Como a Microsoft utilizará IA para melhorar radicalmente o marketing de busca?

Kya Sainsbury-Carter, da Microsoft, fala sobre o futuro da IA conversacional e como ela mudará o marketing de busca para melhor

A Microsoft está adotando uma abordagem inovadora ao incorporar a Inteligência Artificial (IA) conversacional em sua plataforma de publicidade.

Durante a palestra realizada no SMX Advancedconferência dedicada a SEO e Marketing Online —, Kya Sainsbury-Carter, vice-presidente corporativa de publicidade da Microsoft, revelou a iniciativa da empresa.

A implementação da IA conversacional promete revolucionar o campo do marketing de busca, trazendo consigo uma série de benefícios significativos.

Desde taxas de cliques mais altas até retornos sobre investimentos (ROIs) ampliados, a tecnologia de conversação do Bing Chat surge como uma solução inovadora para superar os desafios enfrentados na pesquisa tradicional.

Dessa maneira, vamos recapitular os destaques da entrevista principal apresentada no evento, explorando as possibilidades e o impacto da IA conversacional no marketing de busca.

 

Superando os obstáculos de pesquisas tradicionais

O lançamento do novo Bing trouxe uma solução inovadora para os desafios enfrentados pela pesquisa tradicional.

Enquanto muitas vezes os resultados de busca tradicionais não conseguem atingir o alvo, o Bing Chat foi projetado para oferecer melhores resultados e responder a perguntas complexas.

Kya Sainsbury-Carter explicou:

O problema universal com a busca tradicional é que bilhões de buscas ficam aquém do alvo. Às vezes pode ser difícil encontrar as informações que as pessoas procuram e, por isso, lançamos o Bing Chat para oferecer melhores resultados de pesquisa e respostas a perguntas complexas.

A Microsoft abordou esses problemas históricos de pesquisa combinando poderosos modelos de linguagem, como IAs abertas, com seu próprio índice de pesquisa.

Sainsbury-Carter acrescentou:

Isso é para garantir que estamos entregando resultados atuais, que são citados e, como eu disse, que são conversacionais.

 


Há 70% de aprovação das respostas dadas pelo Bing Chat

Desde o lançamento do Bing Chat, a Microsoft já registrou mais de meio bilhão de conversas, com uma taxa de aprovação de mais de 70% para as respostas fornecidas.

Além disso, mais de 200 milhões de fotos foram criadas com o Bing Image Creator.

Captura de tela do Bing Image Creator
Captura de tela do Bing Image Creator

Os primeiros dados revelam resultados promissores para os anunciantes, uma vez que a IA de conversação da Microsoft está gerando uma taxa de cliques mais alta do que a pesquisa tradicional, resultando em um aumento nas conversões.

É porque a jornada do usuário é encurtada, então há um caminho mais rápido para as conversões — diz Sainsbury-Carter.

Embora nenhum número específico tenha sido divulgado, a vice-presidente ressaltou que o aumento do CTR se aplica tanto aos resultados de pesquisa quanto aos anúncios, oferecendo oportunidades promissoras para os profissionais de marketing de pesquisa.

Além disso, a Microsoft está trabalhando em mais oportunidades para os anunciantes aumentarem o engajamento do usuário, o que pode resultar em um maior número de conversões — uma boa notícia, né?.

 

A IA conversacional chegando ao Microsoft Ads

Sainsbury-Carter enfatizou que a empresa está empenhada em investir na integração do chat AI, observando que o Bing Chat está “mais forte do que nunca”.

Ela adicionou:

Estamos trabalhando muito para entender como podemos usar o Chat para aumentar a eficiência interna e garantir que nosso pessoal esteja trabalhando no trabalho mais complexo e de maior valor.

Então, você sabe que há o aspecto de plataforma e o aspecto interno — ambos os quais achamos muito significativos.

 

Mude palavras-chave para tópicos

A Microsoft sugeriu que os anunciantes comecem a esperar que a segmentação tradicional por palavras-chave mude para uma abordagem centrada no tópico com IA conversacional.

Explicando a mudança, a vice-presidente corporativa disse:

Se estou tentando encontrar um vestido para um casamento em Chicago em julho e digito uma consulta de pesquisa tradicional, provavelmente obterei resultados para vestidos para casamentos — e para Chicago.

Mas se eu fizer a mesma consulta em Chat, ele pode montar algo que diga: ‘OK, está quente e úmido em julho naquela parte do país e, portanto, me mostre um vestido sem mangas esvoaçante e um tecido leve.’

O que está acontecendo é que estamos expandindo nossa compreensão da intenção… em vez de apenas corresponder as respostas às palavras-chave e, assim, definitivamente muda a ideia de lances de palavras-chave.

Acreditamos que isso oferece uma excelente oportunidade para os anúncios corresponderem melhor à conversa e levará a um melhor ROI.

 

Repense os anúncios tradicionais

Sainsbury-Carter explicou que a Microsoft está adotando uma nova abordagem quando se trata de anúncios, experiência do usuário e cenários de ROI:

Estamos sendo mais cuidadosos com a monetização dentro da experiência. Então, por exemplo, no modo de bate-papo, quando você vir fontes citadas, essas citações serão uma mistura de resultados algorítmicos, como você veria na pesquisa tradicional, bem como alguns veiculações de anúncios.

 

Atente-se aos anúncios visuais

Os anúncios visuais são outro novo recurso importante que deve interessar aos profissionais de marketing:

Os anúncios que estamos executando na nova experiência do Bing Chat incluem anúncios de texto que aparecem ao passar o mouse e, em seguida, mais anúncios visuais exibidos de acordo com a conversa, como um anúncio vertical multimídia de produto — diz a vice-presidente.

A Microsoft está tornando os anúncios visuais uma grande prioridade e já está testando esse recurso para anúncios de hotéis. Em seguida, planeja lançar essa experiência para as verticais de viagens e imóveis.

 

Não se preocupe com o desaparecimento da pesquisa tradicional!

Embora o destaque esteja atualmente na IA conversacional, Sainsbury-Carter disse que este não é o fim da pesquisa tradicional:

A pesquisa tradicional não vai desaparecer e há bons motivos para continuar a usá-la. É por isso que também estamos nos concentrando em oferecer experiências mais visuais e imersivas, bem como uma nova experiência de anúncio vertical que você não encontra em nenhuma outra plataforma.

 

Qualidade dos anúncios acima da quantidade

O Bing Chat foi lançado com anúncios e a Microsoft está empenhada em manter essa integração como parte fundamental da experiência de bate-papo, assim como na pesquisa tradicional.

No entanto, o foco está em aprimorar a experiência dos anúncios, garantindo que sejam relevantes e atendam à intenção do usuário.

Kya Sainsbury-Carter enfatizou que:

É menos sobre quantas pessoas estão vendo os anúncios e mais sobre as perguntas que as pessoas estão fazendo ao novo Bing e como respondemos a essas perguntas. É assim que pensamos — não tanto sobre números, mas em termos de correspondência de consultas.

 SMX Advanced

A Microsoft está concentrada em oferecer resultados de anúncios que se alinhem de forma eficaz com as necessidades e intenções dos usuários, visando proporcionar uma experiência publicitária mais satisfatória.

 

O Bing Chat não é perfeito — mas a Microsoft está aprendendo “muito rapidamente”

Kya Sainsbury-Carter reconheceu a importância das preocupações com segurança e privacidade levantadas pelos profissionais de marketing de busca e enfatizou que a Microsoft tem priorizado abordar essas questões.

Ela destacou que o Bing Chat foi desenvolvido em parceria com especialistas em IA e está em conformidade com os Princípios de IA Responsável da Microsoft:

Certificamo-nos de que estávamos aproveitando a experiência da Microsoft para garantir que não estávamos reinventando a roda com isso. E continuamos a aprender lições de experiências do mundo real e testes do mundo real.

A Microsoft implementou várias medidas para evitar o abuso da tecnologia, como limitar o número de chats sequenciais por sessão e o número total de chats por dia.

No entanto, apesar do desenvolvimento cuidadoso, a vice-presidente admitiu que estão preparados para enfrentar problemas iniciais, afirmando:

Não lançamos o produto e dissemos que é perfeito ou que você deve usá-lo em todas as instâncias de interações e ele será perfeito. Estamos aprendendo, mas estamos aprendendo muito rapidamente para que possamos continuar a evoluir nossa abordagem.

A Microsoft está comprometida em aprimorar constantemente a segurança e a eficácia do Bing Chat, utilizando as lições aprendidas e feedback dos usuários para aprimorar ainda mais a experiência.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.