Com certeza, depois desse tempo de revolução das inteligências artificiais (IA) que passamos — e ainda estamos passando —, você já escutou os inúmeros benefícios que a tecnologia pode trazer para os empreendimentos.
Sendo assim, não é nenhuma surpresa escutar que alguns dos maiores anunciantes do mundo, como Nestlé e Unilever, estão adotando softwares de IA generativa para, como ChatGPT e DALL-E, para cortar custos e aumentar a produtividade.
Segundo reportagem da Reuters, o motivo primordial de as grandes marcas usarem IA na sua comunicação é o fato de ser muito mais barato:
As equipes de marketing esperam que isso resulte em maneiras mais baratas, rápidas e virtualmente ilimitadas de anunciar produtos — diz a reportagem.
WPP e o investimento em IA na publicidade
A WPP, maior agência de publicidade do mundo, está trabalhando com Nestlé e Mondelez para utilizar IA generativa em campanhas publicitárias.
De acordo com o CEO da empresa, Mark Read, em entrevista a Reuters, “A economia pode ser de 10 ou 20 vezes. Em vez de levar uma equipe de filmagem até a África para filmar um comercial, criamos isso virtualmente”.
O grupo produziu um anúncio digital para a marca Cadbury na Índia, com a participação do renomado astro de Bollywood Shah Rukh Khan. Esse projeto resultou em uma incrível variedade de 130 mil versões do anúncio, alcançando impressionantes 94 milhões de visualizações nas plataformas YouTube e Facebook. Como reconhecimento, a campanha conquistou o cobiçado Grand Prix de Eficácia Criativa no Festival Cannes Lions recentemente.
Além disso, a WPP tem “20 jovens de vinte e poucos anos que são aprendizes de IA” em Londres e fez parceria com a Universidade de Oxford em cursos focados no futuro do marketing. O diploma “IA para negócios” oferece treinamento em dados e IA para líderes de clientes, profissionais e executivos do WPP.
De acordo com o CEO:
É muito mais fácil pensar em todos os empregos que serão interrompidos do que em todos os empregos que serão criados.
Nestlé e o uso do ChatGPT e DALL-E
A Nestlé também está trabalhando em maneiras de usar ChatGPT 4.0 e Dall-E 2 para ajudar a comercializar seus produtos. Por exemplo, a Ogilvy realizou um experimento para a Nestlé, utilizando o DALL-E 2 para expandir a famosa obra “La Laitière” de Johannes Vermeer, o que resultou em um valor de mídia de quase US$ 800 mil.
Aude Gandon, diretor global de marketing da empresa, disse à Reuters que:
O mecanismo [ChatGPT] está respondendo aos resumos da campanha com grandes ideias e inspiração, totalmente voltadas para a marca e para a estratégia. As ideias são então desenvolvidas pela equipe criativa para se tornarem conteúdo que será produzido, por exemplo, para nossos sites.
A irresistível promessa da inteligência artificial
Muitos dos projetos premiados no Cannes Lions deste ano incorporaram com sucesso a inteligência artificial, demonstrando como essa tecnologia pode trazer benefícios significativos para diversas marcas, incluindo gigantes como Nike, Heinz e Stella Artois.
A Unilever, por exemplo, está desenvolvendo uma solução personalizada que cria automaticamente milhares de descrições de produtos, incluindo a TRESemmé.
Ademais, a WPP fez uma parceria com a Nvidia para o desenvolvimento de uma engine de conteúdo criativo dedicada à indústria publicitária.
Essa inovação combina a capacidade gerativa da IA com tecnologias de design imersivo, resultando em conteúdo altamente envolvente e personalizado. O que torna essa iniciativa ainda mais impressionante é sua capacidade de aumentar a eficiência criativa, potencialmente liberando profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e criativas.
Tanto a Meta quanto o Google também têm se movido rapidamente para disponibilizar os benefícios da criação por meio da IA generativa para pequenos negócios. Dentro das plataformas de publicidade das duas gigantes, foram introduzidas ferramentas que simplificam a criação de campanhas e aprimoram a relevância dos anúncios.
Como se vê, muitas empresas, inclusive as grandes empresas, já estão adotando a IA como forma de reduzir custos, aumentar a eficiência e até mesmo gerar novos empregos em seus negócios.
E você, já está atualizando a sua empresa? Se ainda tem dúvidas de como implementar a tecnologia de inteligência artificial e automação no marketing do seu negócio, você precisa conhecer a Amplia8.
Amplia8 é o espaço onde empresários colocam em prática as maiores evoluções para ganharem mais tempo e mais velocidade. Não deixe de conhecer!
Com informações de Reuters e B9