trending topics:

Chrome lança atualização com três novos recursos generativos de IA

A IA do Chrome pode organizar suas guias, personalizar a aparência do mecanismo de busca e ajudá-lo a redigir o texto

Com o lançamento de hoje (23) do Chrome M121, o Google anunciou que apresentará novos recursos generativos de inteligência artificial (IA) que tornarão o navegador mais fácil de usar.

As novas adições incluirão um organizador de guias, um assistente de redação que ajuda a redigir o texto e a opção de personalizar a arte e os temas em todo o navegador.

Esses novos recursos, lançados no Chrome em Macs e PCs, podem ser acessados fazendo login no Chrome, acessando Configurações e navegando até a página Experimental AI.

Ademais, o Google afirma que estes são testes públicos iniciais dos recursos de IA, de modo que serão desativados para contas empresariais e escolares durante esta fase inicial.

 

Gerenciamento de guias inteligentes

Um novo recurso importante da atualização é a ferramenta “Tab Organizer”. O Tab Organizer fará praticamente o que diz: a IA integrada sugerirá automaticamente maneiras de classificar quaisquer guias abertas nas janelas do Chrome e sugerirá a opção de criar grupos.

Isso pode ser útil se você tiver muitas guias recorrentes abertas. Quando você clica em “organizar guias semelhantes”, a IA agrega as páginas abertas com base em tópicos. Por exemplo, as guias relacionadas a compras podem se agrupar e a IA pode sugerir um nome como “Equipamento de compras para viagens de esqui”.

Você pode clicar com o botão direito em uma guia e escolher “Organizar guias semelhantes” ou clicar na seta suspensa ao lado das guias.

O Chrome detectará automaticamente as guias com conteúdo relacionado e sugerirá a criação de grupos de guias para elas. Ele ainda propõe nomes e emojis para esses grupos para facilitar encontrá-los novamente mais tarde.

 


Temas de navegador personalizados com IA

A nova versão do Chrome também permite criar temas personalizados.

Você pode personalizar o Chrome escolhendo opções de assunto, humor, estilo visual e paleta de cores. Em seguida, a IA irá gerar um tema único que corresponda a essas seleções. Por exemplo, alguém interessado na aurora boreal e que deseja um tema suave e comovente pode inserir “aurora boreal”, “animado” e “sereno”.

Temas de navegador personalizados com IA no Google Chrome

O Google tem temas predefinidos na galeria do Chrome para gerar ideias e permitir que você entenda as possibilidades antes de criar seu visual exclusivo.

 

Assistência aprimorada para escrita

O novo assistente de texto do Chrome também pode ter algumas aplicações práticas. Ele será lançado como uma ferramenta experimental que ajudará os usuários a redigir textos — incluindo análises do Google ou postagens em redes sociais.

Para habilitar isso ao iniciar, você precisa selecionar “Ajude-me a escrever” para permitir que a ferramenta termine suas frases ou sugira opções para continuar o texto.

Assistência aprimorada para escrita no Google Chrome

 

Uma nova concorrência Google vs. Bing

A introdução dessas novas ferramentas rivalizará naturalmente com o mecanismo Bing com infusão de IA da Microsoft, que introduziu o agrupamento de guias com tecnologia de IA e um auxiliar de composição de texto recentemente.

O Chrome, no entanto, ainda domina o mercado de navegadores no Brasil por uma ampla margem, e o Bing geralmente é classificado na categoria “outros”, bem abaixo de concorrentes como Firefox e Opera.

A empresa, inclusive, planeja adicionar seu modelo Gemini AI ao navegador Chrome ainda este ano, melhorando a experiência de navegação ao simplificar e acelerar tarefas comuns.

À medida que ferramentas de IA como o Gemini progridem, elas poderão mudar fundamentalmente a forma como nos envolvemos com a web. As atividades online diárias provavelmente se tornarão mais intuitivas e adaptadas aos usuários individuais.

Com informações de Engadget e Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.