Universidade para Influencers. Já pensou se a moda pega?

Universidade irlandesa oferecerá graduação em influência, veja como isso pode implicar dentro do mercado de marketing

Você trabalha com na internet, ganha dinheiro, é feliz, mas seus pais ainda te exigem um diploma? Bom, se você se mudar para Irlanda seu problema está resolvido. O país está oferecendo o primeiro curso de marketing de influenciadores.

O Bacharelado em Criação de Conteúdo e Mídias Sociais, na Southeast Technical University em Carlow, abrirá inscrições em novembro e deve receber seu primeiro grupo de alunos em setembro de 2024.

E o que se aprende por lá? Ao longo dos 4 anos de curso, você aprenderá sobre negócios, edição de vídeo e áudio, estudos culturais críticos e redação criativa.

 

Mas quem vai querer estudar nessa faculdade?

Lembra quando você era pequeno e te perguntavam o que você queria ser quando crescer e a resposta mais comum era “astronauta”? Pois a nova geração tem um novo emprego dos sonhos: influencer.

De acordo com um relatório da Morning Consult, 57% dos entrevistados da Geração Z disseram que se tornariam influenciadores se tivessem a oportunidade; 30% disseram que pagariam pela oportunidade.

A justificativa disso é que os influenciadores ganham muito dinheiro, ganham coisas grátis — os famosos “recebidos” — e ainda trabalham com o que gostam.

Sendo assim, novos interesses e novas profissões levam à necessidade de especializações na área.

 


O marketing de influência precisa de diploma na área?

A pergunta sobre se o marketing de influência exige um diploma é intrigante. A área de marketing em geral já era uma disciplina que valorizava a formação acadêmica, no entanto a rápida ascensão dos influenciadores desafiaram essa abordagem convencional. Muitos influenciadores alcançaram sucesso com base em habilidades práticas, criatividade e uma compreensão intuitiva das mídias sociais, sem qualquer diploma formal.

Mas, ao parar para pensar na complexidade crescente do marketing de influência, incluindo análises de dados, estratégias de engajamento, colaborações com marcas e questões legais, sugere que a educação formal pode oferecer uma base sólida para quem deseja entrar nesse campo de maneira estratégica.

A iniciativa da Irlanda pode sinalizar uma tendência em que futuros influenciadores busquem qualificações formais para ganhar uma vantagem competitiva e estabelecer relações mais sólidas com marcas e agências de marketing.

Além disso, à medida que a regulamentação no espaço do marketing de influência se desenvolve, um diploma universitário pode ser visto como uma maneira de profissionalizar a indústria e garantir padrões éticos e de qualidade.

É um assunto que pode dividir opiniões e gerar muitas reflexões — e aí, você faria uma faculdade para ser influencer?

Com informações de BBC.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

anúncios PPC na era da IA

4 maneiras para ajustar seus anúncios PPC para a era da Inteligência Artificial

Além de segmentar e otimizar lances, o aprendizado de máquina pode aprimorar processo criativo de anúncios PPC. Saiba mais

Google Search Console
SEO

Google removerá taxa de rastreamento do Search Console

O Google anunciou que a ferramenta limitadora de taxa de rastreamento do Search Console será desativada a partir do dia 8 de janeiro de 2024

Conecte seu design com a sua audiência! Conheça 7 tendências visuais para 2024

Descubra as tendências visuais que vão transformar seu design em 2024! Conecte-se com sua audiência de maneira envolvente e inovadora

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.