trending topics:

Concorrente da Hotmart? Youtube lançará ferramenta própria para a venda de cursos

O recurso permitirá que criadores ofereçam cursos gratuitos ou pagos dentro da plataforma.

O mercado de plataformas de vendas de cursos está ganhando cada vez mais concorrentes. Agora o YouTube lançará uma estrutura para que que os criadores ofereçam cursos (gratuitos e pagos) dentro da plataforma.

A empresa, recentemente, anunciou algumas atualizações relacionadas ao aprendizado. Dentre essas atualizações, o YouTube informou que vai permitir que os criadores qualificados comecem a oferecer cursos, sem custos ou pagos, como experiências de aprendizado estruturadas e detalhadas para os espectadores.

(Imagem: Social Media Today)

Os novos cursos poderão ser adquiridos no aplicativo, oferecendo outro caminho para os educadores ganharem dinheiro com o seu conteúdo.

Os usuários que adquirirem o curso poderão assistir aos vídeos em segundo plano e sem anúncios, além de terem um meio mais estruturado para aprender habilidades mais aprofundadas, correspondendo à crescente demanda por vídeos informativos com opções de cursos imediatamente acessíveis.

Apesar de não descrito no anúncio da novidade, é possível que o Youtube entregue toda uma estrutura de LMS (Learning Management System) para os criadores, possibilitando a gestão de alunos, divisão dos conteúdos em módulos, submódulos e aulas.

O YouTube lançará a atualização primeiro para os EUA e para a Coreia do Sul, antes de expandi-lo para mais países no futuro.

 

Quizes e conteúdos interativos

O YouTube também está lançando Quizes, que permitirão que os criadores de conteúdo ajudem os espectadores a testar seus conhecimentos.

Por exemplo, um criador de matemática que postou recentemente uma série sobre álgebra pode criar um questionário na guia Comunidade para fazer aos espectadores uma pergunta relacionada a um conceito ensinado em seu vídeo mais recente.

(Imagem: Social Media Today)

Os questionários serão vinculados ao vídeo de referência, fornecendo um ciclo educacional mais abrangente para ajudar a reforçar o conhecimento.

De acordo com a empresa, os questionários serão lançados na versão beta nos próximos meses. Todos os criadores que tiverem a guia “Comunidade” definida poderão acessar a funcionalidade.

 


Isso pode impactar as plataformas de vendas de cursos?

A novidade do YouTube com certeza irá atrair a atenção dos creators e é de se esperar que muitos deles lancem cursos dentro da plataforma. A experiência para os alunos também deve ser interessante, uma vez que a compra deverá ser facilitada pelo uso da Google Payments, na qual muitos usuários já tem contas (para pagar SuperChats, assinaturas como membros e outros).

Porém, vale a pena ressaltar que as atuais grandes plataformas de venda e gestão de cursos como Hotmart, Eduzz, Ticto, Kwify e outras não oferecem apenas a hospedagem e venda do curso, mas sim toda uma grande gama de recursos de marketing, funis de vendas, integrações com CRMs, sistemas de emissão de notas e outros.

Assim, a novidade que a princípio pode parecer “mais um concorrente” para as grandes plataformas, pode na verdade trazer novos clientes: creators que antes não tinham cursos, tiveram sua primeira experiência com a solução do YouTube, e decidiram buscar algo mais “sofisticado”.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.