A Meta resolveu fazer uma surpresinha e adiantar o lançamento da rede social “Threads” — vulgo cópia do Twitter — para a noite de quarta-feira (5) e ela já veio quebrando recordes.
Após sete horas de funcionamento, o Threads ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários, de acordo com a informação divulgada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp.
Com a marca de novos usuários, o Threads já entrou para história como o aplicativo que atingiu um milhão de usuários em menos tempo, ultrapassando o ChatGPT.
Zuckerberg também aproveitou a nova plataforma para responder aos usuários sobre os números:
Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos. — Respondeu o CEO ao questionamento de um usuário sobre o Threads se tornar maior que o Twitter.
O Threads foi lançado em mais de 100 países e está disponível para iOS e Android.
Como funciona o Threads, do Instagram?
Com suporte para posts de até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos, os usuários podem interagir através de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Diferente do Twitter, o Threads não possui uma área de trending topics no momento, mas a nova rede social planeja lançar esse recurso no futuro.
Os usuários têm controle sobre quem pode responder aos seus posts, podendo escolher entre todos, apenas seguidores ou contas mencionadas, e também podem aproveitar recursos de segurança, como um filtro para ocultar termos específicos nos comentários.
Além disso, o aplicativo mantém a sincronização com o Instagram, permitindo que os usuários sigam as mesmas pessoas que já seguem na plataforma e transfiram seu nome de usuário, biografia e link.
Apagar o perfil do Threads também exclui o seu Instagram
Logo nas primeiras horas do lançamento do novo aplicativo, aconteceu uma grande confusão entre os usuários pois não conseguiriam apagar seu perfil no Threads sem que também excluísse a sua conta no Instagram, o que causou revolta nos usuários.
No entanto, a Meta explica, em sua central de ajuda, que as duas plataformas são vinculadas:
Seu perfil do Threads faz parte da sua conta do Instagram e pode ser excluído a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário excluir sua conta do Instagram.
No entanto, há como desativar a sua conta.
Como desativar a sua conta no Threads
- Abra o Threads e toque no seu perfil;
- No canto superior esquerdo, toque no ícone de “Configurações”;
- Toque em “Conta” e depois “Desativar perfil”.
- Para concluir, toque em “Desativar perfil no Threads”.
Será que o Threads vai substituir o Twitter?
Essa pergunta está na mente de todos os usuários. Alguns afirmam que sim, outros que não, mas, a verdade é que somente o tempo vai poder nos dar essa resposta.
Porém, Zuckerberg não perdeu tempo para tuitar pela primeira vez em mais de uma década para comemorar a imitação do Twitter, que já atraiu muito engajamento.
— Mark Zuckerberg (@finkd) July 6, 2023
É difícil fazer com que as pessoas se inscrevam em um novo aplicativo, mas mantê-las engajadas é ainda mais desafiador.
O Threads combina elementos do Twitter e do Instagram. Embora não tenha um feed cronológico puro, o aplicativo utiliza algoritmos para atrair e manter os usuários.
É cedo para dizer como o Threads irá evoluir, mas há esperanças de uma experiência mais personalizada e talvez livre de anúncios (?).