Não é mais segredo, principalmente entre os profissionais de marketing, que a inteligência artificial (IA) ampliou as possibilidades de trabalho e está mudando a indústria de marketing. De acordo com o Google, 80% dos anunciantes já usam pelo menos uma solução de anúncios de pesquisa com tecnologia IA.
Além disso, a mesma pesquisa mostra que o mix de campanhas de alcance de vídeo potencializadas pela tecnologia de IA no YouTube obteve um retorno médio sobre gastos com publicidade 3,7 vezes maior do que as campanhas otimizadas manualmente.
No entanto, por mais que a IA seja realmente muito poderosa, ainda precisa de você no comando para que possa funcionar. Com isso em mente, trouxemos alguns destaques da análise do Google sobre tudo aquilo que a IA pode ou não pode fazer para melhorar o seu marketing.
A IA não consegue ver o panorama geral da sua organização
Em um mundo onde cada clique é analisado e cada dado é transformado em insights, a inteligência artificial (IA) tem seu papel. Mas há algo que ela ainda não consegue fazer: ver o panorama geral da sua organização. Imagine a IA como uma ferramenta precisa, um especialistaClique e conheça a história dos grandes nomes do Marketing... em dados, mas quando se trata de pensar de forma holística, é aí que entra a singularidade humana.
Enquanto o cenário da mídia se transforma e o público se divide, os profissionais de marketing são desafiados a pensar de maneira inovadora, a criar estratégias que não se limitam aos algoritmos. A IA pode otimizar campanhas, mas a verdadeira magia acontece quando unimos a precisão dos algoritmos à intuição e à criatividade humana.
Ou seja, na dança entre a tecnologia e a visão humana, é a sinfonia da criatividade e compreensão holística que define o verdadeiro impacto no marketing. A IA pode ser a nota perfeita, mas é o toque humano que cria a música memorável.
A IA pode ajudar sua marca a aparecer de maneira mais inteligente
No jogo competitivo do mercado atual, cada real investido conta. A boa notícia é que as soluções de anúncios impulsionadas pela IA não apenas maximizam seu orçamento, mas também oferecem uma abordagem inteligente em todo o funil de marketing.
Um exemplo dado pelo Google é a OxiClean, uma marca de lavanderia com 98% de reconhecimento, que abraçou a Google IA para impulsionar sua estratégia de marketing. Em parceria com a agência de mídia Wavemaker, a OxiClean combinou habilmente soluções potencializadas por IA, incluindo campanhas de ação em vídeo no YouTube, com páginas personalizadas, criando um caminho de compra suave e sem atritos.
Os resultados falam por si só: um impressionante aumento de 3,9X nas conversões e uma redução notável de 72% no custo por conversão.
Este é o testemunho do impacto positivo que a IA pode ter, não apenas elevando a visibilidade da marca, mas também otimizando o uso inteligente do orçamento disponível.
A IA não pode ser criativa como você…
Mesmo em meio a tantas maravilhas que a IA é capaz, há algo que ela não pode replicar: a criatividade humana. Enquanto a IA aprimora estratégias de marketing, o verdadeiro coração de todo anúncio continua sendo a criatividade inovadora, surpreendente e liderada por seres humanos.
Sendo assim, a IA certamente pode contribuir para a eficácia do marketing. Contudo, quando se trata de criatividade, da narrativa única e da capacidade de cativar, a singularidade humana se destaca. Nenhuma máquina pode replicar a originalidade de uma ideia inovadora, a emoção transmitida por uma história única ou a capacidade de surpreender genuinamente.
… Mas ela pode multiplicar sua criatividade
Por mais que ela não substitua a criatividade humana, ela pode ser uma aliada valiosa para multiplicar a criatividade em suas campanhas. A IA desempenha um papel fundamental em agilizar o processo criativo e introduzir novos tipos de conteúdo em diversas plataformas.
Ferramentas potencializadas por IA oferecem suporte para que qualquer marca expanda sua presença criativa em todas as plataformas disponíveis. Ela tem a capacidade de transformar criativos existentes de maneira inteligente, gerar locuções, adicionar animações de texto e muito mais.
Os resultados são perceptíveis, especialmente ao considerar a adição de recursos como o criativo vertical em campanhas de ação em vídeo, em que anunciantes conseguiram alcançar de 10% a 20% mais conversões por dólar em Shorts, em comparação com campanhas que utilizaram apenas peças na horizontal.
Tudo isso significa que você pode gastar menos tempo na execução e otimização digital e mais tempo liberando seu potencial criativo e refinando a qualidade de sua narrativa.
A IA não consegue ter empatia pelas pessoas
A empatia, que é um componente vital para o sucesso de profissionais de marketing e campanhas publicitárias, não é uma característica que a IA possui. Enquanto nos esforçamos para nos conectar genuinamente com nosso público, a IA revela sua limitação, pois carece de emoções e consciência, essenciais para tarefas que exigem empatia e compaixão — atributos verdadeiramente humanos que impulsionam nossa criatividade.
Por exemplo, embora os sistemas de IA possam compreender a existência de alergias em seres humanos, a incapacidade de sentir essas experiências em primeira mão limita sua capacidade de estabelecer formas criativas e autênticas de conexão com esse aspecto da vida humana.
Essa lacuna na experimentação das emoções humanas destaca a diferença crucial entre a IA e a genuína empatia que os profissionais de marketing aplicam em suas estratégias.
A IA pode ajudar a construir relações de confiança com o cliente
A inteligência artificial (IA) está aí para nos dar uma mãozinha na construção de relações de confiança com nossos clientes, principalmente quando as coisas ficam complicadas com mudanças nas regras de privacidade, como cookies sendo suspensos, limitações de navegador e regulamentações regionais.
No meio de todo esse burburinho em torno da IA, o seu papel como profissional de marketing se torna ainda mais crucial. É o seu jeito de pensar, a sua criatividade e a sua empatia que vão dar o empurrão necessário para a IA trabalhar a favor do seu negócio. Essas habilidades totalmente humanas são garantia de um marketing de primeira, mostrando que, mesmo com toda a tecnologia, a essência humana é o segredo do sucesso nas estratégias de marketing.
E se você quiser saber mais sobre os fundamentos da IA, o Google preparou um checklist com tudo que você precisa para começar.