O YouTube anunciou recentemente uma série de novas ferramentas e recursos criativos, incluindo seus primeiros elementos generativos de inteligência artificial (IA).
O anúncio foi feito em seu evento “Made On”, em que destacou seus projetos mais recentes para uma série de criadores e representantes da indústria.
Os cinco recursos apresentados revelam a busca do YouTube em se alinhar com as últimas tendências e ferramentas do digital.
“Dream Scream”
O primeiro recurso apresentado foi sua nova ferramenta de IA generativa “Dream Screen”, que permitirá aos criadores adicionar imagens geradas por IA ou fundos de vídeo em seus YouTube Shorts.
bring your wildest ideas to life with Dream Screen 💫 if you can imagine it, you can create it with AI-generated video and image backgrounds. launching 2024. pic.twitter.com/wsqEIU0Spl
— YouTube Creators (@YouTubeCreators) September 21, 2023
Além disso, você também poderá adicionar planos de fundo criativos e outros elementos com base em instruções de texto simples. É uma adição interessante, que deixará o YouTube mais alinhado com tendências de criação mais amplas.
À medida que os processos generativos de IA continuam a melhorar, isso poderá abrir oportunidades ainda mais criativas, com uma gama de opções para personalizar e criar videoclipes, com base nos limites da sua imaginação.
YouTube Creator
Como já anunciamos aqui, o YouTube também lançou um novo aplicativo móvel chamado YouTube Create para ajudar a facilitar a criação de vídeos. Com este aplicativo, você pode criar Shorts ou vídeos mais longos, editar, adicionar trilhas sonoras, legendas e muito mais – tudo diretamente do seu celular.
O recurso é totalmente gratuito, mas atualmente está em beta para Android em mercados selecionados — O Brasil ainda não foi contemplado.
Gerador de ideias de IA para seus vídeos do YouTube
O YouTube também está introduzindo um novo recurso chamado “AI Insights”, que gera sugestões com base no que seu público do YouTube já está visualizando, para ajudar a inspirar sua próxima ideia.
Com esta nova ferramenta, você poderá inserir um prompt como “Portugal”, por exemplo, e o sistema irá destacar os vídeos relacionados, ao mesmo tempo que lhe dará avisos sobre conteúdos temáticos que você pode criar, até mesmo um completo, para download esboço do conteúdo.
Este recurso, se não utilizado corretamente, pode acabar levando a muitos conteúdos semelhantes da plataforma, já que o sistema baseia suas recomendações no que veio antes e no que já é tendência. Mas, se usado para estimular sua criatividade, pode ser bastante útil.
Dublagem automática
A plataforma também está testando uma nova ferramenta de dublagem automática, que permitirá expandir seu conteúdo para mais idiomas, ao mesmo tempo que adiciona pesquisa assistida no Creator Music, para ajudá-lo a encontrar o áudio certo para o seu vídeo.
O YouTube está buscando facilitar o trabalho dos criadores de conteúdo com esses novos recursos, uma vez que eles tornam muito mais fácil criar versões únicas e criativas, com base nas tendências em evolução.
Mas, obviamente, os criadores devem estar atentos a utilização da IA. Já que são sistemas treinados no que já está disponível, eles só podem sugerir ideias semelhantes ao que já existe, o que pode limitar a originalidade. Mas quando usados da maneira certa, como um guia e não como uma receita, eles podem ser de grande valor para destacar indicadores-chave em seu processo criativo.
Cada uma dessas novas atualizações já estão sendo lançadas para os criadores do YouTube.
Fonte: Social Media Today