O Threads iniciou com um sucesso estrondoso nas primeiras semanas de lançamento, quebrando recordes, surfando na onda do hype e cheio de promessas de melhorias e evolução a todos os que gostariam de parar de usar o Twitter — agora X.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Pixeld News 🔴 Notícias do Mkt Digital (@pixeld.news)
No entanto, com a rapidez que o aplicativo de texto da Meta escalou, também está declinando. Estudos apontam que o Threads registrou queda de quase 80% no número de usuários ativos nas últimas três semanas.
Dados da SimilarWeb, analisados pelo Financial Times, mostram que o número de usuários do aplicativo Android caiu de 49 milhões para 11 milhões em um pouco mais de 20 dias.
Há pouco mais de um mês, essa queda não era prevista, uma vez que a plataforma criada pela Meta já chegou a registrar quase 50 milhões de usuários diários nos primeiros dias de lançamento.
Threads vs. Twitter
Quando o Threads foi lançado, a comparação dele com o Twitter era inevitável, uma vez que ambas as redes sociais são voltadas para comunicação via textos breves.
Logo começaram os burburinhos sobre a possibilidade de a rede social da Meta substituir a, então, rede do passarinho.
No entanto, para efeito de comparação, o Twitter tinha, no começo de julho, entre 107 e 109 milhões de usuários ativos no Android. E, enquanto o número de usuários do Threads diminuiu, o do Twitter aumentou para 108 e 114 milhões, de acordo com a SimilarWeb.
Ou seja, parece que Elon Musk ainda está à frente com o antigo Twitter e sua nova marca.
Quanto ao Threads, a própria Meta já sabia que era um investimento arriscado. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, havia dito isso em uma entrevista ao The Verge:
Nem tudo o que fazemos assim vai funcionar, mas devemos sempre fazer algumas apostas de alto risco como esta se quisermos realmente evoluir tão rápido quanto acho que precisamos como empresa.
Qual será o futuro do Threads? Será desativado ou dará uma reviravolta? Ainda não sabemos. Para não ficar por fora de nada do mundo do marketing digital, continue nos acompanhando!