As senhas estão se tornando cada vez menos seguras para proteger dados de usuários e organizações.
Sendo assim, o Google, na luta contra ameaças de phishing e problemas relacionados a senhas, está introduzindo as chaves de acesso como uma alternativa mais segura e conveniente.
Essas chaves, baseadas em padrões da indústria, permitem que os usuários façam login usando impressões digitais, reconhecimento facial ou outros mecanismos de bloqueio de tela.
Tchau, senhas. Olá, chaves de acesso!
A ineficácia das senhas está resultando em violações de dados e custos significativos para as organizações.
E aí é onde entram as chaves de acesso, que oferecem uma alternativa mais segura, fácil de usar e resistente a ataques de phishing.
Os dados do Google mostram que as chaves de acesso são mais rápidas e menos propensas a erros do que as senhas tradicionais.
Privacidade e segurança
As chaves de acesso também foram projetadas para proteger a privacidade do usuário.
Ao serem utilizadas nos aplicativos do Google Workspace, como Gmail e Google Drive, a privacidade do usuário é protegida.
Essas chaves verificam se o usuário possui acesso ao dispositivo e desbloqueiam-no através de impressão digital, reconhecimento facial ou outro mecanismo de bloqueio de tela.
Os dados biométricos do usuário nunca são enviados para os servidores do Google ou para outros sites e aplicativos, garantindo a privacidade.
Como habilitar as chaves de acesso do Google Workspace?
Os administradores têm a opção de permitir que os usuários em suas organizações eliminem o uso de senhas ao fazer login, optando por utilizar chaves de acesso.
Por padrão, essa configuração está desativada, o que significa que os usuários não podem pular o uso de senhas durante o processo de login.
No entanto, eles ainda têm a possibilidade de criar e utilizar chaves de acesso como um método de verificação em duas etapas.
Para habilitar essa opção:
- Faça login no console do administrador do Google;
- No Admin console, vá para Menu ☰ → Segurança 🛡 → Autenticação → sem senha;
- Clique em ignorar senhas;
- Se você quiser permitir que os usuários ignorem os desafios de senha, marque a caixa permitir que os usuários ignorem senhas ao entrar usando chaves de acesso;
- Clique em salvar.
O Google está liderando o caminho para um futuro sem senhas, oferecendo uma alternativa mais segura e fácil de usar.
Com benefícios significativos em segurança e usabilidade, as chaves de acesso estão disponíveis para mais de 9 milhões de organizações no Google Workspace e no Google Cloud.
Ao adotar essa tecnologia resistente a phishing, o Google busca oferecer uma experiência de login mais segura e conveniente para seus usuários.
Confira o anúncio completo aqui.