Já imaginou ter um assistente virtual personalizado para o seu negócio, capaz de proporcionar interações inteligentes e satisfatórias com seus clientes? Pois a OpenAI pretende oferecer isso com seu lançamento da GPT Store.
A loja GPT promete ser uma loja de aplicativos em que os usuários poderão vender e compartilhar os seus “ChatGPTs”, que são chatbots desenvolvidos com base nos grandes modelos de linguagem (LLM) da OpenAI.
De acordo com o The Verge, a novidade foi anunciada em um e-mail para pessoas inscritas como GPT Builders. O e-mail pedia aos usuários que verificassem se suas criações de GPT atendem às diretrizes da marca e lembrava as pessoas de tornarem suas GPTs públicas.
Como funcionará a GPT Store?
A OpenAI anunciou pela primeira vez em sua conferência de desenvolvedores em novembro que permitiria que outras pessoas construíssem agentes de IA, chamados GPTs, usando seu modelo de linguagem grande GPT-4.
Ele está disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus e corporativos e permite que as pessoas criem versões personalizadas de chatbots no estilo ChatGPT, desde um que explica memes da Geração Z até um que orienta as pessoas nas negociações.
Embora GPTs personalizados criados pela OpenAI estejam disponíveis na guia explorar do ChatGPT Plus, a loja permitiria aos usuários compartilhar e monetizar seus GPTs.
A OpenAI disse que planeja descobrir uma maneira de pagar aos criadores de GPT com base em quanto seus agentes de IA na loja são usados, mas não divulgou quaisquer outros detalhes sobre o plano.
A loja será lançada com atraso
A loja deveria inicialmente ser lançada em novembro, mas teve que ser adiada, pois a OpenAI teve um mês muito ocupado demitindo o CEO Sam Altman e depois recontratando o CEO Sam Altman. A data caiu para dezembro e foi adiada novamente.
Qual a importância deste lançamento?
Na sua edição de hoje (8), o The News apresentou uma perspectiva interessante sobre o lançamento da da GPT Store pela OpenAI.
Este movimento pode ser equiparado ao impacto revolucionário causado pela introdução da loja de aplicativos da Apple em 2008, que gerou um mercado bilionário para desenvolvedores.
Com a GPT Store, surge a oportunidade de comercializar aplicativos baseados no ChatGPT de forma mais acessível e eficiente. Assim como a App Store estabeleceu padrões e simplificou o processo para os usuários, a GPT Store promete transformar a experiência de descoberta, download e atualização de aplicativos de inteligência artificial.
A expectativa é que, se bem-sucedido, esse lançamento possa representar uma das maiores transformações na era da inteligência artificial, seguindo os passos da App Store que gerou mais de US$ 643 bilhões em receitas globais em 2020. Uma evolução empolgante a ser acompanhada de perto.