Chrome lança atualização com três novos recursos generativos de IA

A IA do Chrome pode organizar suas guias, personalizar a aparência do mecanismo de busca e ajudá-lo a redigir o texto

Com o lançamento de hoje (23) do Chrome M121, o Google anunciou que apresentará novos recursos generativos de inteligência artificial (IA) que tornarão o navegador mais fácil de usar.

As novas adições incluirão um organizador de guias, um assistente de redação que ajuda a redigir o texto e a opção de personalizar a arte e os temas em todo o navegador.

Esses novos recursos, lançados no Chrome em Macs e PCs, podem ser acessados fazendo login no Chrome, acessando Configurações e navegando até a página Experimental AI.

Ademais, o Google afirma que estes são testes públicos iniciais dos recursos de IA, de modo que serão desativados para contas empresariais e escolares durante esta fase inicial.

 

Gerenciamento de guias inteligentes

Um novo recurso importante da atualização é a ferramenta “Tab Organizer”. O Tab Organizer fará praticamente o que diz: a IA integrada sugerirá automaticamente maneiras de classificar quaisquer guias abertas nas janelas do Chrome e sugerirá a opção de criar grupos.

Isso pode ser útil se você tiver muitas guias recorrentes abertas. Quando você clica em “organizar guias semelhantes”, a IA agrega as páginas abertas com base em tópicos. Por exemplo, as guias relacionadas a compras podem se agrupar e a IA pode sugerir um nome como “Equipamento de compras para viagens de esqui”.

Você pode clicar com o botão direito em uma guia e escolher “Organizar guias semelhantes” ou clicar na seta suspensa ao lado das guias.

O Chrome detectará automaticamente as guias com conteúdo relacionado e sugerirá a criação de grupos de guias para elas. Ele ainda propõe nomes e emojis para esses grupos para facilitar encontrá-los novamente mais tarde.

 


Temas de navegador personalizados com IA

A nova versão do Chrome também permite criar temas personalizados.

Você pode personalizar o Chrome escolhendo opções de assunto, humor, estilo visual e paleta de cores. Em seguida, a IA irá gerar um tema único que corresponda a essas seleções. Por exemplo, alguém interessado na aurora boreal e que deseja um tema suave e comovente pode inserir “aurora boreal”, “animado” e “sereno”.

Temas de navegador personalizados com IA no Google Chrome

O Google tem temas predefinidos na galeria do Chrome para gerar ideias e permitir que você entenda as possibilidades antes de criar seu visual exclusivo.

 

Assistência aprimorada para escrita

O novo assistente de texto do Chrome também pode ter algumas aplicações práticas. Ele será lançado como uma ferramenta experimental que ajudará os usuários a redigir textos — incluindo análises do Google ou postagens em redes sociais.

Para habilitar isso ao iniciar, você precisa selecionar “Ajude-me a escrever” para permitir que a ferramenta termine suas frases ou sugira opções para continuar o texto.

Assistência aprimorada para escrita no Google Chrome

 

Uma nova concorrência Google vs. Bing

A introdução dessas novas ferramentas rivalizará naturalmente com o mecanismo Bing com infusão de IA da Microsoft, que introduziu o agrupamento de guias com tecnologia de IA e um auxiliar de composição de texto recentemente.

O Chrome, no entanto, ainda domina o mercado de navegadores no Brasil por uma ampla margem, e o Bing geralmente é classificado na categoria “outros”, bem abaixo de concorrentes como Firefox e Opera.

A empresa, inclusive, planeja adicionar seu modelo Gemini AI ao navegador Chrome ainda este ano, melhorando a experiência de navegação ao simplificar e acelerar tarefas comuns.

À medida que ferramentas de IA como o Gemini progridem, elas poderão mudar fundamentalmente a forma como nos envolvemos com a web. As atividades online diárias provavelmente se tornarão mais intuitivas e adaptadas aos usuários individuais.

Com informações de Engadget e Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.