trending topics:

IA no Google Ads: conheça 7 recursos que podem ser superúteis no seu marketing

A inteligência artificial sempre esteve presente nos produtos do Google, conheça mais 7 recursos que podem ajudar a sua empresa

Inteligência Artificial (IA), 2023 foi o ano dela. Principalmente com a grande atenção recebida por algumas plataformas, como o ChatGPT, e a implantação de chatbots de IA generativa por outras empresas também.

No entanto, mesmo antes de a IA se tornar um termo familiar, já estava incorporada na estrutura das estratégias de marketing digital através de plataformas como o Google Ads.

O Google tem sido pioneiro no aproveitamento da IA ​​para transformar o cenário publicitário, aproveitando o aprendizado de máquina e a automação para ajudar as empresas a otimizar sua presença online e seu desempenho publicitário.

Sendo assim, exploraremos recursos úteis de IA do Google Ads que podem ajudá-lo a melhorar seus resultados, estabelecer relacionamentos mais fortes com os clientes e aprofundar seu conhecimento de marketing. Neste artigo, vamos nos aprofundar em como esses recursos de IA do Google Ads foram desenvolvidos especificamente para ampliar seu sucesso. 

 

Recursos de IA no Google Ads

Vamos dar uma olhada mais de perto nas ofertas essenciais que incorporam IA para elevar sua experiência no Google Ads.

 

1. Campanhas de pesquisa baseadas em IA

Aproveitando a sofisticação do aprendizado de máquina, as campanhas de pesquisa orientadas por IA estão agora mais inteligentes do que nunca, ajustando estratégias de lances, ampliando os tipos de correspondência e aprimorando a relevância dos anúncios com precisão à medida que isso acontece. Esta evolução significa que a sua segmentação não é apenas eficaz – é estratégica, maximizando o retorno do seu investimento (ROI).

Ao longo dos anos, os recursos de correspondência ampla avançaram significativamente, permitindo que você refine ainda mais suas campanhas de anúncios da Rede de Pesquisa. 

Ao combinar palavras-chave de correspondência ampla com Lances inteligentes e anúncios de pesquisa responsivos, você não está apenas lançando uma rede mais ampla, mas também capturando uma infinidade de oportunidades de conversão que, de outra forma, poderiam ter passado despercebidas, abrindo assim novos caminhos para o ROI.

Campanhas de Pesquisa baseadas em IA
Captura de tela: WordStream

 

2. Recursos de IA do Performance Max

Até agora, a maioria dos profissionais de marketing digital está familiarizada com o Performance Max, uma ferramenta crucial no pacote de publicidade do Google. Mas você está totalmente ciente de todos os seus recursos baseados em IA?

O Performance Max se destaca por sua capacidade de aproveitar a ampla gama de canais e recursos de publicidade do Google, indo além dos termos de pesquisa tradicionais para identificar oportunidades de altos retornos sobre o investimento.

Ele foi projetado não apenas para ampliar o alcance, mas também para mergulhar profundamente em segmentos de público e oportunidades de conversão anteriormente inexplorados.

Performance Max, Google Ads

Basicamente, o Performance Max aproveita os vastos recursos de dados do Google para descobrir clientes em potencial que, de outra forma, permaneceriam ocultos, explorando novos segmentos de mercado e interesses dos usuários. 

Esse recurso é alimentado por sinais sofisticados de IA e aprendizado de máquina, que analisam o comportamento, as preferências e as tendências do usuário na Internet, oferecendo uma abordagem mais diferenciada e eficaz para publicidade direcionada.

Inclusive, se você quer saber se o PMax vale a pena ou não para o seu negócio, temos um artigo completo em que falamos só disso, vale a pena conferir.

 

3. Ativos criados automaticamente

Essa ferramenta se destaca por aumentar a relevância dos anúncios de pesquisa. Ele cria títulos e descrições com base no contexto do seu anúncio, como a página de destino e os anúncios existentes, melhorando a qualidade do anúncio.

Imagem: Google

 

4. Melhorias de medição do Google Analytics 4

Incorporando IA, o Google Analytics 4 se destaca como uma ferramenta de medição que pode extrair insights automaticamente e antecipar tendências futuras de consumo. Esta capacidade preditiva é particularmente valiosa para anunciantes que procuram refinar as suas campanhas para um desempenho ideal e obter uma compreensão mais detalhada da sua base de consumidores.

Google Analytics 4
Imagem: WordStream

Este recurso foi projetado para capacitar os anunciantes com o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo os recursos avançados de relatórios do GA4, garantindo que cada campanha seja apoiada por estratégias baseadas em dados e uma visão clara dos resultados financeiros esperados.

 

5. Segmentação otimizada

A segmentação otimizada com IA representa um avanço nas soluções de público-alvo. Não funciona apenas com os principais públicos que você já conhece; ele também aproveita sinais de todo o ecossistema do Google para direcioná-lo a clientes novos e relevantes. Esses clientes são selecionados com base na probabilidade de conversão, alinhando-se aos objetivos específicos de sua campanha.

Sua compreensão de sua base de clientes e de seu valor é crucial – ela orienta a IA para fazer combinações mais inteligentes e relevantes. Ao combinar esse entendimento com os recursos de IA do Google, você não está apenas expandindo seu alcance; você também está ajustando sua relevância, o que pode aumentar significativamente seu ROI.

Essa sinergia entre seus insights e a tecnologia do Google abre caminho para campanhas mais eficientes que não visam apenas o alcance, mas também o tipo certo de alcance.

 

6. Ferramentas criativas baseadas em IA do YouTube

Ferramentas criativas baseadas em IA em plataformas como o YouTube estão revolucionando a forma como os anúncios em vídeo são criados e aprimorados. Isto é especialmente relevante dadas as diversas formas como o público consome conteúdo. 

Seja navegando pelos Shorts, assistindo ao lançamento mais recente de um criador favorito na tela da TV, assistindo a um próximo jogo da NFL ou sintonizando eventos ao vivo como o Oscar, o YouTube é onde o mundo assiste.

Neste cenário de hábitos variados dos espectadores, conectar-se com o público no YouTube está mais fácil do que nunca. Usando ferramentas baseadas em IA, você pode gerar anúncios em vídeo envolventes ou aprimorar os existentes com opções como cortar, inverter e adicionar narrações. 

Esses recursos garantem que seus anúncios não sejam apenas de alta qualidade, mas também perfeitamente adaptados para atender às preferências de visualização de seu público.

IA no YouTube

 

7. Campanhas de aplicativos

As campanhas de aplicativos, adaptadas especificamente para aplicativos móveis, utilizam IA para simplificar a promoção de aplicativos nos canais mais importantes do Google em uma única campanha. Eles são especialistas em identificar e reter usuários de aplicativos de alto valor, bem como em reengajar aqueles que já usam seu aplicativo.

Esteja você promovendo um aplicativo de varejo ou lançando um novo jogo, as campanhas para apps são sua estratégia ideal para se conectar com os usuários mais valiosos. Ao simplesmente definir suas metas, essas campanhas aproveitam todo o poder da IA ​​do Google para promover seu aplicativo de maneira eficaz em vastos canais, tudo a partir de um esforço de campanha consolidado.

Para levar isso adiante, considere experimentar soluções baseadas em IA, como campanhas de aplicativos para engajamento e ROAS (retorno desejado sobre gastos com publicidade) para receita de publicidade.

 


Encontre o recurso com tecnologia de IA do Google Ads certo para sua empresa

Por fim, a integração da IA ​​no Google Ads representa um avanço significativo para os profissionais de marketing digital. Ele multiplica sua experiência, permitindo aumentar sua criatividade e conhecimento com insights poderosos baseados em dados.

Esta tecnologia te permite comercializar de forma mais rápida e eficaz, atendendo aos clientes precisamente onde eles estão, mesmo nos cenários mais imprevisíveis. Mais importante ainda, gera um ROI forte e confiável, abrindo novos caminhos para o crescimento.

Ao aproveitar a IA em suas campanhas do Google Ads, você não está apenas acompanhando o cenário do marketing digital; você está elevando sua marca e transformando desafios em oportunidades de sucesso e crescimento.

Fonte: WordStream

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.