Com o lançamento de hoje (23) do Chrome M121, o Google anunciou que apresentará novos recursos generativos de inteligência artificial (IA) que tornarão o navegador mais fácil de usar.
As novas adições incluirão um organizador de guias, um assistente de redação que ajuda a redigir o texto e a opção de personalizar a arte e os temas em todo o navegador.
Esses novos recursos, lançados no Chrome em Macs e PCs, podem ser acessados fazendo login no Chrome, acessando Configurações e navegando até a página Experimental AI.
Ademais, o Google afirma que estes são testes públicos iniciais dos recursos de IA, de modo que serão desativados para contas empresariais e escolares durante esta fase inicial.
Gerenciamento de guias inteligentes
Um novo recurso importante da atualização é a ferramenta “Tab Organizer”. O Tab Organizer fará praticamente o que diz: a IA integrada sugerirá automaticamente maneiras de classificar quaisquer guias abertas nas janelas do Chrome e sugerirá a opção de criar grupos.
Isso pode ser útil se você tiver muitas guias recorrentes abertas. Quando você clica em “organizar guias semelhantes”, a IA agrega as páginas abertas com base em tópicos. Por exemplo, as guias relacionadas a compras podem se agrupar e a IA pode sugerir um nome como “Equipamento de compras para viagens de esqui”.
Você pode clicar com o botão direito em uma guia e escolher “Organizar guias semelhantes” ou clicar na seta suspensa ao lado das guias.
O Chrome detectará automaticamente as guias com conteúdo relacionado e sugerirá a criação de grupos de guias para elas. Ele ainda propõe nomes e emojis para esses grupos para facilitar encontrá-los novamente mais tarde.
Temas de navegador personalizados com IA
A nova versão do Chrome também permite criar temas personalizados.
Você pode personalizar o Chrome escolhendo opções de assunto, humor, estilo visual e paleta de cores. Em seguida, a IA irá gerar um tema único que corresponda a essas seleções. Por exemplo, alguém interessado na aurora boreal e que deseja um tema suave e comovente pode inserir “aurora boreal”, “animado” e “sereno”.
O Google tem temas predefinidos na galeria do Chrome para gerar ideias e permitir que você entenda as possibilidades antes de criar seu visual exclusivo.
Assistência aprimorada para escrita
O novo assistente de texto do Chrome também pode ter algumas aplicações práticas. Ele será lançado como uma ferramenta experimental que ajudará os usuários a redigir textos — incluindo análises do Google ou postagens em redes sociais.
Para habilitar isso ao iniciar, você precisa selecionar “Ajude-me a escrever” para permitir que a ferramenta termine suas frases ou sugira opções para continuar o texto.
Uma nova concorrência Google vs. Bing
A introdução dessas novas ferramentas rivalizará naturalmente com o mecanismo Bing com infusão de IA da Microsoft, que introduziu o agrupamento de guias com tecnologia de IA e um auxiliar de composição de texto recentemente.
O Chrome, no entanto, ainda domina o mercado de navegadores no Brasil por uma ampla margem, e o Bing geralmente é classificado na categoria “outros”, bem abaixo de concorrentes como Firefox e Opera.
A empresa, inclusive, planeja adicionar seu modelo Gemini AI ao navegador Chrome ainda este ano, melhorando a experiência de navegação ao simplificar e acelerar tarefas comuns.
À medida que ferramentas de IA como o Gemini progridem, elas poderão mudar fundamentalmente a forma como nos envolvemos com a web. As atividades online diárias provavelmente se tornarão mais intuitivas e adaptadas aos usuários individuais.
Com informações de Engadget e Search Engine Journal