trending topics:

Como e por que promover o seu negócio no Pinterest

Aprenda mais sobre o marketing nessa plataforma que, muitas vezes, intriga os profissionais de marketing.

O Pinterest tomou o caminho de “inspirar” para “monetizar”, sendo uma plataforma que vem crescendo a cada ano e se mostrando mais um lugar interessante para anunciar a sua marca.

[índice]

 

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma on-line que começou em 2010 e simula quadros de cortiça, em que os utilizadores podem reunir imagens, ideias, interesses e hobbies sobre estilo, receitas, decoração e uma infinidade de outros assuntos.

O aplicativo se tornou, ao longo dos anos, essencial para quem desenvolve ideias, e está se tornando cada vez mais uma grande vitrine para criadores de conteúdo também ganharem dinheiro.

O Pinterest se tornou um lugar em que as pessoas se sentem bem. Oito em cada dez usuários dizem que a plataforma faz com que se sintam positivos.

A plataforma foi projetada para armazenar ideias e inspirações de uma forma que as outras redes sociais não foram. Os usuários conseguem e são incentivados a organizar o que encontram em diferentes nomes de quadros para facilitar a navegação. As pessoas estão lá preocupadas com o que elas estão procurando e salvando, sobre o que elas querem ver e não se importam com o que as outras pessoas veem, já que a plataforma não serve para gerar discussões ou trocar informações.

Imagem: Pinterest

Os usuários conseguem criar “pins” no Pinterest por meio do upload de imagens ou encontrar os “pins” que desejam ver por meio de pesquisa, que irá influenciar no que irá aparecer no seu feed. Ao salvar uma inspiração, ela irá para o seu painel, que pode ser público – e assim outras pessoas podem encontrar o pin salvo – ou secreto – em que as pessoas não terão acesso.

 


Por que vale a pena o marketing no Pinterest?

 

Tem uma crescente base de usuários

O Pinterest é a 14ª rede social mais popular, com mais de 459 milhões de usuários ativos.

Embora o número não seja tão grande quanto outras redes sociais, é um número que está em ascensão à medida que a plataforma continua a adicionar novos clientes aos seus recursos de segmentação de anúncios.

O Pinterest pode ser uma potência de marketing para lojas on-line, por exemplo. Os usuários compram produtos que encontram no Pinterest de maneira orgânica, já que eles estão pesquisando proativamente por coisas e não somente rolando o feed de forma reativa.

 

Sua marca pode encontrar um lugar lá

97% das pesquisas no Pinterest são sem marca. Isso significa que os usuários não estão procurando por marcas específicas ao navegar na plataforma. Em vez disso, estão procurando inspiração, novas ideias e estão abertos a conhecer novidades.

Não é à toa que 98% das pessoas pesquisadas pela marca dizem que experimentam coisas novas com base no que encontram no Pinterest.

As marcas podem segmentar compradores que estão nos estágios iniciais do processo de compra, colocando seu produto na frente deles no momento certo.

 

É ideal para a descoberta de produtos

Existem mais de 240 bilhões de pins salvos por usuários no Pinterest. Esses pins são o pontapé inicial para descoberta de produtos. 80% dos pinners (usuários do Pinterest)  dizem que descobriram uma nova marca ou um novo produto enquanto navegavam na plataforma.

As pessoas utilizam o Pinterest como uma forma de planejar o futuro, seja de uma maquiagem, uma roupa ou a construção de uma casa. Com uma sólida estratégia de marketing, você pode encontrar e alcançar o seu público na plataforma.

O Pinterest fornece insights interativos para aprofundar os dados demográficos, interesses e comportamentos do seu público, facilitando a personalização de anúncios e a criação de pins mais eficazes.

 

Tornou-se um lugar de compras

De acordo com o Pinterest:

“A receita de anúncios de compras mais uma vez cresceu mais rápido do que nossos negócios em geral e vimos um aumento de 6 vezes no número de empresas que usaram o formato de anúncios de compras no quarto trimestre [de 2020]”.

Isso indica que as pessoas não estão apenas se envolvendo com o conteúdo da plataforma, mas estão também finalizando compras.

Os compradores no Pinterest gastam duas vezes mais na plataforma por mês do que as pessoas em outras plataformas.

É possível combinar ferramentas de compras gratuitas e pagas para alcançar seu público. O Pinterest descobriu que, quando as marcas adicionam anúncios do Shopping ou Coleções ao mix do Pinterest, elas obtêm três vezes mais conversões e um aumento de duas vezes no retorno do investimento em anúncios.

Imagem: Pinterest

 

Que tipos de negócio são para o Pinterest?

Muitas empresas podem conseguir obter resultados significativos no Pinterest, com um destaque especial para lojas on-line que vendem produtos físicos e que podem ser fotografados – já que essas imagens são a pegada principal da plataforma.

As empresas B2C (empresas para consumidores), em geral, têm mais facilidade no Pinterest do que empresas B2B (empresas para empresas), mas isso não significa, de forma alguma, que estas não possam obter resultados na plataforma, já que, com uma boa estratégia, o público certo pode ser alcançado.

 

Quem usa o Pinterest?

O histórico sempre foi de mulheres utilizando o Pinterest mais e com maior frequência do que os homens. Embora isso ainda seja verdade, o número de homens na plataforma aumentou muito e continua crescendo. As mulheres, que antes representavam mais de 80% dos usuários da plataforma, agora representam 60%, enquanto os homens estão começando a ingressar.

De acordo com o Pinterest:

  • Pinners masculinos e da geração “Z” aumentaram 40%;
  • Aumentou em 35% os pinners da geração “millenial” ;
  • 45% de todos os pinners têm renda familiar de mais de 100.000,00 dólares por ano.

A estatística de renda familiar já sugere que o público mais atraído pelo Pinterest é o de maior renda disponível. Isso se reflete em dados adicionais fornecido pela plataforma, que mostram que os usuários do Pinterest são mais propensos a gastar, e gastar mais, em tudo, desde alimentos até artigos de luxo.

 

Crie a sua estratégia de marketing no Pinterest

É importante construir uma base que fará com que o Pinterest funcione para você e para a sua empresa. Isso significa criar uma estratégia que descreva seus objetivos, oportunidades e público-alvo, de forma que você crie seu perfil de conteúdo de acordo com essas vertentes.

Defina uma meta clara e siga esse objetivo, como:

  • Aumentar o reconhecimento da marca. Ou seja, publicar conteúdo que construa confiança e mostre sua personalidade, tendo cuidado para não postar apenas conteúdos promocionais.
  • Gerar leads e vendas. O Pinterest ajuda pessoas a encontrar produtos e se conectar com marcas. É possível direcionar o tráfego para seu site, onde você pode obter inscrições por e-mail ou você pode vender diretamente pelo Pinterest por meio de pins de produto.
  • Construa seu público. Encontre maneiras de alcançar novos públicos no Pinterest e apresentá-los a sua marca. Isso significa também conversar com o seu público e seguir tendências do setor.
  • Aumente o engajamento. Envolva-se com o seu público por meio de conteúdo e mensagens que chame a atenção deles.

 

Encontre seu público-alvo

Passe um tempo pesquisando os diferentes dados demográficos e padrões observáveis para criar uma imagem do seu usuário ideal do Pinterest. Isso te ajudará a melhorar sua criação de conteúdo e desenvolver uma voz que engaje o público.

Aqui estão alguns dados que já sabemos sobre o Pinterest:

  • 60% do público é feminino.
  • Mais da metade dos usuários têm entre 18 e 34 anos.
  • Pinners masculinos aumentaram 40% ano a ano.
  • 46 milhões de brasileiros usam o Pinterest todos os meses para encontrar ideias.
  • Comida, bebida e decoração são as categorias mais populares no Pinterest. Saúde, fitness, moda feminina e beleza ficam logo atrás.

Utilize esses dados, saiba mais sobre o público específico da sua marca e veja o que os concorrentes estão fazendo no Pinterest.

Ao começar a postar e interagir na plataforma, você coletará dados de público que podem ser revisados por meio dos insights no Pinterest Analytics. Ele fornecerá informações sobre quem interage com os seus pins, para que você possa planejar melhor o conteúdo futuro.

 

Aproveite ao máximo o Pinterest

O Pinterest é diferente de qualquer outra rede social. Lá os usuários são motivados a salvar itens para si mesmos assim como também compartilhá-los com outras pessoas.

Há um poder de vendas excepcional na plataforma, principalmente para lojas on-line. Para ter sucesso, tenha uma compreensão profunda dos clientes que você está tentando alcançar, mantenha uma constância de pins e mantenha-se atualizado sobre as práticas recomendadas e mudanças que ocorrem na plataforma. Tendo tudo isso em vista, é só continuar pinando!

 

Fonte: Shopify

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.