trending topics:

6 perguntas para uma pesquisa eficiente de palavras-chave para SEO

Responder a essas perguntas ajudará a criar conteúdo estratégico e gerar resultados positivos para o seu conteúdo em termos de SEO

Criar conteúdo é um processo que exige dedicação e esforço. Passamos horas desenvolvendo ideias e produzindo materiais de qualidade, mas todo esse trabalho pode ser em vão se as pessoas não conseguirem encontrá-lo facilmente.

Dessa forma, se você está envolvido na publicação de conteúdo online, a pesquisa de palavras-chave para otimização de mecanismos de busca (SEO) é um passo crucial.

No entanto, enfrentamos um desafio: As métricas que os SEOs tradicionalmente usam para pesquisa de palavras-chave não são confiáveis.

Diante dessa situação, surge a pergunta: como realizar uma pesquisa de palavras-chave de forma eficaz?

Neste artigo, vamos explorar a arte da pesquisa de palavras-chave para SEO e apresentar as perguntas fundamentais que você precisa fazer para criar conteúdo que alcance uma alta posição nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

Vamos mergulhar nesse processo e descobrir como melhorar a visibilidade do seu conteúdo online.

 

Pergunta 1: Como meu público pesquisa meu produto/serviço?

Se você deseja que seu conteúdo seja descoberto por seu público, você precisa usar as palavras e frases que eles estão procurando para encontrá-lo.

Dessa forma, a melhor maneira de descobrir como seus clientes usam a linguagem em torno de seu produto ou serviço é falar diretamente com eles. Ou conversar com as equipes de vendas e atendimento ao cliente que conversam com os clientes diariamente.

 


Pergunta 2: Quais problemas seus compradores precisam resolver?

Descobrir como seus clientes falam sobre seu produto ou serviço inevitavelmente o levará aos problemas que eles devem resolver. Você pode descobrir um tesouro de ideias de conteúdo:

  • Conversando com seus clientes.
  • Envolvendo-se com formulários de feedback.
  • Verificando comentários em seu site e sites de concorrentes.
  • Lendo sites como Reddit.

Se seus compradores falam abertamente sobre problemas com produtos ou serviços, pode apostar que eles também procuram soluções para esses problemas online.

Use esses pontos problemáticos para criar conteúdo que ajude o usuário.

 

Pergunta 3: Qual é o volume de pesquisa?

O volume de pesquisa fornece um guia sobre quantas vezes uma palavra-chave é pesquisada por mês. Esses volumes não são precisos e os resultados variam entre as ferramentas.

Se você fez sua lição de casa e encontrou respostas para as perguntas um e/ou dois, mas descobriu que suas palavras-chave retornam volume de pesquisa zero, você deve escrever seu conteúdo.

Você sabe que isso ajudará seu público, então por que você não escreveria?

Mesmo que o conteúdo não tenha chegado ao topo das SERPs, você tem um texto que pode complementar outros esforços de marketing, como e-mail, mídia social ou até mesmo um conteúdo que as vendas podem enviar a compradores em potencial.

Além disso, palavras-chave de baixo volume podem surpreendê-lo.

A fonte da verdade para a utilidade de qualquer termo de pesquisa se revelará a você por meio do monitoramento de ferramentas como o Google Search Console.

Você pode filtrar por página e ver quantos cliques e impressões um conteúdo recebeu. Role para baixo para encontrar todas as consultas que retornaram seu conteúdo.

Não há nada de errado em começar seu próximo conteúdo a partir de uma palavra-chave com volume de pesquisa que você descobriu por meio de ferramentas de SEO. Essa estratégia também é perfeita para identificar as necessidades do cliente.

Entrar nos dados e descobrir o que é pesquisado “no mundo real” lhe dará melhores percepções.

 

Pergunta 4: Quão competitiva é a palavra-chave?

As ferramentas de palavras-chave oferecem métricas para avaliar a dificuldade de classificação de uma palavra-chave.

Geralmente, seus dados são baseados em quantos artigos de classificação de backlinks têm — muitos backlinks para uma página equivalem a pontuações de dificuldade mais altas.

O problema é que os backlinks são apenas um fator em um algoritmo altamente complexo.

Uma regra geral é que as palavras-chave principais (palavras-chave com uma ou duas palavras) serão mais difíceis de classificar do que uma palavra-chave de cauda longa (mais de 4 palavras)

A melhor pergunta a fazer é o que os usuários desejam quando pesquisam essa palavra-chave. Qual é a intenção por trás da pesquisa?

 

Pergunta 5: Qual é a intenção da pesquisa?

Combinar uma compreensão do que seus clientes estão procurando e o que eles estão procurando levará suas estratégias de SEO a outro nível.

Vejamos um exemplo para que você possa usar palavras-chave de cauda longa e intenção de pesquisa a seu favor.

Se você estiver vendendo uma ferramenta de marketing por e-mail, convém evitar a palavra-chave “marketing por e-mail” em favor de uma palavra-chave de cauda longa como “dicas de marketing por e-mail para pequenas empresas”.

Você pode identificar uma intenção de pesquisa definida usando seu cérebro. O e-mail marketing é muito amplo. Não está claro o que alguém quer. Podemos coletar alguns dados para dar suporte a isso indo ao Google, pesquisando a palavra-chave e vendo o que é retornado.

Com os bilhões de pesquisas que o Google tem para o termo “marketing por e-mail”, a intenção da pesquisa ainda não é clara, por isso forneceu uma série de respostas:

  • O que é e-mail marketing?
  • Como começar.
  • Exemplos de campanha.

Além disso, perguntas relacionadas que as pessoas fazem.

O próprio Google não sabe exatamente quais informações dar ao usuário.

As SERPs mudam significativamente com uma pesquisa de cauda longa, como “dicas de marketing por e-mail para pequenas empresas”, à medida que a intenção da pesquisa se torna clara.

Você não precisa do Google para entender quem está procurando por isso e o que eles querem. O pesquisador quer dicas, listas, guias e conselhos de especialistas sobre como aproveitar ao máximo as dicas de e-mail marketing.

Dito isso, nunca é demais olhar para as SERPs antes de escrever. Algumas palavras-chave podem surpreendê-lo. Além disso, sabemos que o Google deseja fornecer o conteúdo mais útil e eles testaram o conteúdo que ressoou com esse tipo de pesquisa, então o trabalho duro está feito.

Se você pesquisar sua palavra-chave e o Google fornecer dicas em forma de lista, escreva isso. E escreva melhor, de forma mais informativa do que qualquer outra pessoa atualmente classificando.

 

Pergunta 6: O que mais posso escrever sobre este tópico?

A pesquisa de palavras-chave para SEO nunca é sobre um conteúdo isolado. Sabemos disso pelo EEAT do Google. Você não pode mostrar experiência, conhecimento, autoridade e confiabilidade em um conteúdo.

Quando você encontrar uma palavra-chave – ou um assunto – sobre o qual você acha que deveria escrever, aborde esse tópico completamente, reunindo todos os seus conhecimentos.

Usando o exemplo de marketing por e-mail acima, se você escreveu “dicas de e-mail marketing para pequenas empresas”, pode ser sensato escrever outros conteúdos sobre isso, como:

  • Como as pequenas empresas podem usar e-mails para obter avaliações;
  • Linhas de assunto de e-mail para melhorar CTR;
  • As melhores (e acessíveis) ferramentas de e-mail marketing para pequenas empresas.

Além disso, não se esqueça de otimizar suas páginas de dinheiro, como “demonstração da ferramenta de marketing por e-mail”, onde os usuários podem se inscrever em sua oferta.

Cobrir um tópico de forma abrangente é vital por dois motivos:

  1. Isso ajuda o Google a “ver” que você é uma verdadeira autoridade em um assunto. Se você pode escrever muitas palavras boas cobrindo todos os ângulos de um tópico, provavelmente é justo dizer que você sabe muito sobre isso.
  2. O usuário do seu site achará seu blog infinitamente útil. Quanto mais valioso for o conteúdo, mais tempo seus usuários permanecerão em seu site descobrindo o que você tem a oferecer.

Inclua sua oferta em todo o conteúdo que você criar, continue compartilhando os benefícios e alimente seus usuários para a conversão.

 

A pesquisa de palavras-chave estratégicas impulsiona os resultados de SEO

Por fim, as seis perguntas apresentadas neste artigo são apenas o começo do que você deve considerar ao conduzir uma estratégia de conteúdo focada em SEO.

No entanto, ao responder a essas perguntas, você estará no caminho certo para criar um conteúdo estratégico que não apenas se conecte com os pesquisadores, mas também produza resultados tangíveis.

Lembre-se de que uma pesquisa de palavras-chave bem-executada é o alicerce sobre o qual você constrói uma presença online forte e impactante.

Mantenha-se atualizado com as tendências de SEO e continue refinando sua abordagem para se destacar nos resultados dos mecanismos de busca. Com uma abordagem informada e estratégica, seu conteúdo estará preparado para alcançar um público mais amplo e impulsionar o sucesso online.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.