trending topics:

Loja de GPT da OpenAI: tudo que você precisa saber sobre o lançamento

Saiba mais sobre os planos da OpenAI para a GPT Store, como funciona e quem pode usá-la e monetizar os GPTs

A OpenAI divulgou nesta quarta-feira (10) o lançamento da GPT Store, uma plataforma online que permite que usuários baixem diferentes variantes do ChatGPT, o renomado chatbot baseado no modelo de linguagem natural GPT-4. Essa inovação está disponível exclusivamente para assinantes dos planos ChatGPT Plus, Team e Enterprise, e ainda não há confirmação sobre a possível disponibilização gratuita no futuro.

A GPT Store apresenta uma ampla seleção de mais de 3 milhões de chatbots personalizados, abrangendo diversas finalidades como pesquisa acadêmica, produtividade, programação, educação e entretenimento. Os próprios usuários têm a capacidade de criar esses chatbots utilizando a ferramenta GPT Builder, permitindo a geração de clones do ChatGPT com características específicas, tudo isso sem a necessidade de programação.

GPT Store
Imagem: OpenAI (Reprodução)

Além disso, a OpenAI anunciou que planeja lançar, no primeiro trimestre deste ano, um programa de remuneração para os desenvolvedores de chatbots. Dessa forma, os criadores dos GPTs serão compensados conforme o sucesso alcançado por seus programas na loja virtual. A GPT Store está acessível tanto na versão web quanto em aplicativos para smartphones.

 

O que você precisa saber sobre a GPT Store

 

1. Os GPTs são chatbots personalizados pelos próprios usuários

Os assinantes do ChatGPT agora têm a oportunidade de criar e comercializar suas próprias variantes da ferramenta, denominadas GPTs.

Essas versões personalizadas, também baseadas no modelo GPT-4 da OpenAI, podem ser ajustadas para realizar tarefas específicas ou discutir sobre temas particulares, combinando instruções, conhecimentos e funcionalidades.

A complexidade dos robôs personalizados pode variar, dependendo da proposta dos criadores, abrangendo desde a aprendizagem de idiomas até fornecer suporte técnico para questões específicas.

 

2. A possibilidade de criação de GPTs está aberta a todos os assinantes

Os usuários dos planos ChatGPT Plus e Enterprise agora têm a capacidade de criar ou adquirir versões personalizadas da ferramenta de IA conforme suas necessidades.

O procedimento envolve a utilização do GPT Builder, uma plataforma na qual os usuários podem fornecer diretrizes de configuração para gerar uma nova ferramenta. Após a formatação, é possível publicar o chatbot, tornando-o disponível para outros assinantes.

Esse recurso possibilita que os usuários personalizem chatbots de acordo com seus conhecimentos, orientando as respostas geradas pela ferramenta por meio de comandos (prompts) e arquivos carregados durante a configuração. Dessa maneira, os novos robôs tornam-se especialistas em funções ou temas específicos.

 

3. Desenvolver um GPT não exige conhecimento em programação

A criação de chatbots personalizados ocorre de forma intuitiva diretamente na plataforma do ChatGPT. Não é necessário possuir habilidades de programação ou familiaridade com códigos específicos; basta fornecer instruções detalhadas para configurar a nova ferramenta, definindo suas funcionalidades e padrões de comportamento.

Além disso, é possível incluir imagens geradas pela própria IA ou fazer o upload de arquivos do dispositivo com apenas alguns cliques. A OpenAI também disponibiliza exemplos de comandos (prompts) para iniciar a conversa com os futuros usuários.

 

4. Os modelos podem fazer uso de todos os recursos do ChatGPT Plus

Assim como o ChatGPT, os GPTs também são fundamentados no modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI e têm a capacidade de incorporar todos os recursos disponíveis na plataforma.

Ao criar uma nova ferramenta de IA, é possível, por exemplo, ativar a navegação na web em tempo real e integrar funcionalidades como a geração de imagens por meio do DALL-E.

Além disso, os assinantes podem acrescentar funcionalidades extras aos GPTs utilizando ferramentas de terceiros. Basta fornecer informações sobre o funcionamento e a configuração desses softwares, juntamente com uma descrição de como o chatbot deve utilizá-los.

 

5. Os GPTs dos usuários podem ser comercializados na loja oficial da OpenAI

A loja oficial da OpenAI reúne GPTs desenvolvidos por seus parceiros e pela comunidade de desenvolvedores. Assinantes têm acesso a diversas ferramentas personalizadas, categorizadas por temas como educação, estilo de vida e produtividade.

Entre os GPTs em destaque no momento do lançamento do serviço, destacam-se assistentes virtuais voltados para programação, design de conteúdo no Canva, trilhas personalizadas e pesquisas acadêmicas.

Além disso, a OpenAI lançará um programa de receita para os construtores de GPT, que serão remunerados com base no envolvimento dos usuários com suas ferramentas. O plano será iniciado nos Estados Unidos, e detalhes sobre os critérios de pagamento serão divulgados futuramente.

Com informações de OpenAI, TudoCelular e TechTudo

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.