.
Essa nova tecnologia permitirá criar novas formas de fazer perguntas à Pesquisa do Google, bem como transformar a organização das informações para facilitar a compreensão do usuário.
No entanto, apesar de ser uma novidade empolgante, o Google está relativamente atrasado na implementação da tecnologia em sua busca em comparação com a Microsoft, que já introduziu o ChatGPT às buscas no Bing desde fevereiro deste ano.
Ainda assim, a empresa disse que, em vez de lançar o recurso imediatamente, abrirá uma lista de espera em um novo programa experimental chamado Search Labs.
A busca ainda melhor
Com as novas funcionalidades de IA generativa, a Busca do Google oferecerá uma experiência ainda mais completa e eficiente para pesquisas complexas.
Em vez de ter que dividir uma pergunta em várias buscas menores, a IA será capaz de reunir todas as informações relevantes para a pergunta em uma resposta única.
Por exemplo, ao perguntar sobre o melhor destino turístico para uma família com filhos pequenos e um cachorro, a Busca pode fornecer informações sobre parques nacionais que possuem trilhas para caminhadas amigáveis para crianças e animais de estimação, com opções de hospedagem adequadas para a família.
A experiência será exatamente a de um chatbot de inteligência artificial, mas integrado à Pesquisa Google.
Compras mais fáceis e simples
A experiência também será integrada ao Google Shopping e foi projetada para conectar rapidamente os usuários com informações úteis online.
Por exemplo, ao procurar por uma bicicleta nova, a experiência fornecerá uma visão geral dos fatores notáveis a serem considerados e exibirá produtos que se encaixam em sua busca.
Você também pode fazer perguntas de acompanhamento ou selecionar sugestões de próximos passos para refinar ainda mais a sua busca.
Por exemplo, se você quiser saber se a bicicleta está disponível em outras cores, a Pesquisa entenderá sua intenção e sugerirá bicicletas que atendam a essas especificações.
De acordo com o Google, a nova experiência de compra é baseada no Shopping Graph, que é um banco de dados com mais de 35 bilhões de listagens de produtos.
O experimento é chamado de Search Generative Experience (SGE) e será disponibilizado em caráter experimental nos EUA através do Google Labs nas próximas semanas
A implementação dos novos recursos generativos de IA na Pesquisa tem como objetivo tornar a pesquisa ainda mais simples para os usuários, permitindo que eles entendam tópicos com mais rapidez, descubram novos pontos de vista e insights e realizem tarefas com maior facilidade.
Apesar desses aprimoramentos, os anúncios de pesquisa continuarão aparecendo em locais designados na página de resultados, mas o Google assegura que eles serão claramente diferenciados dos resultados de pesquisa orgânica.
Confira o anúncio oficial da novidade:
Fonte: TechCrunch