5 razões para adicionar podcasts à sua estratégia de conteúdo

Descubra como os podcasts podem transformar sua estratégia de conteúdo e impulsionar o engajamento da sua marca

Vivemos em uma era audiovisual. É quase impossível não consumirmos conteúdo nesse formato. Sendo assim, os podcasts têm conquistado um lugar especial no cenário de conteúdo sob demanda.

O formato de podcast é atrativo por ser extremamente prático. Eles te possibilitam ouvir enquanto está com o celular na mão realizando boa parte das atividades do dia a dia: seja a caminho do trabalho, na academia ou lavando a louça.

Sendo assim, estamos experienciando nos últimos dois anos um aumento notável no número de ouvintes, à medida que milhões de ouvintes em todo o mundo sintonizam para absorver narrativas cativantes e informações úteis.

Públicos engajados, sintonizados por um período de tempo dedicado para ouvir conversas longas sobre tópicos de nicho. Parece um ótimo terreno para os profissionais de marketing, certo?

Sendo assim, se você está procurando uma ferramenta poderosa para contar histórias e construir uma marca que seja altamente envolvente, autêntica e que fale diretamente ao seu público, os podcasts podem ser a solução. 

Desse modo, vamos explorar cinco razões para você incorporar os podcasts à sua estratégia de conteúdo. Vamos lá!

 

Por que acrescentar podcasts à sua estratégia de conteúdo?

 

1. Audiência em crescimento exponencial

Os podcasts estão conquistando um público em constante expansão. De acordo com a Insider Intelligence, já contávamos com 424,2 milhões de ouvintes de podcast em todo mundo, com projeção de ser uma indústria de US$ 94,88 bilhões até 2028.

Além disso, esse mercado é muito forte entre os brasileiros. O Brasil é o 3ª país que mais consome podcasts no mundo. E está preparado para a estatística ainda menos esperada? 65% dos ouvintes chegam até o final dos episódios. Ou seja, as pessoas realmente são interessadas pelo que esse formato de conteúdo tem a oferecer.

65% dos ouvintes de podcast chegam até o final do episódio

Os podcasts não são apenas uma tendência passageira; eles se tornaram uma parte fundamental da vida moderna, atendendo à demanda por conteúdo sob demanda que se adapte aos estilos de vida agitados dos consumidores.

 

2. Oportunidades para construção de marca de maneira genuína

Um dos principais motivos para que as pessoas escutem podcasts é a vontade de aprender algo. Dessa forma, os ouvintes de podcasts são um público pronto para digerir informações.

Tendo isso em vista, os podcasts, já que têm uma maior duração, oferecem a oportunidade para que você forneça mais informações para que os ouvintes aprendam sobre a sua marca.

Como os programas são frequentemente apresentados através de conversas casuais, o público está mais envolvido de uma forma íntima, permitindo oportunidades criar narrativas criativas e poderosas.

Além disso, as pessoas buscam cada vez mais por autenticidade. Um estudo da Nielsen mostra que os usuários do TikTok valorizam o conteúdo da plataforma por ser “autêntico, genuíno, não filtrado e criador de tendências”.

Isso pode se estender aos podcasts, uma vez que sua popularidade pode ser alimentada pela capacidade dos ouvintes de acessar as conversas e discernir por si próprios se uma marca é genuína e autêntica.

Sendo assim, eles abrem os caminhos para construir a confiança e gerar relações significativa com os ouvintes.

 

3. Versatilidade, segmentação de público e construção de comunidades

A versatilidade dos podcasts é uma vantagem notável. Você pode segmentar seu público com base na categoria de assunto do podcast, tornando-o uma ferramenta de comunicação eficaz tanto para públicos externos quanto internos. Isso facilita o início de conversas e a inspiração de ações dentro das comunidades.

Assim como nas mídias sociais, cada episódio de podcast oferece um ciclo de feedback direto por meio de comentários e análises. Isso permite rastrear o sentimento do público, conhecer melhor seus ouvintes e entender suas reações.

A capacidade de ajustar seu programa com base nesses insights proporciona resultados mais direcionados, fortalecendo sua conexão com a audiência e aprimorando sua estratégia geral de conteúdo.

 

4. Seu conteúdo também em outras plataformas

Um podcast nunca deve ser apenas um podcast. Com seus principais porta-vozes compartilhando conhecimento e informações valiosas, as conversas podem ser divididas em diferentes formas de conteúdo que podem ser apresentadas em outras plataformas dentro de seu mix de marketing.

O conteúdo pode virar um post de blog; os trechos impactantes podem ser cortados para ser postados nas redes sociais, podem virar artigos para o LinkedIn. Enfim, há várias maneiras de reaproveitar o conteúdo e transformá-lo em outros conteúdos.

Exemplo de corte de podcast sendo reaproveitado no Instagram da co-fundadora do Pixeld News, Débora Pereira.

Essa diversificação aumenta o alcance e o impacto do conteúdo, atingindo diferentes plataformas e públicos.

 

5. Resposta rápida e engajamento oportuno

Além disso, os podcasts possibilitam uma resposta rápida e engajamento oportuno. A produção de podcasts é relativamente ágil, permitindo que você esteja sempre atualizando as discussões sobre desenvolvimentos em seu setor ou compartilhando a posição da sua empresa sobre tópicos importantes do momento.

Com a capacidade de gravar palestras virtualmente de qualquer lugar do mundo, os podcasts oferecem uma ferramenta flexível e poderosa para adicionar ao seu arsenal de marketing ou comunicação. Isso ajuda a diferenciar sua marca e amplificar as mensagens da sua empresa.

 


Diversifique sua estratégia de conteúdo

Por fim, incorporar podcasts à sua estratégia de conteúdo pode trazer uma série de benefícios significativos.

À medida que a era do áudio continua a prosperar, não deixe de considerar os podcasts como uma forma envolvente e autêntica de conectar-se com seu público-alvo e levar sua estratégia de conteúdo a um novo patamar.

Aproveite a tendência e a oportunidade para envolver, educar e entreter sua audiência de uma maneira que gere conexão profunda e duradoura.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.