Como os profissionais de marketing estão se preparando para um mundo sem cookies, com menos insights de dados do consumidor e menos opções de segmentação de anúncios?
Foi isso que a Meta procurou descobrir em seu último relatório de pesquisa, no qual entrevistou vários líderes de marketing de todo o mundo para saber suas opiniões sobre o cenário em evolução da privacidade digital.
Com base nas suas descobertas, a empresa resumiu as suas observações em cinco pontos-chave. Os quais iremos dar uma olhada nas principais notas.
Conforme observado, depois de avaliar as respostas dos membros de seus vários Conselhos Globais, a Meta diz que os profissionais de marketing deveriam se concentrar nestas cinco considerações principais.
1. Colocar o consumidor em primeiro lugar
O relatório afirma que as empresas precisam construir a confiança de seu público sobre como estão utilizando seus dados pessoais, a fim de garantir que as pessoas se sintam seguras ao permitir que usem esses insights.
De acordo com a Meta:
Estudos mostram que 90% das pessoas estão dispostas a compartilhar informações como e-mail quando apresentadas com a troca de valor certa. Os profissionais de marketing precisam considerar uma abordagem cuidadosa e centrada no cliente que capacite as pessoas a fazerem escolhas informadas sobre como seus dados são usados.
Criar um processo de coleta de dados mais transparente é fundamental para proteger as informações sempre que possível.
2. Reimaginar as estruturas organizacionais através das lentes da ética de dados
O relatório também sugere que as empresas terão de repensar toda a sua estrutura, em alguns casos, com base na necessidade de dados e no que pode ser utilizado de forma eficaz.
Isso pode significar repensar os tipos de dados de que você precisa e como eles podem ser gerenciados de forma eficaz, ou os tipos de modelagem de dados disponíveis. A Meta diz que “incorporar prioridades de privacidade no ethos corporativo” deve ser o foco principal no futuro.
3. Construir estratégias de dados resilientes
Os dados próprios devem ser o foco, com o relatório observando que muitas empresas estão agora explorando como podem utilizar o feedback direto e a visão que obtêm dos clientes para otimizar seus sistemas.
Em vez de confiar em informações de terceiros, mais empresas estão agora a reavaliar a forma como os seus sistemas de input direto funcionam.
O relatório afirma:
Mais importante ainda, as empresas estão usando dados próprios para melhorar a fidelidade do cliente por meio de relacionamentos diretos com eles. Os clientes têm que optar por compartilhar dados próprios com uma marca, o que significa que as empresas podem usar dados próprios para alcançar os clientes que sabem que estão interessados, por meio de táticas como anúncios e e-mail.
4. Descubra novas maneiras de ativar, otimizar e medir o marketing
A Meta diz que as marcas devem começar a agir agora para conectar melhor os pontos em seu processo de coleta de dados e garantir que tenham sistemas implementados para manter a conexão entre cada elemento.
Sendo assim, ela recomenda que as empresas experimentem novas soluções de medição e considerem processos alternativos de recolha de dados, a fim de manter o fluxo de informações à medida que estas novas restrições entram em vigor.
As organizações estão percebendo que é necessária mais confiança em seus dados do que era historicamente necessário. A área mais pertinente é realmente a medição — diz Kieley Taylor, chefe global de parcerias, diretora administrativa do GroupM.
5. Colabore com a indústria para moldar o futuro do marketing
Por fim, a Meta afirma que as empresas deveriam procurar se envolver em iniciativas mais amplas para construir o próximo estágio de estratégias de marketing que priorizam a privacidade.
O Google está experimentando seus projetos de Privacy Sandbox e a Meta está desenvolvendo suas próprias ferramentas guiadas por IA, embora também haja mais soluções e iniciativas de nicho específicas do setor em andamento, e as empresas deveriam procurar aprender mais sobre essas opções agora.
Por mais que haja insights inovadores no relatório, há algumas notas valiosas sobre o cenário de dados em mudança e como várias soluções estão sendo desenvolvidas que podem ajudar as empresas a mitigar os piores impactos disso.
Vale a pena observar e pode valer a pena ler o relatório completo para entender melhor as mudanças mais recentes.
Fonte: Social Media Today