O YouTube anunciou uma mudança nas Diretrizes da Comunidade que afeta os criadores que violam suas regras. Agora, os criadores terão a opção de fazer um curso de formação educacional quando receberem um aviso — uma espécie de reabilitação. Quando concluído, o YouTube retirará o aviso do canal do criador, desde que ele não viole a mesma política por 90 dias.
Essa mudança permitirá que os criadores saibam por que seu conteúdo ultrapassou os limites para que possam evitar outras penalidades, reduzindo o número de canais encerrados na plataforma.
Ao fazer o curso, os criadores do YouTube terão uma maneira de eliminar o aviso inicial antes que ele resulte em uma restrição. De acordo com as diretrizes atuais do YouTube, os canais que receberem três avisos em um período de 90 dias serão encerrados.
Como funciona a nova política de remoção de avisos do YouTube?
O YouTube emite avisos contra vídeos e canais que violam políticas como spam, golpes, conteúdo violento/gráfico e violação de direitos autorais. Depois de receber um aviso, um canal pode sofrer restrições temporárias. Após três avisos dentro de 90 dias, o YouTube poderá encerrar o canal.
No entanto, a plataforma reconhece que receber avisos pode ser perturbador, especialmente para criadores que dependem de receitas publicitárias:
Também sabemos que receber um aviso pode atrapalhar a programação de postagem de um criador e, para os criadores que estão construindo negócios por meio de nosso Programa de Parcerias do YouTube, receber um aviso não intencional não é apenas frustrante, mas pode impactar financeiramente seus resultados financeiros.
Assim, daqui para frente, os criadores que fizerem o curso e evitarem a mesma violação de política por 90 dias terão o aviso retirado de seus canais. Mas, se eles violarem a mesma política novamente antes do término do período de 90 dias, o vídeo será removido e um aviso será aplicado ao canal.
Se o criador insistir e violar a mesma política após 90 dias, o vídeo será removido e o criador receberá outro aviso. Eles então têm a opção de fazer um novo curso de treinamento.
Mais sobre as mudanças
Outra mudança na política, que pode ser ainda mais substancial, é que o YouTube agora emitirá avisos individuais, a depender da política específica que violar, em vez de um aviso durante a vida útil de seu canal.
Isso significa que os criadores que frequentemente contornam as regras do YouTube terão a oportunidade de evitar que seus canais sejam encerrados, pois terão mais oportunidades de remover seus avisos antes que se transformem em restrições.
No entanto, o YouTube diz que a regra dos três avisos não vai mudar — embora pareça que com esta nova política, menos criadores chegarão a esse ponto.
A empresa observa que suas políticas sobre o encerramento de canais que violam repetidamente suas políticas ou a publicação de um único caso de “conteúdo grave” ainda permanecem válidas. Afirma também que pode impedir que reincidentes façam cursos de formação no futuro, mas não partilhou quaisquer detalhes adicionais sobre como irá determinar isso.
Confira o anúncio oficial da empresa:
Fonte: TechCrunch