Um dos recursos mais antigos da Pesquisa Google, os links de cache, estão sendo retirados. A informação foi confirmada por Danny Sullivan, representante de pesquisa da empresa.
Mais conhecidos pelo botão “Em cache”, são um instantâneo de uma página da web da última vez que o Google a indexou. No entanto, segundo o Google, eles não são mais necessários.
De acordo com Sullivan:
O objetivo era ajudar as pessoas a acessar páginas quando, no passado, muitas vezes você não podia depender do carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito. Então, foi decidido aposentá-lo.
Qual a função e importância do Cache na Pesquisa Google?
O recurso de cache permite que você visualize uma página da web como o Google a vê, o que é útil por vários motivos diferentes, além de apenas poder ver uma página que está com dificuldades para carregar.
Os profissionais de SEO podem usá-lo para depurar seus sites ou até mesmo manter o controle sobre os concorrentes. Além disso, também pode ser uma ferramenta de coleta de notícias extremamente útil, dando aos repórteres a capacidade de ver exatamente quais informações uma empresa adicionou (ou removeu) de um site, e uma maneira de ver detalhes que pessoas ou empresas podem estar tentando apagar da web. Ou, se um site estiver bloqueado na sua região, o cache do Google pode funcionar como uma ótima alternativa a uma VPN.
Hey, catching up. Yes, it's been removed. I know, it's sad. I'm sad too. It's one of our oldest features. But it was meant for helping people access pages when way back, you often couldn't depend on a page loading. These days, things have greatly improved. So, it was decided to…
— Google SearchLiaison (@searchliaison) February 1, 2024
O cache de uma página normalmente pode ser acessado por meio de algumas rotas diferentes. Havia um botão “Em cache” que aparecia na parte inferior do painel “Sobre este resultado”, acessível no menu de três botões próximo ao resultado da pesquisa.
E, para quem sabe, você também pode anexar o prefixo “cache:” a um URL antes de pesquisá-lo para acessar instantaneamente a versão em cache do Google.
A remoção do “Cache” pelo Google
A remoção dos links de cache do Google ocorreu gradualmente nos últimos meses e ainda não foi concluída.
No Search Engine Roundtable, Barry Schwartz percebeu que os links estavam desaparecendo intermitentemente dos resultados de pesquisa no início de dezembro e foram totalmente removidos no final de janeiro.
Em seu tweet, Danny Sullivan confirmou que além de remover os links, o operador de busca “cache:” também irá desaparecer “em um futuro próximo”.
Embora os links de cache só agora tenham sido descontinuados, já havia a desconfiança há algum tempo. No início de 2021, o engenheiro de relações com desenvolvedores do Google, Martin Splitt, disse que a visualização em cache era um “recurso legado basicamente não mantido”.
Não parece que o Google tenha planos imediatos para substituir o recurso, mas Sullivan diz que espera que o Google possa adicionar links ao Internet Archive que possam ser usados para mostrar como uma página da web mudou ao longo do tempo. “Sem promessas”, ele adverte. “Temos que conversar com eles, ver como tudo pode acontecer – envolve pessoas muito além de mim. Mas acho que seria bom para todos”.
Fonte: The Verge