trending topics:

A Inteligência Artificial invadiu sua timeline, e isso é só o começo

Entenda como funciona o aplicativo Lensa, que usa IA para fazer ilustrações pessoais, e o impacto disso na evolução da tecnologia

Co-Fundador da Soma Peruzzo, especialista em marketing de automação e vendas automáticas.

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

Importante:

Este texto foi produzido por um de nossos colunistas convidados. Os comentários, análises e opiniões expressos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Pixeld ou de seus controladores.

15,4 (2)

Você percebeu que a sua timeline está repleta de imagens feitas por Inteligência Artificial? São “pinturas realísticas” dos perfis que você segue, em diversos temas e estilos. E o mais perturbador é que a qualidade é realmente incrível!

Essa é uma das novas funcionalidades do aplicativo Lensa, que viralizou nas redes sociais durante os últimos dias.

Aqui na Pixeld eu já falei um pouco sobre a inteligência artificial sendo usada na arte como uma impulsionadora e não uma substituta. E vou falar ainda em dezenas de publicações futuras, pois essas ferramentas se tornarão cada dia mais comuns e mais impressionantes.

A Inteligência Artificial veio para ficar, e ainda estamos no início de tudo. Talvez, por isso mesmo, ela impressione tanto. Vários grandes players do marketing digital e influencers entraram na trend e publicaram seus avatares gerados automaticamente, como Breno Perrucho, Wendell Carvalho, Andre Diamand e outros.

 

Como funciona o aplicativo Lensa e Inteligência Artificial

As fotos, verdadeiras artes e tão realistas, são frutos do Lensa. O aplicativo é um projeto com fundadores e investidores russos, embora use tecnologias ocidentais para seu trabalho, em particular a rede neural Stable Diffusion.

A função, chamada “Magic Avatars”, usa uma rede neural para estudar o rosto de uma pessoa e criar um pacote de 50 a 200 avatares em diferentes estilos.

Mas é necessário seguir algumas instruções para ter bons resultados:

  • Mínimo 10 fotos. Máximo 20 fotos.
  • A mesma pessoa em todas as fotos.
  • Nenhuma outra pessoa na foto.
  • Selfies e fotos de retrato.
  • Fundos variados.
  • Variedade de expressões faciais.
  • Variedade de ângulos de cabeça.
  • Sem nudes.
  • Sem crianças, apenas adultos

Um detalhe interessante é que as imagens melhoram muito a pessoa, mudando até mesmo algumas pequenas caraterísticas físicas, para fazer com que ela “se goste mais”, o que aumenta a dopamina.

Apesar disso, o app explica que “os resultados finais vão depender de como você segue os requisitos”, além de que é preciso concordar com os termos de uso e política de privacidade do aplicativo.

“O tipo de IA que utilizamos no Magic Avatars pode gerar artefatos, imprecisões e defeitos nas imagens resultantes, e isso está fora do nosso controle. Portanto, esteja ciente e aceite esse risco antes de continuar”, completa o app.

Eu usei o Magic Avatars do Lensa, e olha o que ele me entregou:

 


Como o Lensa funciona?

A ideia do sistema é criar imagens infinitas, pois a cada nova requisição, mesmo utilizando as fotos originais, a inteligência artificial desenvolverá novas publicações.

Talvez, para a população geral, isso tudo possa parecer somente mais um hype como tantas outros que já passamos. Mas, para quem está “de olho” nas atualizações, esse é mais um passo para que as redes neurais tornem-se comuns e corriqueiras em nosso dia a dia.

Estamos vivendo no momento histórico em que os gráficos criados por algoritmos estão vencendo disputas contra humanos em competições renomadas e o júri não faz ideia de que a obra (foto ou pintura) foi criada por inteligência artificial.

Obviamente isso mexe diretamente com os nossos problemas atuais, por exemplo: Daria Serenko publicou um post no qual repreendeu os criadores do aplicativo Lensa por “neurossexismo”.

A ativista chamou a atenção para o fato de que o programa frequentemente cria imagens sexualizadas para mulheres, aumentando o tamanho do peito e oferecendo retratos nus.

O fato é que a cada dia a tecnologia fica mais inteligente e indistinguível. Independente se nós reclamamos ou aclamamos. Ninguém pode parar o motor da evolução e ganha o jogo quem melhor se adapta.

E é por isso mesmo que você não pode perder nenhuma das minhas publicações aqui na Pixeld, para sempre ficar informado sobre as mudanças da tecnologia e sobre o que pensar sobre elas.

Escrito por:

Isso pode te interessar:

VEJA TAMBÉM:

Lançamentos

Alternar grandes lançamentos com pequenos lançamentos pode ser a chave para seu negócio

Lançamento pequeno ou um super lançamento? Conheça as vantagens de alternar entre eles para não "acostumar" sua audiência

El professor da oratória

Como “El Professor da Oratória” saiu de 10k para 200k de seguidores no Instagram em 1 mês

Saiba as estratégias de Giovanni Begossi para viralizar no Instagram e TikTok, e ganhar seguidores que gostem do seu conteúdo

Brunna Siqueira

O Afiliado é a extensão do seu time! 5 motivos para ter afiliados – por Brunna Siqueira

Saiba os cinco motivos que sua empresa deve abrir a afiliação dos produtos de acordo com produtora Brunna Siqueira

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.