O Google continua se esforçando para utilizar a inteligência artificial (IA) como forma de ajudar os anunciantes da plataforma.
O mais recente anúncio da empresa foi a orientação criativa no Google Ads, que usa IA para detectar elementos de práticas recomendadas em um vídeo.
O recurso baseado em IA, encontrado nas seções Recomendações e Análise de vídeo do Google Ads, oferece sugestões para ajudar os anunciantes a aumentar a eficácia de suas campanhas de vídeo.
Orientação criativa no Google Ads
A orientação criativa avalia os anúncios em vídeo em relação às práticas recomendadas inovadoras comprovadas do Google.
Dessa forma, se um anúncio não tiver o que o Google considera elementos críticos, o recurso notifica os anunciantes e propõe etapas práticas para melhorar o desempenho do anúncio.
Por exemplo, ele verifica a presença do logotipo de uma marca nos primeiros cinco segundos, se há narração, e avalia a duração do vídeo com base em objetivos de marketing específicos.
Como acessar a orientação criativa no Google Ads?
Os anunciantes do Google podem acessar o recurso navegando até a seção “Ativos” e depois “Vídeos” em sua conta do Google Ads.
A partir daí, eles deverão ver uma guia chamada “Analytics”, em que a ferramenta listará os atributos do criativo ausentes e sugerirá maneiras de melhorá-los.
Elementos de vídeo analisados por IA
A orientação criativa concentra-se principalmente em quatro elementos principais:
- Logotipo da marca: o logotipo da marca aparece com destaque nos primeiros cinco segundos?
- Locução: O vídeo tem narração?
- Duração do vídeo: o vídeo segue a duração recomendada com base no seu objetivo de marketing? (seis e 15 segundos para Conscientização, um a três minutos para Consideração e 15 segundos para Ação).
- Proporção: o grupo de anúncios inclui pelo menos uma das três orientações de vídeo (horizontal, vertical e quadrada)?
O Google também planeja expandir a gama de análises de atributos de IA para oferecer conselhos valiosos aos profissionais de marketing:
Avisaremos se seu vídeo não tiver uma prática recomendada. Se tivermos uma recomendação ou ferramenta para implementar uma sugestão, como adicionar uma narração, iremos direcioná-lo para ela. […]
Da mesma forma, se a sua campanha beneficiar de vídeos com durações diferentes, iremos orientá-lo para Cortar vídeo. Ou, se estiver faltando um vídeo horizontal, quadrado ou vertical, você pode criar um facilmente usando uma variedade de modelos de alta qualidade — diz o anúncio.
Campanhas de vídeo baseadas em IA
Mesmo que essa ferramenta pareça bem promissora, é importante lembrar que a IA só pode fornecer recomendações baseadas em dados históricos e nas melhores práticas existentes. Portanto, suas sugestões podem não estar alinhadas ao estilo e estratégia de cada marca.
Ainda assim, as soluções de publicidade baseadas em IA podem ser um divisor de águas para otimizar ativos criativos, analisar estratégias de publicidade e tomar decisões baseadas em dados que melhorem significativamente o ROI (retorno sobre o investimento).
Esse anúncio do Google significa sua busca para tornar a IA um produto básico na indústria de publicidade.
Fonte: Search Engine Journal