Sem sucesso no tráfego orgânico? Essas 5 técnicas de SEO podem te ajudar

Aprenda técnicas para otimizar conteúdo para SEO e aumentar chances de classificação mais alta nos resultados de pesquisa

Ter uma presença online não é mais opcional para você, marketeiro. É uma necessidade absoluta.

Empresas de todo o porte, sejam elas pequenos empreendimentos ou grandes multinacionais têm noção dessa importância. A internet oferece um impacto colossal na visibilidade e sucesso das operações do seu negócio.

Sendo assim, para se destacar nesse ambiente super competitivo, é importante trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) com uma estratégia sólida. Por isso, vamos compartilhar cinco técnicas poderosas que vão te ajudar a melhorar o SEO da sua empresa e impulsionar seu sucesso online.

Nossa missão é clara: preparar você para maximizar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa e atingir um público maior, sem complicações. Vamos embarcar nessa jornada juntos!

 

O conteúdo é para humanos, não para algoritmos

Antes de irmos para as cinco técnicas, um questionamento: você quer agradar o seu cliente, que irá consumir o seu produto; ou quer agradar um algoritmo que você nem mesmo sabe como funciona direito? Já tinha pensado nisso?

No mundo dinâmico do SEO, é fundamental compreender que o objetivo principal não é apenas agradar aos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, mas sim fornecer valor genuíno ao seu público.

As antigas táticas de preenchimento de palavras-chave e outras práticas enganosas de SEO estão fadadas ao fracasso. Afinal, os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes, capazes de reconhecer e penalizar práticas inadequadas.

Portanto, lembre-se sempre: seu foco principal deve ser entregar informações relevantes, interessantes e valiosas para sua audiência.

A otimização para mecanismos de busca é uma ferramenta poderosa para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Dessa forma, essa otimização deve ser uma extensão natural do seu compromisso em fornecer conteúdo valioso aos seus leitores.

Com isso em mente, nos próximos tópicos exploraremos técnicas específicas para aprimorar o SEO do seu conteúdo e maximizar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

 


5 técnicas essenciais de SEO para iniciantes

 

1. Dê atenção à seção “As pessoas também perguntam”

A seção “As pessoas também perguntam” do Google é uma mina de ouro para sua estratégia de SEO.

Quando você pesquisa algo, o Google geralmente sugere outros tópicos relacionados que podem ser úteis.

Seção as pessoas também perguntam do Google

Esta é uma ótima maneira gratuita de fazer pesquisa de palavras-chave e escrever sobre coisas nas quais as pessoas estão interessadas.

Ao abordar essas questões em seu conteúdo, você está dando aos usuários as respostas que eles procuram e aumentando suas chances de aparecer nesta seção. Ótimo para visibilidade e ótimo para credibilidade, ou seja, um ganha-ganha.

Outro recurso para descobrir quais perguntas seu público tem sobre determinados tópicos é o Answer the Public.

 

2. Fique de olho e analise a sua concorrência 👀

Observar o que seus concorrentes estão fazendo é uma ótima maneira de obter informações que influenciarão sua estratégia de SEO.

Identifique as palavras-chave para as quais eles estão classificando e estude seu perfil de backlink — você precisará de uma ferramenta de SEO como Semrush ou Diib para isso. No entanto, antes de investir em uma ferramenta de SEO, teste as avaliações gratuitas para determinar se essa é uma ferramenta que você deseja usar novamente no futuro.

Você também pode analisar o conteúdo de seus concorrentes. Aqui no Pixeld, inclusive, já até te ensinamos como fazer isso.

Revise sobre o que eles estão escrevendo e qual a resposta que estão recebendo de seu público. Mas atenção: não imite a estratégia deles (que coisa mais feia!), e sim avalie o que parece funcionar para eles e use esse conhecimento para tomar decisões sobre sua própria estratégia.

 

3. Links internos e backlinks?

Os links são realmente úteis para SEO, pois fornecem mais informações para seus leitores. Os mecanismos de pesquisa veem isso como um conteúdo mais útil. A vinculação interna também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender a relação entre diferentes páginas/postagens em seu site, e isso incentivará os leitores a conferir mais do seu conteúdo.

Além disso, é possível criar links para outros recursos externos se acreditar que eles são úteis para seus leitores ou ajudam a provar seu ponto de vista. Assim, você deve transformar qualquer menção a uma marca em um link.

YouTube video

Os backlinks, por sua vez, são um importante fator de classificação. Eles são links de outros sites para o seu. Embora a quantidade ajude aqui, a qualidade é ainda mais importante.

Quando sites de alta qualidade apontam para o seu site, isso informa ao algoritmo que seu conteúdo é preciso e confiável. Por outro lado, ter sites suspeitos com links para o seu pode prejudicar sua reputação, dificultando sua classificação no topo. Então se junte com os bons!

 

4. Não deixe nada desatualizado no seu site!

Seu conteúdo de SEO permanecerá eficaz a longo prazo, desde que permaneça relevante. E como que se permanece relevante no SEO e na vida? Com atualizações. Logo, atualizar o conteúdo antigo é crucial para garantir sua relevância contínua.

Olhe para seu conteúdo — principalmente aqueles que mais te deram visibilidade — e se pergunte: o que mais posso acrescentar para torná-lo ainda mais valioso? A partir disso, você verifica se tem algo a acrescentar e/ou retirar.

Essa prática melhora muito o seu tráfego orgânico, pois o Google valoriza conteúdo atualizado e relevante. Além disso, ao atualizar seu conteúdo, você pode atrair novos backlinks, fortalecendo sua estratégia de SEO.

Dessa forma, mantenha seu conteúdo sempre atualizado e veja seus resultados melhorarem.

 

5. Core Web Vitals: a web também tem pontos vitais

Outro fator importante do SEO são os principais sinais vitais da Web do seu siteEles fazem parte dos fatores de classificação usados pelos mecanismos de pesquisa e não devem ser negligenciados.

Um relatório de Core Web Vitals é coletado por meio de dados reais, e esses fatores são importantes para uma experiência geral do usuário.

Ele mede:

  • Largest Content Paint (LCP) – Quanto tempo leva para o conteúdo principal da sua página carregar totalmente (apontar para 2,5 segundos ou menos).
  • First Input Delay (FID) – Quanto tempo leva para os usuários realmente interagirem com seu conteúdo (tente 100 milissegundos ou menos).
  • Deslocamento cumulativo de layout (CLS) – Quanto seu conteúdo se move na página até ficar no lugar certo (tente para 0,1 ou menos).

Isso pode ser um pouco técnico demais, mas, no geral, trata-se da experiência do usuário quando ele entra em contato com seu site pela primeira vez.

Uma boa experiência do usuário é uma parte importante da sua estratégia de SEO, portanto, você deve reservar um tempo para garantir que seu site esteja saudável.

Alguns outros fatores aos quais você deve prestar atenção:

  • Velocidade da página: use ferramentas como Google PageSpeed Insights ou GTmetrix para analisar a velocidade do seu site e obter recomendações para melhorias.
  • Capacidade de resposta móvel: a maioria das pessoas usa telefones celulares para navegar, portanto, certifique-se de que seu site tenha uma boa aparência no celular e seja funcional.
  • Otimização de imagem: este é um erro comum que causa um grande problema. Imagens pesadas tornam seu site lento, então certifique-se de otimizar qualquer mídia antes de carregá-la no site.

O conteúdo pode ser o rei quando se trata de tráfego orgânico, mas se as pessoas saírem antes de ver seu conteúdo, não importa o quão bom ele seja.

 

O tráfego orgânico fortalece sua marca!

Para recapitular, esses cinco pontos ajudarão você a aumentar seu SEO:

  • 📃 Concentre-se na seção “As pessoas também perguntam” no Google.
  • 📖 Estude sua concorrência.
  • 🌐 Use links internos e backlinks.
  • ♻️ Atualize o conteúdo desatualizado.
  • 👩‍💻 Preste atenção aos principais sinais vitais da Web e à experiência do usuário.

Lembre-se de que essas estratégias funcionam lado a lado e implementá-las juntas pode levar a melhores resultados!

Trabalhar no seu tráfego orgânico é uma ótima maneira de obter mais visibilidade e fazer sua marca crescer.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.