As mudanças deram certo, e ChatGPT retorna à Italia após o banimento

De acordo com a OpenAI, foram resolvidas e esclarecidas todas as questões levantadas pelos reguladores de proteção de dados italianos

O ChatGPT está de volta às terras italianas após implementar as mudanças que haviam sido exigidas pelos reguladores.

No início de abril, o serviço de inteligência artificial (IA) da OpenAI havia sido banido da Itália por problemas de privacidade.

A Autoridade Italiana de Proteção de Dados (GPDP) havia acusado o ChatGPT de coletar dados de usuários ilegalmente e de não impedir que usuários menores de idade acessassem material inapropriado.

A empresa teve 20 dias para resolver o problema e, segundo a OpenAI, as mudanças foram feitas e “O ChatGPT está novamente disponível para nossos usuários na Itália”.

“Estamos felizes que o ChatGPT está disponível na Itália novamente!”

 

Quais foram as medidas tomadas?

A OpenAI disse que “abordou ou esclareceu as questões” levantadas pela autoridade local de proteção de dados — que é conhecida como o Garante.

As medidas incluem adicionar informações em seu site sobre como ele coleta e usa dados que treinam os algoritmos do ChatGPT, fornecer aos usuários da União Europeia um novo formulário para se opor ao uso de seus dados para treinamento e adicionar uma ferramenta para verificar a idade dos usuários ao assinar acima.

Alguns usuários italianos compartilharam o que pareciam ser capturas de tela das mudanças, incluindo um botão de menu pedindo aos usuários para confirmar sua idade, links para a política de privacidade atualizada e a página de ajuda dos dados de treinamento.

Além disso, a empresa publicou um artigo na central de ajuda que descreve como o ChatGPT coleta informações pessoais e instrui como entrar em contato com o responsável pela proteção de dados exigida pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR),

O Garante disse em um comunicado que “congratula-se com as medidas implementadas pela OpenAI” e instou a empresa a cumprir duas outras demandas por um sistema de verificação de idade e uma campanha publicitária informando os italianos sobre seu direito de optar por não processar dados.

 


Segurança e privacidade na IA

A regulação da IA é um tema atual e importante, uma vez que a tecnologia ainda está em seus estágios iniciais.

Nesse contexto, a OpenAI tem se destacado pela sua postura proativa e responsável, desenvolvendo sistemas que priorizam a segurança, precisão e privacidade dos usuários.

Dessa forma, a empresa tem contribuído para a criação de uma cultura ética na utilização da IA, o que é fundamental para o avanço sustentável da tecnologia.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Leandro Ladeira, cegueira experiencial

A cegueira experiencial: um obstáculo para o sucesso do seu marketing

Leandro Ladeira revela o conceito de "cegueira experiencial" e explica o que fazer para conseguir superá-la e melhorar o seu marketing

WhatsApp lança novo “hub de segurança” para destacar as opções de controle do usuário

O novo hub de segurança oferece aos usuários uma visão completa das diversas ferramentas de proteção e segurança disponíveis no aplicativo

Facebook

Abrace a incerteza: a importância do “depende” para anunciantes do Facebook

Jon Loomer fala sobre não tentar dar respostas universais a perguntas que exijam nuances em relação aos seus anúncios no Facebook

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.