O que a IA guarda para 2024? 7 tendências de marketing de IA para este ano

Descubra as principais tendências de marketing com IA para 2024 em setores como segmentação de anúncios, automação e chatbots

Não há como negar que o ano passado foi importante para a área de inteligência artificial (IA). No espaço de um ano, a IA generativa passou de um nicho de interesse a um fenômeno da cultura pop.

Não deveria ser nenhuma surpresa que os profissionais de marketing estejam usando IA em todas as facetas possíveis, desde a idealização de conteúdo até a pesquisa e muito mais. O crescimento e a mudança da IA ​​não mostram sinais de desaceleração, por isso nem é preciso dizer que os casos de uso de marketing para IA também mudarão significativamente nos próximos meses e, provavelmente, anos.

Sendo assim, vamos explorar algumas das principais tendências de marketing de IA para 2024.

 

Principais tendências de marketing de IA para 2024

 

1. Refinamento adicional da segmentação de anúncios

Muitos profissionais de marketing estão usando IA para melhorar a segmentação de anúncios. A inteligência artificial pode analisar grandes conjuntos de dados de público e, em seguida, ajudá-lo a ajustar a segmentação e as mensagens do seu anúncio. Espere ver essa tendência de marketing de IA continuar e evoluir em 2024.

Isso pode resultar em anúncios mais precisos, mas também em um padrão mais alto para o que constitui um anúncio de sucesso. Para os profissionais de marketing, isso significa focar mais na qualidade e garantir que seus anúncios não erram o alvo.

O que isso significa para você?

O aumento da concorrência e o uso geral de IA para direcionamento de anúncios levantam a questão: os consumidores se tornarão mais conhecedores e minuciosos dos anúncios?

Embora você não precise usar IA para melhorar a segmentação agora, lembre-se de que os consumidores podem ficar mais atentos aos anúncios e esperar mensagens ainda mais refinadas. Acompanhe o desempenho de seus anúncios ainda mais de perto e teste as mensagens A/B até sentir que elas são o mais direcionadas possível.

 

2. Melhor automação de marketing de IA

A automação de marketing está na moda, desde envios automatizados de e-mail até postagens sociais. Espere ver essa tecnologia continuar evoluindo e avançando. Isso poderia resultar na capacidade de dinamizar mais rapidamente, executar mais microcampanhas, entregar de forma viável para segmentos menores e muito mais.

O aumento do uso da automação de marketing baseada em IA pode resultar em mudanças nas demandas do público. As pessoas podem esperar campanhas mais oportunas, mais segmentação de nicho e conteúdo ainda mais hiperpersonalizado.

ChatGPT

O que isso significa para você?

Considere as mudanças de demanda do público mencionadas acima em sua idealização de conteúdo enquanto você faz brainstorming de campanhas nos próximos trimestres. 

A automação alimentada por IA pode permitir que você aprimore campanhas menores, então pense em quaisquer possíveis pontos problemáticos ou tópicos que você poderia atingir com esforços desse tamanho. Como a automação do agendamento de postagens sociais ou envio de e-mails poderia liberá-lo para trabalhar em outros esforços?

 

3. Chatbots mais capazes

Os chatbots são capazes de muito mais do que apenas atuar como um formulário substituto de captura de leads — embora eles também sejam ótimos nisso.

Avanços recentes na IA estão permitindo que os chatbots respondam a perguntas mais sutis dos clientes, incluindo aquelas sobre produtos e serviços. Isso permite que os chatbots orientem os visitantes pelo seu site e, por fim, pelo funil.

Mais e mais empresas provavelmente começarão a adotar chatbots avançados que podem responder a mais perguntas de nicho. Se ainda não o fez, agora é um ótimo momento para implementar seu próprio chatbot avançado. Isso o ajudará a ficar à frente da concorrência e terá mais chances de permanecer competitivo.

O que isso significa para você?

Pense na sua estratégia de conteúdo para o seu chatbot. Não apenas o que o seu chatbot dirá, mas também que tipo de conteúdo você tem no seu site e que ele pode enviar aos usuários quando eles fizerem determinadas perguntas.

Verifique os registros do seu chatbot com o passar do tempo e veja que tipos de perguntas as pessoas estão fazendo e se estão recebendo a ajuda de que precisam. Se houver lacunas claras, escreva conteúdo para o qual seu chatbot possa orientar as pessoas, garantindo que essas lacunas de conhecimento sejam preenchidas e que as necessidades das pessoas sejam atendidas.

 

4. Maior uso de análises preditivas

A análise preditiva permite que os profissionais de marketing analisem os dados dos clientes para prever o mercado, bem como as ações dos clientes. Embora essa tecnologia não seja nova, ela está se tornando mais capaz a cada ano.

É provável que a IA continue a expandir as capacidades preditivas, permitindo previsões mais precisas, melhores recomendações de produtos e muito mais. Por exemplo, a análise preditiva avançada permitirá às empresas prever vendas, prever o desempenho das peças com base em públicos e termos selecionados e até mesmo quais produtos podem ter melhor desempenho em uma campanha.

O que isso significa para você?

Dados ricos e históricos de clientes e locais são cruciais para análises preditivas precisas. Prepare-se para o sucesso e certifique-se de capturar os dados corretos agora, esteja você usando análise preditiva ou não. 

Dessa forma, você terá todos os dados históricos necessários para começar a usar a análise preditiva no momento em que encontrar a solução certa para sua organização.

 

5. Melhor pesquisa e tomada de decisões

Para empresas menores, a pesquisa costuma ser difícil e demorada. Isso coloca as pequenas empresas em desvantagem quando comparadas com organizações maiores, com equipes inteiras dedicadas à investigação. Felizmente, os dias de pesquisa manual e de tomada de decisão dificultada ficaram para trás.

A IA avançada é capaz de auxiliar em diversas formas de pesquisa de marketing, desde responder perguntas rápidas sobre um tópico de conteúdo até descrever rapidamente o desempenho de várias ferramentas. Isso pode ajudar as empresas menores a agilizar o processo de pesquisa, tomar decisões mais informadas e até mesmo avaliar rapidamente as diversas ferramentas que estão examinando.

O que isso significa para você?

É seguro apostar que a IA continuará a avançar nestas capacidades em 2024. Isto tornará ainda mais viável para as empresas mais pequenas acompanharem as empresas maiores. Esta é uma ótima notícia para você, especialmente se você dirige uma equipe enxuta. Mas, isso também significa que a concorrência se tornará mais acirrada com o passar do tempo, pois será um campo de jogo verdadeiramente equitativo.

 

6. Adoção contínua de compras baseadas em voz

À medida que a IA continua a avançar, os recursos de pesquisa baseada em voz também avançarão. Mesmo em 2022, 27% dos consumidores residentes nos Estados Unidos utilizaram a pesquisa por voz para efetuar pagamentos. Já se foi o tempo em que só se usava a voz para buscar respostas para perguntas importantes, como: “Como posso saber quando o queijo que está no fundo da geladeira está estragado?”

A adoção contínua de compras e pesquisas baseadas em voz provavelmente forçará os profissionais de marketing a basear grande parte de sua estratégia na experiência baseada em voz. Se 27% dos consumidores residentes nos EUA utilizavam voz para pagamento há dois anos, o número provavelmente aumentará cada vez mais. Em pouco tempo, o pagamento e as compras por voz serão a norma esperada.

O que isso significa para você?

Crie conteúdo focado em palavras-chave de cauda ainda mais longa que seriam perguntadas em voz alta em uma pesquisa por voz. Voice SEO já está no radar de algumas empresas, mas não de todas. A criação de conteúdo adaptado à experiência de pesquisa por voz agora ajudará a prepará-lo para o sucesso, pois a IA permite compras e pesquisas cada vez mais refinadas com base em voz.

 

7. Maior uso de IA multimodal

A IA multimodal combina inúmeras entradas, incluindo texto e imagens, para oferecer uma experiência mais completa. Isso se opõe a outras formas de IA que extraem apenas texto, imagens ou voz, em vez de uma combinação. A IA generativa é um excelente exemplo de IA multimodal, já que muitas plataformas são capazes de criar conteúdo e recursos visuais de uma só vez.

Os ativos criados automaticamente são apenas um recurso de IA multimodal disponível no Google Ads.

À medida que a tecnologia de IA multimodal cresce em capacidades e adoção, mais e mais empresas serão capazes de produzir volumes maiores de textos e recursos visuais. Essa tecnologia também permitirá que as empresas tenham palavras-chave e segmentação de anúncios ainda mais refinadas.

O resultado final? Empresas menores que podem competir com equipes de conteúdo maiores.

O que isso significa para você?

Esteja você usando IA multimodal ou não, há uma boa chance de que seus concorrentes estejam. Não hesite em usar IA generativa para debater ideias de conteúdo e fornecer pontos de partida para sua equipe. Mas certifique-se de ter um processo de verificação que impeça sua equipe de publicar conteúdo genérico gerado por IA.

Novamente, concentre-se na qualidade e no que torna sua empresa única. Isso permitirá que você se destaque em um mar de empresas que usam IA para gerar textos e recursos visuais.

 


Fique por dentro dessas tendências de marketing de IA

Embora seja provável que a IA evolua em capacidades e casos de uso nos próximos anos, de maneiras que nem podemos imaginar, não há como negar que ela está aqui para sempre. 

Continue por dentro das últimas tendências de marketing de IA para garantir que você esteja pronto para tudo que estiver por vir.

Além disso, também não negligencie a importância das técnicas tradicionais de marketing. Não importa a direção que a IA tome, o conhecimento básico de marketing e o foco na qualidade sempre serão fundamentais para o sucesso.

Fonte: WordStream

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.