Google colocando anúncios entre os resultados orgânicos. O que significa para o SEO?

Descubra como a inserção de resultados patrocinados em posições antes orgânicas pode afetar o SEO e o que fazer em meio a essa mudança

O Google está testando colocar anúncios entre os resultados de pesquisa orgânica.

Essa descoberta foi divulgada pelo Search Engine Land por meio das publicações consultor de produto Ahrefs, SEO técnico e embaixador da marca Patrick Stox, que notou pela primeira vez que as postagens patrocinadas começaram a aparecer onde normalmente aparecem a terceira e a quinta posições orgânicas.

Tendo visto a notícia, nós aqui do Pixeld fomos testar e ver se estava acontecendo, também, aqui no Brasil, e este foi o resultado:

 

Realmente, ao rolar a página, agora os patrocinados aparecem em posições que, antes, eram orgânicas.

 

O que disse o Google sobre o assunto?

Até o momento, toda informação fornecida pelo próprio Google sobre o assunto foi uma publicação no X feita pela representante de anúncios da empresa, Ginny Marvin:

Estamos experimentando regularmente e não temos mais nada para compartilhar neste momento.

Bom, foi uma resposta um tanto quanto vaga, uma vez que não confirmou, não negou e também não disse que era um bug — o que muito provavelmente não é mesmo.

 


O que isso implica para os profissionais de SEO?

Para quem anuncia, esta é uma ótima notícia. Afinal, quanto mais seu anúncio apareça na Pesquisa, mais chance alguém tem de clicar nele.

No entanto, para os SEOs, isso significa que a competição por visibilidade nas classificações orgânicas se torna ainda mais acirrada. Além disso, a atualização reforça uma tendência do Google em restringir cada vez mais os espaços orgânicos na busca.

Quanto a isso, essa diminuição do espaço disponível para resultados orgânicos pode resultar em uma menor visibilidade para sites que investem no tráfego orgânico para sucesso. Mas não só isso, essa mudança também pode gerar uma má experiência para o usuários — uma vez que a tendência é querer ver cada vez menos anúncios e eles confiam mais em resultados orgânicos.

No entanto, aos profissionais de SEO: nada de desespero. As posições orgânicas continuam lá — mesmo que em menor espaço. Sendo assim, reforce o foco nas suas estratégias SEO para continuar conquistando os valiosos espaços orgânicos que ainda estão disponíveis.

A otimização de conteúdo, a busca por palavras-chave e a construção de autoridade tornam-se ainda mais cruciais para garantir que seus sites se destaquem na multidão de anúncios. Inclusive, aqui no Pixeld, sempre mostramos estratégias para te ajudar com isso.

Em última análise, a evolução da Pesquisa Google reflete a necessidade constante de adaptação no mundo do SEO, à medida que os profissionais buscam equilibrar a visibilidade de seus sites com a satisfação do usuário.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

anúncios PPC na era da IA

4 maneiras para ajustar seus anúncios PPC para a era da Inteligência Artificial

Além de segmentar e otimizar lances, o aprendizado de máquina pode aprimorar processo criativo de anúncios PPC. Saiba mais

Google Search Console
SEO

Google removerá taxa de rastreamento do Search Console

O Google anunciou que a ferramenta limitadora de taxa de rastreamento do Search Console será desativada a partir do dia 8 de janeiro de 2024

Conecte seu design com a sua audiência! Conheça 7 tendências visuais para 2024

Descubra as tendências visuais que vão transformar seu design em 2024! Conecte-se com sua audiência de maneira envolvente e inovadora

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.