Você percebeu que a sua timeline está repleta de imagens feitas por Inteligência Artificial? São “pinturas realísticas” dos perfis que você segue, em diversos temas e estilos. E o mais perturbador é que a qualidade é realmente incrível!
Essa é uma das novas funcionalidades do aplicativo Lensa, que viralizou nas redes sociais durante os últimos dias.
Aqui na Pixeld eu já falei um pouco sobre a inteligência artificial sendo usada na arte como uma impulsionadora e não uma substituta. E vou falar ainda em dezenas de publicações futuras, pois essas ferramentas se tornarão cada dia mais comuns e mais impressionantes.
A Inteligência Artificial veio para ficar, e ainda estamos no início de tudo. Talvez, por isso mesmo, ela impressione tanto. Vários grandes playersClique e conheça a história dos grandes nomes do Marketing... do marketing digital e influencers entraram na trend e publicaram seus avatares gerados automaticamente, como Breno PerruchoBreno Perrucho é um empreendedor brasileiro, dono de um dos... >> VER TUDO!, Wendell CarvalhoWendell Carvalho é um dos coachs e empreendedores mais infl... >> VER TUDO!, Andre DiamandAndre Diamand considera-se um hacker da mente humana, e é u... >> VER TUDO! e outros.
Como funciona o aplicativo Lensa e Inteligência Artificial
As fotos, verdadeiras artes e tão realistas, são frutos do Lensa. O aplicativo é um projeto com fundadores e investidores russos, embora use tecnologias ocidentais para seu trabalho, em particular a rede neural Stable Diffusion.
A função, chamada “Magic Avatars”, usa uma rede neural para estudar o rosto de uma pessoa e criar um pacote de 50 a 200 avatares em diferentes estilos.
Mas é necessário seguir algumas instruções para ter bons resultados:
- Mínimo 10 fotos. Máximo 20 fotos.
- A mesma pessoa em todas as fotos.
- Nenhuma outra pessoa na foto.
- Selfies e fotos de retrato.
- Fundos variados.
- Variedade de expressões faciais.
- Variedade de ângulos de cabeça.
- Sem nudes.
- Sem crianças, apenas adultos
Um detalhe interessante é que as imagens melhoram muito a pessoa, mudando até mesmo algumas pequenas caraterísticas físicas, para fazer com que ela “se goste mais”, o que aumenta a dopamina.
Apesar disso, o app explica que “os resultados finais vão depender de como você segue os requisitos”, além de que é preciso concordar com os termos de uso e política de privacidade do aplicativo.
“O tipo de IA que utilizamos no Magic Avatars pode gerar artefatos, imprecisões e defeitos nas imagens resultantes, e isso está fora do nosso controle. Portanto, esteja ciente e aceite esse risco antes de continuar”, completa o app.
Eu usei o Magic Avatars do Lensa, e olha o que ele me entregou:
Como o Lensa funciona?
A ideia do sistema é criar imagens infinitas, pois a cada nova requisição, mesmo utilizando as fotos originais, a inteligência artificial desenvolverá novas publicações.
Talvez, para a população geral, isso tudo possa parecer somente mais um hype como tantas outros que já passamos. Mas, para quem está “de olho” nas atualizações, esse é mais um passo para que as redes neurais tornem-se comuns e corriqueiras em nosso dia a dia.
Estamos vivendo no momento histórico em que os gráficos criados por algoritmos estão vencendo disputas contra humanos em competições renomadas e o júri não faz ideia de que a obra (foto ou pintura) foi criada por inteligência artificial.
Obviamente isso mexe diretamente com os nossos problemas atuais, por exemplo: Daria Serenko publicou um post no qual repreendeu os criadores do aplicativo Lensa por “neurossexismo”.
A ativista chamou a atenção para o fato de que o programa frequentemente cria imagens sexualizadas para mulheres, aumentando o tamanho do peito e oferecendo retratos nus.
O fato é que a cada dia a tecnologia fica mais inteligente e indistinguível. Independente se nós reclamamos ou aclamamos. Ninguém pode parar o motor da evolução e ganha o jogo quem melhor se adapta.
E é por isso mesmo que você não pode perder nenhuma das minhas publicações aqui na Pixeld, para sempre ficar informado sobre as mudanças da tecnologia e sobre o que pensar sobre elas.